O disco terá tiragem em vinil vermelho translúcido com capa gatefold e pôster
Os Garotin de São Gonçalo (2024), disco de estreia de Os Garotin, é, também, o RG do trio. Ao longo das doze faixas, as impressões digitais que Anchietx, Cupertino e Leo Guima deixam na música brasileira são únicas.
O trio, oficializado com um empurrãozinho de Paula Lavigne, que acreditava no potencial criativo deles como grupo, ganhou popularidade instantânea: foram trilha sonora da novela Vale Tudo, da Rede Globo, com o single “Nossa Resenha”, em parceria com Caetano Veloso.
Do encontro entre os três, veio também o encontro de referências. “Percebemos que todas as músicas que um cantava, o outro também gostava de cantar”, conta Anchietx. “Isso nos fez notar que tínhamos uma ligação muito forte um com outro, de primeira, afirma Cupertino à Noize. “O R&B tá muito forte no Anchietx, já o Leo chega com a soul music brasileira”, completa ele, que leva a MPB para a sonoridade.
“Apesar de ser um desafio pegar nossas referências lá de trás e traduzir em algo que represente o Brasil hoje, isso abre espaço, deixa o mercado mais imprevisível. A imprevisibilidade é boa pra arte”, conclui o artista.
É assim que soul, funk, R&B e MPB dividem espaço no álbum, enquanto as letras celebram a negritude, a importância de um bom flerte e os sonhos que sobrevivem apesar dos obstáculos sociais.
“Calor do Momento”, faixa deste disco de estreia, é uma das mais reproduzidas do grupo nas plataformas digitais. Leo Guima conta os bastidores da criação da faixa: “Entre boas risadas e conversas, pegamos o violão e, naturalmente, a melodia veio criando forma e, ao mesmo tempo, a letra também foi nascendo como em um passe de mágica. Até que fizemos a nossa love song”.
Atualmente, Os Garotin estão rodando o Brasil com a turnê Pro Brasil Cantar e Dançar, que inclui o repertório do álbum e do EP Os Garotin Session 2, lançado este ano. Eles também foram destaque com um show cheio de energia na última edição do The Town.
Em 2024, o trabalho ganhou o Grammy Latino de “Melhor Álbum de Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa”. Eles também foram indicados nas categorias “Melhor Álbum de Engenharia de Gravação” e “Artista Revelação”.
Produzido por Julio Raposo, o disco cresce nos fones de ouvidos, nos palcos e, agora, na versão em vinil, que aterrissa em pré-venda no NRC+, com vinil vermelho translúcido, capa gatefold e pôster.


