Escândalo da Petrobras – Brasileiros Lamentam o sonho perdido

Comperj, uma refinaria e petroquímica gigante complexo construído pela empresa estatal de petróleo, a Petrobras, em Itaboraí, Brasil. O projeto inacabado foi originalmente planejado para custar US $ 6,1 bilhões, mas uma auditoria do Estado colocar o preço próximo de US $ 50 bilhões. Credit Andre Vieira para o The New York Times
Comperj, uma refinaria e petroquímica gigante complexo construído pela empresa estatal de petróleo, a Petrobras, em Itaboraí, Brasil. O projeto inacabado foi originalmente planejado para custar US $ 6,1 bilhões, mas uma auditoria do Estado colocar o preço próximo de US $ 50 bilhões. Credit Andre Vieira para o The New York Times

Alberto Youssef, um lavador de dinheiro condenado e ex-bon vivant, sentou-se em uma cela do Brasil em março do ano passado, me preparando para contar seus advogados uma história. Era sobre um esquema de suborno elaborado, envolvendo a Petrobras , a gigante do petróleo controlada pelo governo. Ele abriu com um prognóstico sombrio.

“Gente,” Sr. Youssef disse, “se eu falar, a república vai cair.”

Para esses advogados, Tracy Reinaldet e Adriano Bretas, que recentemente contou a conversa, isso soou um pouco melodramático. Mas, então, o Sr. Youssef pegou um pedaço de papel e começou a escrever os nomes dos participantes no que viria a ser conhecido como o escândalo Petrobras. Mr. Reinaldet olhou para os nomes e perguntou, não pela última vez naquele dia, “Você está falando sério?”

“Nós ficamos chocados”, lembrou ele, sentado em uma sala de conferências em seu escritório de advocacia no centro de Curitiba, a capital do estado do Paraná, uma manhã em junho. “Era uma espécie de como, no Brasil, sabemos que a corrupção é um monstro. Mas nós nunca realmente ver o monstro. Este foi como ver o monstro. “

Os candidatos a emprego em Itaboraí, onde a Petrobras inaugurou uma refinaria e petroquímica complexo gigante, em um centro de emprego do governo. Cerca de 20.000 trabalhadores chegaram à região há seis anos como a construção começou, mas quando o escândalo veio à tona, o trabalho no projeto interrompido. Credit Andre Vieira para o The New York Times
Os candidatos a emprego em Itaboraí, onde a Petrobras inaugurou uma refinaria e petroquímica complexo gigante, em um centro de emprego do governo. Cerca de 20.000 trabalhadores chegaram à região há seis anos como a construção começou, mas quando o escândalo veio à tona, o trabalho no projeto interrompido. Credit Andre Vieira para o The New York Times

O que o Sr. Youssef descrito para seus advogados, e, em seguida, ao Ministério Público depois que assinou um acordo judicial no ano passado, é uma fraude que desestabilizou o sistema político do país, ajudou a inclinar a economia em recessão e deixou milhares de desempregados. Ele tem tudo, mas devastou o status do Brasil como um up-and-comer no cenário mundial.

O escândalo Petrobras iria ler a tragédia como pura se não fosse preenchido com um elenco de personagens Hollywood-prontos e seus adereços de luxo. Estes últimos incluem um estoque enorme de presentes – relógios Rolex, $ 3000 garrafas de vinho, iates, helicópteros e prostitutas.Havia também quantias desconcertantes de dinheiro, mais do que flui através de uma rede de empresas fantasmas, alguns dos que por um senhor idoso que voou ao redor do mundo com tijolos de dinheiro entregue em mão, devidamente embalados e amarrado sob meias coxa-alta e um colete Spanx-like.

No centro do escândalo é um esquema de propina old-fashioned. A partir de 2004, de acordo com os promotores, um pequeno número de altos funcionários da Petrobras conivente com um cartel de empresas para sobrecarregar a companhia de petróleo para a construção e trabalho de serviço. O cartel iria decidir qual das suas empresas associadas iria ganhar um contrato para, por exemplo, a manutenção de uma plataforma de petróleo ou construir parte de uma refinaria. Esta competição falso foi supervisionado por confederados da Petrobras, que foram recompensados ​​com subornos. Eles mantiveram uma parte do dinheiro, mas muito do que compartilhou com figuras políticas. (A empresa, enquanto capital aberto, é de 51 por cento de propriedade do governo, e mais do que alguns executivos da Petrobras devem seus empregos para funcionários eleitos.)

O que surpreendeu os brasileiros não é a novidade desta fraude, mas sua escala épica. O primeiro de muitos suspiros nacionais foi emitida em dezembro, quando um ex-funcionário da Petrobras nomeou Pedro Barusco se comprometeu a devolver cada centavo de seus ganhos ilícitos – todos os US $ 100 milhões.

Era apenas o começo. Mr. Barusco disse às autoridades em fevereiro que o Partido dos Trabalhadores tinha embolsado até US $ 200 milhões ao longo dos anos, dinheiro que supostamente foi usado para financiar campanhas políticas.

Em março, cerca de um milhão de brasileiros saíram às ruas em cidades em todo o país para protestar. Muito do furor foi dirigido pelo Presidente Dilma Rousseff , que foi presidente da Petrobras durante parte do tempo que o anel de enxerto operado. (Ela nega qualquer envolvimento e não foi cobrado.) Mas os políticos em seu partido e outros cinco partidos têm sido implicados, por isso havia muita culpa para ir ao redor.

Até o momento, 117 indiciamentos foram emitidos, cinco políticos foram presos, e processos criminais instaurados contra 13 empresas.Funcionários da Petrobras ter atrelado o total de todos os subornos em quase US $ 3 bilhões, uma figura que faz o escândalo na FIFA, organismo que tutela o futebol mundial, parece ser o trabalho de amadores.

Se você não mora no Brasil, a bagunça Petrobras provavelmente registrou, na medida em que ele registrou em tudo, como uma fraude esotérica perpetrado por pessoas e empresas cujos nomes você não reconhece. No Brasil, tornou-se convulsionou o país com fúria e uma sensação de ardor de traição.

Na última década, o Brasil parecia estar à beira do tipo de crescimento econômico sustentável que seus líderes haviam previsto há anos. O antecessor de Dilma, Luiz Inácio Lula da Silva, tinha corajosamente previu Brasil subiria para a grandeza no século 21, uma previsão que parecia inteiramente plausível quando, em 2010, a economia do país se expandiu a uma taxa de 7,5 por cento, seu maior desempenho em 24 anos. Brasil, junto com China, Índia e Rússia, foi considerado como entre mais promissores mercados emergentes do mundo.

Oil foi fundamental para a estratégia do Brasil, e que deu Petrobras um papel de liderança na crescente influência do país – e orgulho do lugar. Ao mesmo tempo que era a sexta maior empresa do mundo por capitalização de mercado e representou cerca de 10 por cento das do Brasil o produto interno bruto . Para perspectiva, a Apple, que tem duas vezes o valor de mercado de pico da Petrobras, representa 0,5 por cento do produto interno bruto dos Estados Unidos.

A empresa perdeu mais de metade do seu valor no ano passado, cerca de US $ 70 bilhões em capitalização de mercado. Parte do que decorre do declínio mundial dos preços do petróleo, mas nenhum dos rivais da empresa foram punidos tão severamente. Essa queda teve repercussões para os investidores em todo o mundo. Petrobras tinha sido um investimento favorito para grandes fundos de obrigações de mercados emergentes vendidos aos Investidores dos Estados Unidos, por exemplo.

No Brasil, a queda da Petrobras é tão cataclísmico, de acordo com analistas, que é uma das principais razões da economia deverá se contrair em mais de um ponto percentual este ano. O desemprego está alto, e Standard & Poors cortou rating da dívida de longo prazo da nação para um degrau acima status de lixo .

Tudo isso provocou algo que transcende indignação. Os brasileiros estão no meio de uma crise de identidade. Grande parte do prestígio adquirido recentemente do Brasil parece como se ele foi o produto de fraude, e para um toque adicional de humilhação, uma fraude cozinhou em uma empresa considerada durante muito tempo como um símbolo de sucesso e aspirações do Brasil.

“Eu nunca vi meus compatriotas tão zangado”, disse Maurício Santoro, professor de ciência política na Universidade Estadual do Rio de Janeiro.”Temos essa sensação de que o sonho acabou.”

Operação Lava Jato

Os brasileiros têm um ditado quando os ricos e poderosos são presos: “. Ele sempre termina com uma festa de pizza” As palavras, invariavelmente proferidas com desgosto e resignação, destinam-se a sugerir que o sistema de justiça é manipulado em favor das elites. Os acusados ​​são disse para evitar a prisão e depois comemorar por encomenda pizza.

As provas fornecidas pelos Alberto Youssef, que estava envolvido em um esquema de suborno na Petrobras, deu aos investigadores a sua grande chance no caso.

Se qualquer bom veio da debacle Petrobras é a sensação de cintilação que desta vez pode ser diferente. Parte da razão é o trabalho do juiz Sérgio Moro, que está supervisionando a investigação, oficialmente conhecido como Operação Lava Jato, ou Operação Lava Jato.No Brasil, os juízes têm ampla liberdade para definir tanto a direção eo alcance das investigações criminais, ea vontade do juiz Moro para prosseguir até o eminente e influente fez dele um herói popular. Durante uma recente visita ao tribunal onde ele preside em Curitiba, fitas de amarelo e verde, as cores nacionais, foram amarrados em torno das árvores, expressões tranquilas de solidariedade e apoio.

Outra fonte de otimismo público pode ser encontrada no oitavo andar de um prédio de escritórios de algumas milhas de distância, em salas que poderiam passar por uma operação de telemarketing de baixo orçamento. Esta é a casa do time de nove procuradores que trabalham no Lava Jato, como todo mundo aqui chama.

O promotor chumbo, Deltan Dallagnol, é 35 e tem um diploma de Harvard Law School. Um prodígio do tipo, ele se tornou um promotor aos 22 anos, e se juntou a força-tarefa de combate à corrupção no Brasil três anos depois.

Investigação dos promotores tem suas origens 670 milhas ao norte de Curitiba, em Brasília, a capital do país, cortesia de um acidente vascular cerebral peculiar de sorte.

“Você precisava de uma série de fatores improváveis ​​alinhados para este caso para começar”, disse Dallagnol, sentado em uma mesa de conferência uma tarde. “Foi como se os deuses, dando-nos uma janela de oportunidade.”

Em 2012, a Polícia Federal estava conduzindo uma investigação de lavagem de dinheiro, que incluiu vigilância do dono do posto de gasolina Tower. (Esta instituição não distinto já abrigou um lava-rápido, uma vez fechado, o que deu a investigação seu nome.) Um oficial em uma conversa grampeada percebeu que ele estava ouvindo Alberto Youssef.

“Youssef tinha sido um piloto por muitos anos, eo policial era uma vez um controlador de tráfego aéreo”, disse Reinaldet, advogado do Sr. Youssef. “E o policial, ele disse para si mesmo:” Eu conheço esse cara. ” Muito em breve, eles estavam tocando o celular de Youssef. “

Mais do que alguns policiais federais teria reconhecido a voz do Sr. Youssef. Até então, ele havia sido preso pelo menos cinco vezes, em conexão com crimes tão diversos como eletrônica contrabando e descaminho. Mas, surpreendentemente, o Sr. Youssef tinha passado pouco mais de 15 meses de prisão. Ele manteve a assinatura de acordos de confissão, jorrando informações e nomes em troca de sentenças reduzidas.

PAC Itambi, um complexo residencial para famílias de baixa renda que vivem em áreas sob risco de inundações construídas pelo governo federal em Itambi, um subúrbio pobre de Itaboraí, ao lado da entrada do Comperj, um complexo de petróleo e gás gigante construído pelo petróleo brasileiro empresa Petrobras. Credit Andre Vieira para o The New York Times
PAC Itambi, um complexo residencial para famílias de baixa renda que vivem em áreas sob risco de inundações construídas pelo governo federal em Itambi, um subúrbio pobre de Itaboraí, ao lado da entrada do Comperj, um complexo de petróleo e gás gigante construído pelo petróleo brasileiro empresa Petrobras. Credit Andre Vieira para o The New York Times

Você poderia pensar que uma reputação como um informante de série acabaria por colidir com suas oportunidades criminais, mas aparentemente ele tem carisma suficiente e conexões para desarmar qualquer pessoa. Isso inclui pessoas que ele já ajudou a terra na prisão. Quando um parlamentar em uma audiência no Congresso brasileiro maio perguntou Nelma Kodama, que tinha sido condenado a 18 anos por seu papel no Lava Jato, sobre seu relacionamento com o Sr. Youssef, ela irrompeu em “Amada Amante”, um popular dos anos 1970-era canção de amor.

Youssef foi levantado em circunstâncias difíceis em Londrina, uma cidade no Paraná, e como um adolescente, ele ajudou sua mãe a uma concessão de alimentos em um aeroporto local. Foi lá que ele fez amizade com José Janene, um empresário, piloto e futuro membro do Congresso.

Depois de ganhar a sua licença para voar, o Sr. Youssef contrabandeados eletrônicos caros para o Brasil do Paraguai, onde os impostos eram muito mais baixos. Graduou-se ao negócio de maior margem de lavagem de dinheiro. No final de 2006, ele se tornou parte do esquema de propinas Petrobras. Mais tarde, ele disse ao juiz Moro e os promotores que seu envolvimento foi a convite do Sr. Janene, que morreu em 2010.

A grande ruptura no caso da Petrobras veio quando a vigilância descobriu um e-mail do Sr. Youssef descrevendo um Range Rover comprado por um executivo da Petrobras nomeou Paulo Roberto Costa. De 2004 a 2012, o Sr. Costa foi diretor da Petrobras do fornecimento, um trabalho que o colocou na posição ideal para aprovar os grandes contratos. O dom de quatro rodas levou, finalmente, para um mandado de busca para o escritório do Sr. Costa e à sua prisão. Ele se tornou o primeiro insider Lava Jato de falar.

Logo depois, o Sr. Youssef decidiu mais uma vez provas ao Estado. Com dois cooperadores levando em funções, os promotores rapidamente percebeu, como o Sr. Dallagnol colocá-lo, “nós tivemos um caso que foi 100 vezes maior” do que o seu inquérito inicial.

Sem Perdas Dolorosas

Como uma das maiores empresas de petróleo do mundo, a Petrobras gasta mais de US $ 20 bilhões por ano ampliando sua capacidade, construção de novas fábricas e instalações de manutenção. Isso significa que enormes somas de dinheiro são gastas em uma variedade de trabalho, muito do que subcontratado a empresas que têm uma longa lutaram outro para o negócio.

Mas cerca de uma década atrás, de acordo com os promotores, essas empresas parou de competir e começou a colaborar. Eles formaram um cartel e decidiu, com antecedência, qual deles iria ganhar um negócio particular. A competição charada foi orquestrada, eo vencedor ungido poderia cobrar muito mais do que seria em um mercado livre.

Deltan Dallagnol, o procurador responsável pelo caso da Petrobras, disse que a eliminação da corrupção poderia permitir que o governo brasileiro a triplicar o montante gasto em saúde pública e para levantar 10 milhões de seus cidadãos da pobreza. Credit Cristiano Burmester para o The New York Times
Deltan Dallagnol, o procurador responsável pelo caso da Petrobras, disse que a eliminação da corrupção poderia permitir que o governo brasileiro a triplicar o montante gasto em saúde pública e para levantar 10 milhões de seus cidadãos da pobreza. Credit Cristiano Burmester para o The New York Times

O cartel se auto-intitulava “o clube”, de acordo com depoimentos e documentos apresentados ao tribunal. Ele tinha 16 membros em 2006, incluindo gigantes blue-chip como Odebrecht e Camargo Corrêa. Eles muitas vezes se reuniu nos escritórios de uma empresa de engenharia com sede em São Paulo chamado UTC Engenharia, ocasionalmente convocados através de uma mensagem de texto do proprietário da UTC, Ricardo Pessoa. (Mr. Pessoa desde então se tornou uma testemunha cooperando e está sob prisão domiciliar.)

Um documento obtido pelo Ministério Público expôs o que ele chamou de “regras do jogo”. O processo de licitação forjada foi rotulado como um “torneio esportivo”, com uma variedade de rodadas e um “troféu.” Houve um não-sore- codicilo perdedor, também: “As equipes que participam de uma rodada deve honrar as regras que foram acordadas, mesmo quando eles não são o vencedor.”

Os sócios do clube foram logo aterragem, todas as grandes contratos da Petrobras, com uma assistência de insiders da Petrobras como o Sr. Costa e Jorge Zelada, diretor da divisão internacional da empresa, que foi preso em julho. De 1 a 5 por cento do valor de um determinado contrato foi desviado para aqueles no fim de recepção do regime, um grupo que incluía 50 políticos de seis partidos, de acordo com os promotores.

Dinheiro de membros do cartel terem um caminho tortuoso para os bolsos dos políticos, passando por empresas fantasmas cujos proprietários feito subornos olhar como honorários de consultoria. Eles mantiveram uma pequena percentagem dos seus esforços e, em seguida, passou fundos para uma de um punhado de doleiros – a palavra traduz, de forma imperfeita, como cambistas – que embaralhadas fundos no esquema. Os doleiros, entre eles o Sr. Youssef, iria manter um corte, espalhando a massa em torno de políticos e cúmplices.

Digite Rafael Lopez, a mula dinheiro. Ele levou centenas de viagens, de acordo com seu advogado, André Pontarolli, com fortunas portáteis cinched sob sua roupa. (“E quinhentos mil euros foi o seu recorde”, disse Pontarolli.) Ele usava o tipo de meias favorecido por jogadores de futebol, e, quando o curso foi especialmente grande, uma camiseta ortopédica.

Youssef se tornou um rosto público da Lava Jato, ajudando mover $ 444.000.000 para contas bancárias no estrangeiro em mais de 3.500 transações de 2011 a 2014 sozinho. Isto rendeu dinheiro suficiente para o Sr. Youssef para adquirir carros de luxo, casas e um número de hotéis. Mas o trabalho era tedioso, estressante e irritante. Grande parte do seu tempo foi gasto cutucando executivos de subornos que estavam atrasados, ou aplacar os políticos que pedem variações de “Onde está meu dinheiro?” Foi um pesadelo de logística e diplomacia em um reino de grandes egos e as palmas das mãos estendidas.

Em uma conversa cheia de obscenidade que a polícia secretamente gravada em 2013, o Sr. Youssef ventilada suas frustrações com um executivo da empresa de construção civil: “Ninguém aqui sabe como fazer a matemática!”

Ilusão e Prosperidade

A terra perto de Itaboraí, uma hora de carro a nordeste do Rio de Janeiro, já foi conhecido pelos seus laranjais, mas tornou-se uma cidade próspera, quando a Petrobras inaugurou uma imensa planta de refinaria petroquímica e chamado Comperj há seis anos.

Obras apreendidas por artistas como Vik Muniz foram entregues ao Museu Oscar Niemeyer em Curitiba, que está mostrando-los em uma exposição denominada "Arte da Custódia do Museu." Crédito Vik Muniz, O Museu Oscar Niemeyer
Obras apreendidas por artistas como Vik Muniz foram entregues ao Museu Oscar Niemeyer em Curitiba, que está mostrando-los em uma exposição denominada “Arte da Custódia do Museu.” Crédito Vik Muniz, O Museu Oscar Niemeyer

Hoje, Itaboraí parece como se ele foi atingido com a varinha mágica da prosperidade por um bruxo que tinha segundas intenções.Novos prédios de escritórios e hotéis de alto padrão sentar-se vazio e coberto de sujeira.Há um campo quase estéril, onde uma escola técnica federal foi supostamente para abrir.Outdoors ao longo da estrada sinuosa para o Comperj, que é uma milha ou cidade, para fora, estão em branco, com exceção de um anúncio de uma empresa que remove equipamentos industriais.

Ninguém pode dizer exatamente o quanto o custo esquema de propina própria Petrobras – os promotores supor que, se as empresas estavam dispostos a pagar US $ 2 bilhões em subornos, que tinha que ser, pelo menos, que muito – mas as perdas mais amplas para o país pode ser visto em lugares como Itaboraí.

Cerca de 20.000 trabalhadores reuniram-se para a área quando a Petrobras iniciou a construção do Comperj, na esperança de conseguir empregos para um projeto inicialmente estimado para custar US $ 6,1 bilhões, de acordo com um relatório no jornal O Globo que citou documentos internos da Petrobras. (A auditoria do Estado depois colocam o número próximo a US $ 50 bilhões, citando atrasos, estouros de orçamento e gestão temerária.) Mas, como Lava Jato veio à tona, a Petrobras deixou de construção.

Milhares de homens estão agora desempregados. Um deles, Jucelio Nascimento, tinha acabado de deixar uma agência de emprego uma manhã em junho e estava encostado a uma parede próxima.

“Eu queria olhar para a cara nos olhos e perguntar: ‘Existe trabalhar?’ “Ele disse, através de um tradutor. “Porque eu estou cansado de esperar.”

Vestida com uma camisa de futebol vermelho-e-branco, o Sr. Nascimento disse que se mudou para cá no verão passado e encontrou trabalho a fazer manutenção em tubulações, ganhando 2.600 reais por mês -, em seguida, no valor de cerca de 1,150 dólares, um salário melhor do que o decente neste país. Mas Lava Jato aconteceu, e um dia o seu supervisor apareceu para dizer que todos foi demitido, o supervisor incluído. Desde então, para economizar dinheiro, o Sr. Nascimento gastou mais noites em seu carro.

Comperj é apenas um fracasso. Houve muitos outros projetos interrompidos e demissões em massa. Quatro empresas de construção faliram. Mas nem todos reckonings de Lava Jato são tão sombria. Os promotores e os policiais federais foram apreender bens e dinheiro, incluindo obras de arte. Porque armazenar pinturas e fotografias caros não é uma especialidade da aplicação da lei, todo o curso foi entregue ao Museu Oscar Niemeyer em Curitiba. Desde abril, as obras, a maioria de mestres latino-americanos, como Heitor dos Prazeres e Vik Muniz, já atuou em uma exposição denominada ” Arte da Custódia do Museu . “

A Cultura da Corrupção

Funcionários da Petrobras que ilegalmente enriquecido se foram, é claro, saltou da empresa e no sistema de justiça. Há também um novo CEO, que assumiu em fevereiro, e muitas caras novas em escalões superiores, parte de uma campanha para provar que a Petrobras entende a gravidade desta crise e irá garantir que isso nunca aconteça novamente.

A sede da empresa brasileira estatal de petróleo, a Petrobras, no Rio de Janeiro. Credit Andre Vieira para o The New York Times
A sede da empresa brasileira estatal de petróleo, a Petrobras, no Rio de Janeiro. Credit Andre Vieira para o The New York Times

O trabalho de mudar a cultura da empresa caiu para João Elek, recém-nomeado chefe da Petrobras de conformidade. Ele diz que, durante anos, ninguém questionou os gerentes de primeira linha, mesmo que aprovado transações que parecia estranho. Um programa delator mais robusto também está sendo estabelecida com uma empresa externa.

“Se alguém tem uma suspeita de que seu chefe não é capaz, que é suficiente para uma investigação”, disse o Sr. Elek. “O chefe tem boas relações com um político, com Deus, com o papa – nós não nos importamos.”

Não houve menção, no entanto, de esforços para alterar a ligação de décadas entre a classe política e os escritórios de canto da Petrobras. A empresa emprega muitos engenheiros e gerentes altamente respeitados, mas durante anos, os críticos argumentam, ele também tem sido um lugar para os políticos para estacionar amigos e aliados. (Paulo Roberto Costa foi nomeado para seu trabalho, por exemplo, por membros do Partido Progressista.) A remuneração de Lava Jato foram gastos em campanhas, de acordo com documentos judiciais; por funcionários do Partido dos Trabalhadores, ao qual pertence a presidente Dilma Rousseff; e outros partidos em sua coligação.

“Esta crise vai para o coração do capitalismo de Estado brasileiro, o esbater das fronteiras entre as políticas econômicas estatais e benfeitores do Estado”, disse Matthew M. Taylor, da Escola de Serviço Internacional da American University. “O que está sendo demonstrado é o custo do relacionamento entrelaçado entre as empresas eo Estado, e os tipos de corrupção que pode levar “.

É uma relação que remonta a centenas de anos. Quando o Sr. Costa decidiu no ano passado que ele precisava fazer um acordo com os promotores, ele abriu sua primeira entrevista com um pouco de contexto histórico.

“Ele se sentou em uma mesa”, lembrou o Sr. Dallagnol, o promotor de justiça “, e ele disse: ‘O que eu vou dizer a você é uma história que começou em 1808, quando a família real de Portugal veio ao Brasil e foram hóspedes na casa de um traficante de escravos. ‘ “O Sr. Costa estava falando sobre o homem que se tornaria o rei D. João VI, que fugiu Europa depois que as tropas de Napoleão invadem.

“Seu ponto era, todo o intercâmbio entre os mundos públicos e privados no Brasil começou há muito tempo”, disse Dallagnol. “Na época, eu estava pensando, me diga uma coisa que eu não sei.”

Corrupção duradouro do Brasil tem colocá-lo no lugar 69º em uma lista pela Transparência Internacional dos 175 países classificados por quão corrupto seus setores públicos parecem ser. O problema provoca repulsa generalizada, mas as pesquisas também descobriram que 70 por cento dos cidadãos brasileiros levaria benefícios ilegais se estivessem em um emprego público e teve a chance.

Paulo Roberto Costa, um ex-executivo da Petrobras, sendo escoltado pela polícia depois de aparecer perante um comitê do Congresso Brasileiro investigar alegações de corrupção. Um Range Rover pretende ser um presente para o Sr. Costa levou a polícia a procurar seu escritório e, eventualmente, para prendê-lo, e ele mais tarde fez um acordo com os promotores. Credit Ueslei Marcelino / Reuters
Paulo Roberto Costa, um ex-executivo da Petrobras, sendo escoltado pela polícia depois de aparecer perante um comitê do Congresso Brasileiro investigar alegações de corrupção. Um Range Rover pretende ser um presente para o Sr. Costa levou a polícia a procurar seu escritório e, eventualmente, para prendê-lo, e ele mais tarde fez um acordo com os promotores. Credit Ueslei Marcelino / Reuters

Mr. Dallagnol enquadra esse paradoxo nos termos mais claros possíveis: “Se você olhar para estudos de corrupção, você vê que realmente mata. Com o dinheiro que perdemos aqui, poderíamos gastar três vezes mais em saúde pública. Poderíamos multiplicar o montante gasto em educação.Poderíamos levantar 10 milhões de brasileiros da pobreza. “

Há evidência de que o problema é sistémico.No entanto, outro elefante branco suborno, desta vez envolvendo a Eletrobras , a maior empresa de serviços públicos de energia do país, surgiu recentemente. Mais uma vez, os promotores estão cobrando que os insiders levou dinheiro para premiar acolchoado contratos de construção, desta vez para construir uma usina de energia nuclear $ 4,4 bilhões. Muitos no Brasil acreditam que propinas se tornaram procedimento operacional padrão em empresas controladas pelo governo.

É preciso surpreendentemente poucos insiders para retirar esses regimes.Juiz Moro e os procuradores descreveram oficialmente Petrobras como uma vítima, citando suas imensas perdas financeiras e ao pequeno número de conspiradores, um ponto Sr. Elek foi rápido a reiterar. “Há 86 mil pessoas nesta empresa”, disse ele, “e um por cento insignificante deles causou este problema.”

Mas outros, incluindo advogados de ação coletiva em Nova York, pedindo que os líderes da Petrobras suficientes foram envolvidos para manter a empresa responsável. A ação judicial buscando indenização não especificada para as perdas dos acionistas foi arquivado no Distrito Sul de Nova York em nome de um fundo de pensões britânico; a cidade de Providence, RI; e outros. Petrobras diz que o terno é sem mérito. Em julho, o juiz Jed Rakoff rejeitou movimento da Petrobras para julgar o caso.

“Para a Petrobras para dizer, ‘Nós somos as vítimas,” quando seus executivos foram perpetrar este esquema sugere que eles não aprenderam a lição “, disse Jeremy A. Lieberman, do escritório de advocacia Pomerantz, que foi nomeado advogado principal em O caso. “Este não é apenas um incidente de algumas maçãs podres em uma árvore de outra forma intocada.”

Tudo acabará em pizza?

Para todos os seus efeitos malignos, Lava Jato ressaltou que o Brasil tem um grupo forte e independente de policiais federais, juízes e procuradores, uma raridade em nações assoladas pela corrupção. No mês passado, por exemplo, a polícia revistou a casa de Fernando Collor de um presidente e atual senador anterior, deixando com uma Ferrari, um Lamborghini e um Porsche. (Sr. Collor não foi acusado e nega envolvimento no Lava Jato.)

Mr. Dallagnol e outro procurador voou para Washington há alguns meses para visitar funcionários no Departamento de Justiça, na esperança de interessar os Estados Unidos em emprestar uma mão. Ele diz que ele e sua equipe poderia, se sem obstáculos, Lava Jato investigar por anos.

Ainda assim, ele espera neste caso para acabar com uma festa de pizza? Você pode esperar o Sr. Dallagnol para zombar com a perspectiva, mas ele sabe o sistema muito bem.

“É difícil de prever”, disse ele. “Estatisticamente, quando você tem casos contra os ricos e poderosos, as coisas tendem a acabar com pizza. Não temos ilusões. Sem aspirações a ser super-heróis. Estamos apenas a um grupo de rapazes determinados a fazer o nosso melhor. “

Uma pessoa que estará comemorando antes de muito tempo é Alberto Youssef. Stress e prisão transformaram seu cabelo cinzento, emagreceu-lo por £ 40 e ele desembarcou no ano passado no hospital com um ataque cardíaco. Sua esposa se divorciou dele e ele é dito ser destituídos. Seus dias como um nexo de dinheiro e presentes são mais.

Mas o juiz Moro determinou que seu auxílio tinha sido tão útil que ele foi dada a sentença mínima permitida em seu acordo de confissão. Com o tempo, ele já cumpriu, ele estará livre até ao início de 2017.

Fonte: The New York Times
http://www.nytimes.com/2015/08/09/business/international/effects-of-petrobras-scandal-leave-brazilians-lamenting-a-lost-dream.html?smid=fb-nytimes&smtyp=cur&_r=0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Posts Relacionados

Peça infantojuvenil conta as aventuras de uma refugiada por diversas partes do...

Rolar para cima