Qual é a Diferença Entre Drywall e o Gesso?

Muitas das pessoas se confundem quanto a diferença entre o drywall e o gesso, que são materiais um pouco parecidos, porém possuem bastante diferenças, mesmo os dois terem o gesso como matéria-prima.

Assim, é necessário analisar a diferença em que ambos possuem, antes de adquirir o seu produto. Estas diferenças irão fazer toda a diferença antes da sua obra.

Primeiramente, já de nota a diferença destas ferramentas na dimensão. Ela é comercializada em placas quadradas com medidas de 60cm x 60cm ou até 120cm x 240cm. Assim, você pode aproveitar ainda mais o seu material, garantindo uma melhor economia.

O drywall é feito por placas de gesso acartonado, ou seja, esse material produz bem menos resíduos durante a instalação. Assim, ao realizar os reparos ou até mesmo os recortes necessários, haverá menos sujeira em seu ambiente.

Dessa forma, o drywall pode ser utilizado em paredes convencionais, em diversas situações. Já o gesso, tem suas limitações quanto a instalação, e revestimento de tetos.

Outro fato importante, é saber a diferença entre o gesso comum e o acartonado. O gesso tradicional, que é mais utilizado em construção civil possui em sua composição, placas de gesso de vários tamanhos com uma média de espessura de 2cm.

No processo de instalação, as placas devem ser encaixadas uma nas outras de forma suspensa por arame e coladas nas emendas com a massa de gesso e sinzal. No acabamento das emendas, usa-se massa de gesso.

Conforme o tempo foi passando, o gesso comum acabou sendo cada vez mais substituído pelo forro de gesso acartonado.

O gesso acartonado nada mais é que uma placa feita por um núcleo de gesso natural e adicionais, envolvidos com duas lâminas de cartão duplex.

Com essa junção, o gesso permite, mas resistência a compressão, agora o cartão fornece resistência à tração, o que permite que o material se torne ainda mais resistente mecanicamente.

Placas de gesso acartonado podem medir de 1,20 m de largura e 2,7 de comprimento. As espessuras podem chegar a 6,5mm à 15mm. Estas medidas, dependendo do projeto, pode variar bastante de acordo com o que cada fornecedor precisa.

O gesso comum, tem a vantagem de custo que é menor, no entanto essa questão se torna maior quando se coloca na balança o custo benefício, pois existem alguns fatores que implicam neste processo, tais como:

  • Por ser um material mais estatelado é mais provável que apareça facilmente trincas e fissuras;
  • Você terá mais trabalho para arrumar toda a sujeira que a instalação traz;
  • O tempo de secagem é maior que o gesso acartonado;
  • Este material pode ficar amarelado mais facilmente;
  • Se você deseja ter uma luminária ou algo do tipo, descarte essa ideia porque o material não possibilita instalação de luminárias nas plaquetas.

As placas de gesso acartonado compõem o sistema drywall, que é bastante utilizado atualmente em construções civis, especialmente no exterior. O drywall tem como uma das principais vantagens, tornar a sua construção livre de sujeiras por não precisar de argamassa ou outro material de construção.

Além disso, o drywall possui uma execução muito mais rápida comparada aos outros produtos, limpa, sem ter desperdícios, facilidade na hora de instalar, ganho de área útil, conforto acústico e um acabamento impecável.

Ainda, o drywall possui uma maior praticidade na manutenção e seca muito rápido, assim você pode instalá-lo em um dia e pintá-lo no outro sem nenhuma preocupação.

Soluções criativas para o Drywall

O drywall permite que você consiga ter diversificadas maneiras de personalizar o seu ambiente, deixando-o com uma decoração a seu gosto, pois pode ser utilizado em paredes curvas, recortes, iluminação embutida, painéis e muitas outras opções encantadoras.

Além disso, o drywaal pode ser usado na construção de itens de mobiliário como por exemplo as prateleiras, estantes e nichos, entre outros que irão depender do material e do acabamento.

O drywall possui um ótimo custo benefício pois é mais econômico, sustentável e prático. Além disso, este material possui uma leveza permitindo a fixação de um armário, quadros, suportes de TV e muitos outros objetos que deixarão o seu ambiente ainda mais bonito.

Com o drywall, você pode decorar o seu ambiente de diversas formas, tais como:

  • Sancas: Deixa o ambiente mais harmonioso e ainda tem a opção de utilizar a iluminação indireta;
  • Painéis: Pode dar um maior destaque aos seus objetos quando posicionados em nichos, o que deixa seu ambiente ainda mais luxuoso;
  • Home theater: Com isso, os fios da sua TV ou outros aparelhos eletrônicos, serão escondidos;
  • Lareira: Dará um toque de modernidade em seu ambiente, já que ele é bastante resistente;
  • Bancadas de banheiro: Você poderá criar espaços como forma de mostrar a decoração ou até guardar seus objetos.

Portanto, antes de realizar a sua compra, se atente a qualidade do material, e ainda, conte com um profissional especializado no assunto para garantir melhores resultados em sua obra.

Deseja instalar drywall ou gesso no seu imóvel? Conte com a ajuda da HC Fara!

Se você deseja instalar drywall ou gesso na sua casa ou estabelecimento, poderá contar com os serviços da HC Fara. A HC Fara é uma empresa especializada em consertos e instalações em geral, com profissionais especializados e qualificados com vasta experiência no mercado de construção e reformas, visando a segurança e qualidade do trabalho.

Quais são as vantagens do nosso serviço?

HCFARA oferece diversos benefícios para seus clientes:

●  Melhor preço: os nossos clientes possuem um dos melhores custo-benefício do mercado de construção e reformas do estado do Rio de Janeiro;

●  Velocidade e performance: avaliamos a situação e fazemos sempre o procedimento ideal, no menor tempo possível. Além de economizar tempo, você terá a certeza que o resultado será o esperado;

●  Investimento: nós executamos os nossos serviços de maneira rápida e eficiente, com os melhores equipamentos e profissionais da região, tudo isso com o melhor preço;

●  Atendimento: devido a crise do coronavírus, a nossa equipe estará preparada para tomar todos os procedimentos de higiene recomendados pelas autoridades, visando sempre a segurança dos nossos clientes.

Peça já o seu orçamento e saiba mais sobre os serviços que pode adquirir conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Posts Relacionados

Peça infantojuvenil conta as aventuras de uma refugiada por diversas partes do...

Rolar para cima