Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher tem grande procura do público e recebe 500 inscrições no primeiro dia

Mamógrafo (Mauro Rego, Dimas Gadelha, Neilton Mulin e Felipe Peixoto)

Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher tem grande procura do público e recebe 500 inscrições no primeiro dia

nscrições para exames de mamografia e preventivo do câncer de colo de útero continuam nesta quarta-feira

Foi inaugurada na manhã desta terça-feira (24/11), em São Gonçalo, a primeira Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher no estado do Rio de Janeiro. Estacionada em frente ao Sesc São Gonçalo ((Av. Presidente Kennedy, 755, Estrela do Norte), a unidade vai oferecer, ao longo de três meses, exames gratuitos de mamografia e preventivo do câncer de colo do útero. Participaram da solenidade de inauguração o Diretor Regional do Sesc Rio de Janeiro, Mauro Lopez Rego; o secretário estadual de Saúde, Felipe Peixoto; e o prefeito de São Gonçalo, Neilton Mulin, entre outras personalidades.

Os agendamentos para os exames tiveram grande procura: as 250 vagas para cada um deles foram preenchidas ainda pela manhã. A costureira Maria de Jesus Dias, de  51 anos, conseguiu marcar os atendimentos depois de tentar uma vaga em um serviço de saúde por 5 meses:

– Eu agarrei a primeira oportunidade que apareceu. Porque é caro para fazer particular e a procura é muito grande no serviço público. Acho muito importante essa iniciativa, e espero que aumente mais ainda porque a gente precisa desse tipo de serviço – frisou dona Maria de Jesus.

A Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher funciona em um caminhão de 9mx3m, onde estão instaladas duas salas de 3mx3m, uma equipada com mamógrafo e outra com mesa ginecológica para realização do preventivo. Para fazer os exames, a mulher deve ir até a unidade móvel com cópia de identidade, cartão do SUS e comprovante de residência. No caso da mamografia, serão atendidas mulheres a partir de 50 anos – a exceção é para o caso de mulheres com pedido médico, que serão atendidas independente da idade. A capacidade de atendimento da unidade é de 24 exames de cada modalidade por dia. Durante todo o período de atendimento (das 8h às 17h), a equipe de saúde do Sesc também vai atuar em uma tenda com orientações de saúde. Os agendamentos continuam nesta quarta-feira (25/11), a partir das 9h.

Maria de Jesus _ Saúde Mulher

Para o Diretor Regional do Sesc Rio de Janeiro, Mauro Lopez Rego, a abertura da unidade móvel só é possível com a interlocução com o poder público:

– É com muita alegria que começamos as atividades do Sesc Saúde Mulher aqui por São Gonçalo. Essa é uma ideia desenvolvida pelo Sesc Nacional, mas que cabe a nós no Sesc Rio garantir o funcionamento, com o apoio da prefeitura e do governo do estado. A escolha de São Gonçalo tem a ver com a atuação de nossa unidade física, que tem uma relação já consolidada e muito forte com a cidade. Temos certeza que o trabalho vai começar muito bem aqui, para que continue assim nas outras localidades do estado  – ressalta o diretor Mauro Rego.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Posts Relacionados

Peça infantojuvenil conta as aventuras de uma refugiada por diversas partes do...

Rolar para cima