Sesc inaugura primeira Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher, em São Gonçalo

10531232_10203646281064980_5461137208553851277_o

Sesc inaugura primeira Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher, em São Gonçalo

Carreta oferece gratuitamente exame preventivo do câncer de colo de útero e mamografia

Quando se fala em saúde, a prevenção e a educação são os melhores remédios. No caso de doenças mais graves, como o câncer, além dos cuidados com a saúde e a informação, a detecção precoce também é um fator importante para evitar complicações e mortes. Para colaborar com a atenção à saúde feminina, o Sesc inaugura nesta terça-feira (24/11), a primeira Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher, que vai funcionar oferecendo exames de mamografia e preventivo do câncer de colo de útero gratuitamente. O atendimento pode ser agendado na própria terça-feira e na quarta-feira (25/11), a partir das 9h, em frente ao Sesc São Gonçalo (Av. Presidente Kennedy, 755, Estrela do Norte), onde a carreta fica estacionada por cerca de três meses.

A Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher funciona em um caminhão de 9mx3m, onde estão instaladas duas salas de 3mx3m, uma equipada com mamógrafo e outra com mesa ginecológica para realização do preventivo. Para fazer os exames, a mulher deve ir até a unidade móvel com cópia de identidade, cartão do SUS e comprovante de residência. No caso da mamografia, serão atendidas mulheres a partir de 50 anos – a exceção é para o caso de mulheres com pedido médico, que serão atendidas independente da idade. A capacidade de atendimento da unidade é de 24 exames de cada modalidade por dia. Durante todo o período de atendimento (das 8h às 17h), a equipe de saúde do Sesc também vai atuar em uma tenda com orientações de saúde.

Os exames serão entregues 8 dias após a realização, no Espaço Rosa, unidade municipal de saúde da mulher que fica na Praça Estephânia de Carvalho, s/nº, bairro Zé Garoto (atrás do Pronto Socorro Central e ao lado do Hospital da Mulher). De acordo com Willian Silveira gerente de saúde do Sesc no Rio de Janeiro, essa parceria com o poder público é um importante trunfo da unidade:

– Com esse serviço, o Sesc vai contribuir com a melhoria da assistência da saúde da mulher, oferecendo um atendimento rápido e de qualidade para exames em grande demanda. Além disso, a nossa educação em saúde, com orientações diretas e folhetos, é fundamental e também uma maneira de disseminar a informação, tão necessária quanto o atendimento quando falamos de prevenção – ressalta Willian.

O câncer de mama é o primeiro mais comum entre mulheres no Brasil, e o de colo de útero, o terceiro, segundo informações do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Nos dois casos, a detecção precoce é a maior ferramenta para a cura da doença. Enquanto a mamografia deve ser feita todos os anos a partir de 50 anos, o preventivo deve ser feito periodicamente por mulheres de todas as idades.

Serviço

Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher

Inauguração: 24/11/2015, às 9h

Atendimento: segunda à sexta, das 8h às 17h

Local: Em frente ao Sesc São Gonçalo (Av. Presidente Kennedy, 755, Estrela do Norte)

Exames oferecidos: mamografia e preventivo do câncer do colo de útero

Grátis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Posts Relacionados

Peça infantojuvenil conta as aventuras de uma refugiada por diversas partes do...

Rolar para cima