Capela da Luz

Homenagem à Nossa Senhora da Luz em Capela histórica

Capela da Luz
Capela da Luz

A Praia da Luz vai receber mais uma edição da tradicional Festa de Nossa Senhora da Luz.

Os festejos começam na quinta-feira com adoração e celebração, mas a programação completa será no sábado e domingo, quando se estenderá durante quase todos esses dias. A iniciativa tem o apoio da Secretaria de Turismo e Cultura (SMTC) e da Fundação de Artes, Esporte e Lazer de São Gonçalo (FAESG). O evento tem entrada gratuita e é indicado a todas as idades.

Como ocorre todo ano, a programação da festa começará no dia 30/01, com adoração e celebração às 18h, na Capela da Luz, na praia de mesmo nome. No dia seguinte (31/01), a mesma ação será realizada.

No sábado, a festa começará às 10h com a reinauguração da Associação de Moradores e Pescadores da Ilha de Itaoca, em um café da manhã que será servido a todos. Às 14h terá animação infantil, distribuição de pipoca e algodão doce para a criançada. A Santa Missa será realizada às 16h. A partir das 18h serão oferecidos shows musicais ao público.

O último dia das celebrações à Nossa Senhora da Luz (2/02) começará com procissão, às 9h. Em seguida a Missa Campal, às 10h. Ao meio-dia será distribuído sopão para o público, formando um grande almoço comunitário. A partir das 14h, os fiéis poderão curtir com shows e ações voltadas para as crianças.

“A celebração à Nossa Senhora da Luz é uma das grandes expressões de fé em nossa cidade e promove confraternização entre as famílias. É uma tradição que não deve nunca se perder”, diz o prefeito de São Gonçalo, José Luiz Nanci.

Curiosidade – Localizada na Ilha de Itaoca, a Praia da Luz é citada em trechos da história da colonização no país. Abriga a histórica Capela de Nossa Senhora da Luz (Capela da Luz), construída em 1647 pelo capitão Francisco Dias da Luz. Com fachada em estilo barroco, o monumento, que fazia parte da antiga Fazenda da Luz, atualmente em ruínas, está entre as capelas mais antigas do país. Uma tela da capela e da fazenda, feita pela escritora inglesa Maria Graham, se encontra no Museu Britânico, em Londres.

Fonte: Ascom / SMTC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Posts Relacionados

Peça infantojuvenil conta as aventuras de uma refugiada por diversas partes do...

Rolar para cima