Show ReCRIA - Fotos de Luisa Maciel

Show ‘RECRIA’ leva MPB infantil ao Sesc São Gonçalo

Grupo CRIA apresentará versões de clássicos da MPB para os pequenos no show ‘RECRIA’, dia 12 de maio, no Sesc São Gonçalo

O sexteto carioca promete emocionar todas as gerações com releituras de nomes como Chico Buarque, Gilberto Gil, Lulu Santos e Tom Jobim.

Artistas da música brasileira que há anos nos emocionam, como Chico Buarque, Gilberto Gil, Milton Nascimento e Tom Jobim serão “recriados” e apresentados de maneira original, lúdica, leve e sensível aos pequenos pelo Grupo CRIA no show “RECRIA”, que traz releituras de clássicos do cancioneiro nacional para toda a família. O show será dia 12 de maio, às 16h, no Sesc São Gonçalo. Depois, o CRIA encerrará a turnê na unidade de Nova Friburgo.

Em “RECRIA”, o sexteto carioca liderado pelo compositor Vinicius Castro, e formado por Ayran Nicodemo, Frederico Cavaliere, Gustavo Pereira, Maíra Martins e Mateus Xavier, vai homenagear a música brasileira, abrindo as portas de um tesouro cultural, ao nutrir as crianças não apenas com o apreço pelas canções da nossa MPB, mas também com um senso de identidade e conexão com as raízes brasileiras. 

“A ideia é apresentar canções de outros tempos, da mesma forma que pais apresentam para os filhos as suas músicas preferidas. É a retomada da tradição oral de transmissão de conhecimento, que é milenar e nos faz parte de algo maior. É um conceito que questiona a linha do tempo em si, como se a música fosse algo paralelo ao passar do tempo, algo que é eterno, e portanto transborda de geração em geração”, afirma Vinicius Castro.

O projeto “RECRIA” surgiu em 2018 na internet com o lançamento de vídeos no canal do YouTube do grupo. Agora, a proposta do show é expandir o repertório, mantendo a tradição do CRIA de valorizar a inteligência e as emoções dos pequenos, ao mesmo tempo em que se conecta com os adultos.

“A escolha do repertório passou principalmente pela escolha dos compositores. Sabendo quem nós gostaríamos de apresentar, passamos a olhar para as músicas. São canções que não são tidas como infantis, algumas que nem são tão conhecidas do grande público, mas que trazem em si uma poesia lírica e melódica que transcende gerações”, completa Vinicius.

Formado por músicos experientes da cena carioca, o Grupo CRIA também é conhecido pelo desenvolvimento de arranjos complexos e singulares, que envolvem violino, violão, percussão, clarone e vozes. Em seus 10 anos de estrada, já lançou dois discos e diversos singles. O resultado musical de excelência já foi indicado ao Prêmio da Música Brasileira de 2014 e ao Prêmio Profissionais da Música em 2019. 

“Levaremos um espetáculo bonito tanto para adultos quanto crianças, feito para dançar e escutar, e esperamos todos no teatro para fazer parte desse show!”, conclui Vinicius.

REPERTÓRIO

“Primeira Estrela”, de Luli e Lucina

“Vilarejo”, de Marisa Monte, Arnaldo Antunes, Carlinhos Brown e Pedro Baby

“Bola de Meia, Bola de Gude”, de Fernando Brant e Milton Nascimento

“Vai (Menina, Amanhã de Manhã)”, de Tom Zé e Perna Froes

“Leãozinho”, de Caetano Veloso

“Estrela”, de Gilberto Gil
“Todo Menino É Um Rei”, de Nelson Rufino e Zé Luiz

“Como Uma Onda”, de Lulu Santos

“Chovendo Na Roseira”, de Tom Jobim

“Todos Juntos”, de Chico Buarque

SOBRE O GRUPO CRIA:

O Grupo CRIA é um sexteto carioca liderado pelo compositor Vinicius Castro, e formado por Ayran Nicodemo, Frederico Cavaliere, Gustavo Pereira, Maíra Martins e Mateus Xavier. A singularidade do grupo vem da originalidade do seu repertório e da formação instrumental utilizada, que inclui violino, violão, percussão, clarone e vozes, além de arranjos elaborados por importantes músicos da cena carioca para ritmos como baião, frevo, maxixe, maracatu, samba e ciranda. Um resultado que já foi indicado ao Prêmio da Música Brasileira de 2014 e ao Prêmio Profissionais da Música em 2019. Além do projeto virtual “RECRIA”, o Grupo CRIA já lançou dois álbuns: “A Família”, de 2013 e “Pra Bagunçar”, de 2018, além do single “O Silêncio”, de 2022. Em 2023, completou 10 anos com uma turnê pelo interior do Rio de Janeiro do show “Cria 10 Anos”.

FICHA TÉCNICA:

Direção artística: Vinicius Castro 

Coordenação de produção: Luiza Sales

Arranjos: Mateus Xavier

Músicos:

Maíra Martins – voz

Gustavo Pereira – voz e violão 

Ayran Nicodemo – violino 

Frederico Cavaliere – clarinete e clarone

Mateus Xavier – percussão 

Figurino e cenário: Veronica Carvalho

Fotos: Luisa Macedo

Design e social media: Tatiana Agra

Luz: Alessandro Boschini

Som: Bernardo Leoni

Assessoria de imprensa: Prisma Colab | Mario Camelo 

SERVIÇO:

Data: 12 de maio, domingo

Horário: 16h

Endereço: Sesc São Gonçalo – Av. Pres. Kennedy, 755 – Estrela do Norte, São Gonçalo.

Telefone: (21) 4020-2101

Valores: R$10 (inteira); R$5 (meia entrada em casos previstos por lei); e grátis para associados.

50 minutos. Livre.

Siga o Grupo CRIA:
Spotify: https://open.spotify.com/artist/06GUtH0CslRRmlx5zm6VSe 

Deezer: https://www.deezer.com/br/artist/5333090 

Instagram: https://www.instagram.com/grupocria/ 

Posts Relacionados

A produção revela a sabedoria das benzedeiras nordestinas está de volta ao...

Rolar para cima