Postado em 16 de dezembro de 2020, por Guia SG

Gastronomia, Senac

Livros da Editora Senac Rio conquistam primeira etapa do Gourmand World Cookbook Awards, maior premiação internacional do mercado editorial de gastronomia e bebidas.

Dicionário de termos gastronômicos em 6 idiomas;Histórias, lendas e curiosidades da confeitaria e suas receitas e Histórias, lendas e curiosidades das bebidas alcoólicas e suas receitas, todos de autoria de Roberta Malta Saldanha, foram contemplados na primeira fase e disputam o grande prêmio em junho de 2021, em Paris.

No ano que completa seu 20º aniversário e logo após conquistar o 36º Prêmio Jabuti com o livro de gastronomia Ecochefs: parceiros do agricultor, do Instituto Maniva,a Editora Senac Rio é novamente contemplada na área, dessa vez pelo Gourmand World Cookbook Awards, que celebra os melhores títulos sobre bebidas e gastronomia editados ao redor do mundo. Os livros Dicionário de termos gastronômicos em 6 idiomasHistórias, lendas e curiosidades da confeitaria e suas receitas e Histórias, lendas e curiosidades das bebidas alcoólicas e suas receitas, todos escritos por Roberta Malta Saldanha e publicados pela Editora Senac Rio, venceram a primeira etapa da premiação e integram a Winter Harvest, lista com as melhores obras selecionadas ao longo do ano.

Todos os inscritos nessa lista são considerados vencedores e têm direito aos certificados. O próximo passo será disputar o Gourmand Awards 2021, que anunciará os melhores do mundo de 3 a 6 de junho, em Paris (França).

Dicionário de termos gastronômicos em 6 idiomas foi selecionado nas categorias Translation e Latin American da lista Food Culture 2020. Histórias, lendas e curiosidades da confeitaria e suas receitas integra a categoria Culinary History. Já Histórias, lendas e curiosidades das bebidas alcoólicas e suas receitas integra a Drink Culture 2020, na categoria History.

Sobre as obras

Dicionário de termos gastronômicos em 6 idiomas

Fonte de consulta imprescindível para quem se interessa por gastronomia e precisa traduzir ou versar termos de cardápios, receitas e livros especializados, a obra apresenta mais de 4.500 termos gastronômicos – entre pratos, bebidas, ingredientes, utensílios, técnicas e expressões – em seis idiomas (português, inglês, espanhol, francês, italiano e alemão). O livro inclui ainda tabelas de conversão de medidas e de temperaturas de forno, consolidando-se em uma poderosa ferramenta de trabalho para estudantes, gourmets e profissionais da área.

Histórias, lendas e curiosidades da confeitaria e suas receitas

Um passeio pelos tempos, narrando personagens, momentos e acontecimentos que ajudam o leitor a conhecer um pouco da confeitaria no mundo e no Brasil. Em cena, reis, rainhas, czares, religiosos, celebridades, chefs famosos, plebeus, protagonistas de casos verídicos, lendas e muitas curiosidades sobre a confeitaria.

Histórias, lendas e curiosidades das bebidas alcoólicas e suas receitas

Uma leitura divertida, instigante e informativa sobre as mais interessantes histórias que há por trás de cada bebida. A autora explica os modos de fabricação e criação, revela as diversas histórias curiosas e lendas que cercam as bebidas mundo afora e complementa com receitas de drinques perfeitos.

Sobre a autora

A jornalista Roberta Malta Saldanha nasceu em São Paulo e iniciou sua carreira na Editora Abril. Em 1994, a autora descobriu sua paixão pela gastronomia ao ser convidada para planejar e executar o primeiro evento gastronômico brasileiro – o Boa Mesa. A convivência com chefs e profissionais do Brasil e do mundo selou de vez seu amor pelos prazeres da arte culinária, o que a fez se interessar pela literatura gastronômica. Em 2014, Roberta passou a integrar a Academia Brasileira de Gastronomia.