São Gonçalo enfrentará Holguín, em Cuba, no Dia do Desafio 2015

Dia do Desafio - Largo da Carioca - Crédito Luciana Tancredo (7)

São Gonçalo enfrentará Holguín, em Cuba, no Dia do Desafio 2015

Evento mundial, no dia 27/5, mobilizará cidades em uma competição saudável contra o sedentarismo. Sesc coordena ações em nosso continente. 

A cidade de São Gonçalo enfrentará Holguín, em Cuba, no Dia do Desafio 2015 – mobilização que acontece mundialmente e tem como objetivos combater o sedentarismo e estimular a prática de atividades físicas. O Dia do Desafio acontece sempre na última quarta-feira do mês de maio, que nesta edição será no dia 27/5. Os confrontos entre cidades foram definidos nesta terça-feira em sorteio realizado no Sesc em Jundiaí, São Paulo. Nesta competição saudável, vence aquela que consegue mobilizar o maior número de pessoas, em cálculo percentual de acordo com o número total de habitantes de cada cidade.

O Dia do Desafio é coordenado pelo Sesc no continente americano. Neste ano, serão 3.091 cidades participantes de 21 países. Com mais de 300 municípios inscritos, Brasil, Venezuela e Guatemala estão entre aqueles com o maior número de participações. No estado do Rio, há 65 cidades inscritas, mas esse número pode aumentar porque o evento ainda aceita adesões. No ano passado, mais de 2 milhões de pessoas aderiram à iniciativa no estado.

SOBRE O DIA DO DESAFIO – O Dia do Desafio é uma disputa saudável que tem como objetivo combater o sedentarismo através da prática de exercícios físicos ou atividades que façam as pessoas deixarem a preguiça de lado. O evento teve início no Canadá em 1983, quando o prefeito de uma pequena cidade desafiou a população a sair de casa durante um inverno rigoroso com temperaturas batendo os 20 graus negativos, e caminhar durante 15 minutos ao redor do quarteirão mais próximo. No ano seguinte, a experiência foi compartilhada com a cidade vizinha e ambas realizaram a caminhada juntas, na mesma data e horário, lançando assim o espírito que definiria o Dia do Desafio, realizado anualmente na última quarta-feira do mês de maio.

Em sua 21ª edição no Brasil, o evento é coordenado pelo Sesc no continente americano. Às prefeituras cabe mobilizar o maior número de instituições – empresas, escolas, autarquias e população em geral etc. – a aderir ao movimento. As unidades do Sesc Rio estão entre elas, e oferecem ao público, gratuitamente, várias modalidades esportivas e exercícios ao ar livre ao longo do dia.

MOVE BRASIL – O Dia do Desafio faz parte da Campanha Move Brasil, uma mobilização aberta para aumentar o número de brasileiros praticantes de atividades físicas até 2016, expandir e facilitar a oferta de esporte em todo o Brasil e mostrar às pessoas o esporte e as atividades físicas como algo prazeroso, que pode melhorar a qualidade de vida e promover o desenvolvimento social. A campanha foi criada em 2012 pelas seguintes instituições: Serviço Social do Comércio (Sesc), Ministério do Esporte, Ministério da Saúde, Associação Cristã de Moços (ACM/YMCA), os Atletas pela Cidadania, a Autoridade Pública Olímpica (APO) e a Associação Internacional de Esporte e Cultura (ISCA).

Deixe seu comentário. Participe!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: