Postado em 26 de janeiro de 2021, por Guia SG

Notícias

Beleza Natura2_Fotógrafa Guto Costa
Beleza Natural – Fotógrafo Guto Costa

Hidratação é a palavra chave para tratar os fios dos danos da praia, piscina e vento

Estamos todas em casa, nos protegendo, enquanto não tem vacina para todo mundo. Mas, nesse calor, quem dispensa um mergulho no mar ou na piscina? No verão da pandemia, a fugida para a praia ou para o clube tem que ser em segurança, com todos os cuidados necessários. E quem também precisa de cuidados são os nossos fios, principalmente os cacheados e crespos, que não podem dispensar aquela hidratação extra para tratar os danos causados pela água do mar, cloro e vento da praia.

É fato que o verão deixa os fios mais vulneráveis. Segundo Zica Assis, cabeleireira e sócia-fundadora do Beleza Natural, uma das maiores experts do País quando o assunto é cabelos crespos e cacheados, os principais problemas da estação para os fios são ressecamento, opacidade, quebra por tração mecânica (cabelo preso por muito tempo), pontas duplas e quebra por porosidade. “Para evitar a quebra por tração, é importante evitar prender o cabelo molhado. Caso frequente muito a praia ou piscina, use sempre bonés e chapéus, que são excelentes aliados para proteger as madeixas do vento e do sol”, aconselha.

Os cabelos crespos, que normalmente são lavados somente de duas a três vezes por semana, se submetidos ao cloro ou à água do mar diariamente, precisam de um tratamento ainda mais intensivo. “Sempre que retornar da praia ou piscina, é preciso higienizar os fios, lavando para remover a água do mar e o cloro da piscina, que são muito danosos”, ensina Zica, que, por conta disso, recomenda ainda mais atenção aos cuidados diários com hidratações, com diferentes níveis de tratamento. “Faça um cronograma capilar, intercalando todas as necessidades do fio – hidratação, nutrição, reconstrução. Se estiver em dúvida a dica é usar o teste de porosidade que ajuda a definir o que o nosso cabelo pede: o fio boiou? Hidratação! O fio ficou no meio? Nutrição! O fio afundou? Reconstrução! Mas para fazer o teste direitinho o fio precisa estar sem nenhum tipo de creme de pentear ou óleo. A dica é aproveitar o momento logo após lavar os cabelos com shampoo, e separar três fios de diferentes partes do cabelo. Coloque em um copo com água e espere 5 minutos” explica. A cabeleireira recomenda o uso de linha profissional para cuidados especiais, especialmente com reposição de queratina e de proteínas, como a linha bn.PRO Hidraforce ou Cascata de Proteínas, do Beleza Natural.

E o ‘day after’, como fica com tanto suor? “Dependendo da curvatura e da densidade do cabelo, dá pra aguentar de dois a quatro dias”, garante Zica indicando o uso de prendedores com tecido para não danificar a fibra capilar e também dormir com o famoso coque abacaxi ou fronha de cetim para ajudar esses dias a mais.

Mas a estação também lança modas e tendências. Para Vanessa Rosa, especialista em colorimetria e cortes do Beleza Natural, o verão 2021 vem com muito volume para as crespas, com camadas em todos os tipos de curvatura e as franjas voltando atrair desejos. “Já as cores são os tons marrons, mechas com estilos dos iluminados e sutis. Temos as californianas, iluminadas e as cores fantasias que nunca saem de moda”, aposta a profissional que indica alguns dos 30 modelos do Book exclusivo do Beleza Natural.

Beleza Natura 2_Fotógrafa Marcelo Tabach
Beleza Natural – Fotógrafo Marcelo Tabach
Beleza Natura_Fotógrafa Marcelo Tabach
Beleza Natural – Fotógrafo Marcelo Tabach