Autoridades pedem mais participação da comunidade nas reuniões do Conselho de Segurança de Niterói

reunião 26-11-2015

Autoridades pedem mais participação da comunidade nas reuniões do Conselho de Segurança de Niterói.

Na manhã desta quinta-feira (26/11), se reuniram no 4º andar da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Niterói (CDL), o Conselho de Segurança de Niterói com as lideranças da cidade e autoridades policiais.

A reunião, aberta à comunidade, contou a participação de Moacyr Chagas de Souza, presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Niterói (CCSN); Mario Luiz de Carvalho Barros, inspetor de polícia – DEAM NIT; Ricardo da Silva Carvalho – DPCA Niterói; José Willian de Medeiros, delegado de polícia – 78ª DP; Mário Lambet, delegado – 78ª DP; Domingo D´Almeida, maçonaria; Juarez Alberto Kmauer, delegado – 77ª DP e coronel Fernando Salema, 12º BPM.

A pauta discutida foi a respeito da declaração do Beltrame em dividir as unidades da Polícia Militar, ou seja, Niterói e Maricá terem unidades distintas; situação da placa do Caramujo que já foi trocada; a participação do Conselho no III Encontro Estadual do Ministério Público pela paz nas escolas; retirada dos policiais em decorrência do número elevado de munição. O Conselho conseguiu reverter e manter os policiais. Para Moacyr “o policial não tem que ser medido por quantidade de munição gasta e sim avaliado por postura, conduta, responsabilidades, pontualidade, etc”.

Também foram discutidos o projeto de lei do vereador Renato Cariello definindo como área de segurança nas escolas 100 m como perímetro de segurança; as câmeras de seguranças que vão analisar as placas dos carros; o aguardo da chegada de novos agentes na delegacia de Niterói; a redução da criminalidade no município no último trimestre segundo o Instituto de Segurança Pública (ISP) do Rio de Janeiro que se deu devido ao Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) e a caminhada pela paz na comunidade de Caramujo, que acontecerá no dia 28 de novembro onde representantes das igrejas, associações de moradores e o Conselho estarão presentes.

Para o Coronel Fernando Salema, do 12º BPM, essa reunião é de suma importância e as questões envolvem não só questão de segurança policial. “A questão da segurança é mais abrangente, envolve também segurança de asfaltos, podas de árvores, entre outros”, diz Salema.

Tanto Salema quanto Moacyr fazem um apelo: “Queremos mais a presença das secretarias municipais, população, associação de moradores. É um evento aberto ao público”.

A reunião acontece toda última quinta-feira do mês, porém devido as festas de fim de ano a próxima já está agendada para dia 17 de dezembro, na CDL Niterói.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Posts Relacionados

Funcionamento durante os feriados de Tiradentes e São Jorge varia de acordo com cada...

Rolar para cima