Sesc promove Dia do Desafio, competição mundial de combate ao sedentarismo

Hidroginástica _ Claudia Dantas

Dia 28 de maio de 2014

 

Sesc promove Dia do Desafio, competição mundial de combate ao sedentarismo, na unidade e em outros pontos da cidade

Atividades nas unidades do Sesc em Niterói e em São Gonçalo fazem parte da campanha MOVE Brasil e oferece tênis de mesa, circuito funcional, dança e pilates, entre outras modalidades gratuitas

A menos de um mês do início da Copa do Mundo, o assunto da hora é o universo esportivo. Neste contexto, o Sesc realiza, no próximo dia 28/5, quarta-feira, o Dia do Desafio, uma ‘competição’ saudável que tem como objetivo combater o sedentarismo através da prática de exercícios físicos ou atividades que façam as pessoas deixarem a preguiça de lado. O evento, que começou no Canadá, é coordenado pelo Sesc em todo o Brasil.

Em Niterói, o Sesc vai estar de portas abertas para a população das 7h às 20h com diversas atividades gratuitas e para todas as idades, entre elas pilates, ginástica e hidroginástica. Além de unidade do Sesc, a entidade também promove atividades na Paria de Icaraí, na Concha Acústica e no Shopping Bay Market. Já o Sesc São Gonçalo abre das 8h às 21h com oficinas de esportes ainda pouco usuais, como korfebol (uma mistura de handebol e basquete, criada na Holanda) e slackline. O Dia do Desafio faz parte da campanha nacional MOVE Brasil, que pretende aumentar o número de praticantes de esporte e atividades físicas até 2016, iniciativa da qual o Sesc faz parte.

Para estimular mais ainda a participação, a coordenação mundial do Dia do Desafio estabelece uma competição entre cidades do mesmo porte – vence quem consegue atingir, proporcionalmente, um maior número de participantes em relação ao total de habitantes. Independentemente de qual cidade será campeã, neste desafio, os grandes vencedores são os cidadãos que, além do corpo, exercitam a integração social, a criatividade e o espírito comunitário.

Taekwondo _ Antônio Pinheiro

Neste ano, Niterói vai ‘enfrentar’ a cidade de Desamparados (Costa Rica), na disputa do Dia do Desafio; já São Gonçalo tem como “rival” a cidade paulista de Piracicaba. Ganha quem consegue mobilizar o maior percentual de pessoas para a prática de pelo menos 15 minutos de alguma atividade física. É feito um registro da participação de todas as pessoas. O importante é se envolver e se conscientizar da importância de assimilar, para o dia a dia de cada um, o hábito saudável da prática rotineira de exercícios. Este é o fundamento do evento – estimular a prática de exercícios e orientar sobre a forma adequada da realização. Com essa iniciativa, o Sesc mais uma vez se firma como um grande agente difusor de saúde e bem estar no estado, colaborando para a melhoria da qualidade de vida da população.

– O Dia do Desafio é um dia de conscientização e mobilização da população com relação a importância da atividade física rotineira para a melhoria da qualidade de vida. O objetivo é mobilizar uma grande parcela da população para praticar algum tipo de atividade física por pelo menos 15 minutos. O Sesc cumpre o seu papel social com esta realização e todo mundo ganha: pessoas com melhor qualidade de vida, empresas com menor absenteísmo, cidades com uma população mais saudável. Por isso, participe desse Desafio – convida o gerente de Esportes do Sesc Rio, Sergio Rosenhek.

Qualquer pessoa que fizer qualquer atividade por 15 minutos, no Sesc ou em qualquer outro lugar, pode registrar a participação. Para que a atividade conte neste desafio, é preciso que ela seja registrada pelo telefone 0800-2821946 ou pelo e-mail diadodesafio@sescrio.org.br. A ligação é gratuita. Mais informações em www.sescrj.org.br/diadodesafio. O Dia do Desafio já faz parte do calendário mundial de eventos de diversos países e ganha mais adeptos a cada ano. O Brasil participa desde 1995. Em 2012, no Rio de Janeiro, 82 municípios participaram, mobilizando mais 2,2 milhões de pessoas. O Rio de Janeiro conseguiu grande destaque em 2007, quando foi o único estado que conseguiu a adesão de 100% dos municípios.

Pilates (2)

PROGRAMAÇÃO SESC NITERÓI

Horários Atividades
7h – 11h Aulões de ginástica, circuito funcional e pilates
8h – 10h Aulão de hidroginástica
12h – 15h Jogos de salão e de tabuleiro
14h – 18h Recreação infantil e brinquedos gigantes
18h – 20h Aulão de taekwondo

PROGRAMAÇÃO SESC SÃO GONÇALO

Horários Atividades
8h Aulões de pilates e alongamento
9h – 10h Aulão de ginástica
9h – 12h Recreação com brinquedos infláveis, jogos cooperativos e brincadeiras populares
9h – 12h Oficinas de korfebol e tênis de mesa
9h – 17h Jogos eletrônicos
9h – 17h Oficina de slackline
10h Aulão de hidroginástica
13h – 17h Oficina de badminton
13h – 17h Recreação com brinquedos infláveis, jogos cooperativos e brincadeiras populares
17h Aulões de taekwondo, judô e balé
18h – 21h Baile dançante

PROGRAMAÇÕES EXTERNAS

Horários Atividades
7h – 9h Praia de Icaraí: circuito funcional, corrida e caminhada e ginástica
8h – 12h Concha acústica: oficinas esportivas
10h – 13h Concha acústica: recreação esportiva
13h – 16h Concha acústica: brinquedos gigantes
17h – 20h Concha acústica: basquete de rua
16h – 18h Shopping Bay Market: dança de rua
16h – 18h Shopping Bay Market: ginástica ritmica
16h – 18h Shopping Bay Market: tênis de mesa

MOVE BRASIL

O Dia do Desafio faz parte da Campanha Move Brasil, uma mobilização aberta para aumentar o número de brasileiros praticantes de atividades físicas até 2016, expandir e facilitar a oferta de esporte em todo o Brasil e mostrar às pessoas o esporte e as atividades físicas como algo prazeroso, que pode melhorar a qualidade de vida e promover o desenvolvimento social. A campanha busca Movedores, nome dado a instituições, empresas e pessoas que se identificam com o mesmo objetivo. Durante os próximos anos, os Movedores realizarão ações conjuntas relacionadas ao esporte e atividades físicas, sempre estimulando o desenvolvimento social e respeitando os direitos e a diversidade cultural dos brasileiros. A MOVE Brasil foi criada em 2012 pelas seguintes instituições fundadoras: Serviço Social do Comércio (Sesc), Ministério do Esporte, Ministério da Saúde, Associação Cristã de Moços (ACM/YMCA), os Atletas pela Cidadania, a Autoridade Pública Olímpica (APO) e a Associação Internacional de Esporte e Cultura (ISCA).

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Posts Relacionados

30 organizações sociais serão selecionadas para projeto. Inscrições gratuitas devem ser feitas...

Rolar para cima