São Gonçalo está mobilizada para ‘vencer’ a cidade de Holguín no Dia do Desafio 2015, na quarta-feira, 27/5

ginastica40

São Gonçalo está mobilizada para ‘vencer’ a cidade de Holguín no Dia do Desafio 2015, na quarta-feira, 27/5

Evento mundial mobilizará cidades em uma competição saudável contra o sedentarismo. No Rio, haverá várias opções para mexer o corpo por pelo menos 15 minutos. 

Na próxima quarta-feira, dia 27/5, São Gonçalo estará repleta de opções para que seus moradores parem por pelo menos 15 minutos a sua rotina e realizem uma atividade física. Trata-se do Dia do Desafio 2015, data em que mais de 3 mil cidades espalhadas pelo mundo estarão mobilizadas em torno do combate ao sedentarismo. Para que o alerta chegue ao maior número de pessoas, a proposta dos organizadores – o Sesc no continente americano, e a The Association For International Sport for All (TAFISA) no mundo -, é que as cidades realizem uma disputa saudável na qual vence aquela que mobilizar o maior número de pessoas, em cálculo percentual de acordo com o número total de habitantes.

Em todo o estado haverá instituições e empresas colocando as pessoas para mexer o corpo, entre elas o Sesc Rio. Em São Gonçalo, que ‘disputa’ com Holguín (Cuba), a instituição promoverá um dia inteiro de atividades físicas gratuitas começando já às 6h30, com ginástica laboral. Depois, por volta das 8h, o público fará um aulão de ginástica, pilates e alongamento. Ao longo do dia a movimentação prossegue com atividades das 9h às 20h. Entre elas, destacam-se as oficinas esportivas na piscina (polo-aquático, biribol, desafios de natação), das 10h às 16h, e o circuito noturno iluminado (natação) que encerra o evento, das 19h às 20h. No site www.sescrio.org.br/diadodesafio é possível consultar a programação que ocorrerá em outras cidades participantes no estado.

SOBRE O DIA DO DESAFIO – O Dia do Desafio teve início no Canadá em 1983, quando o prefeito de uma pequena cidade desafiou a população a sair de casa durante um inverno rigoroso com temperaturas batendo os 20 graus negativos, e caminhar durante 15 minutos ao redor do quarteirão mais próximo. No ano seguinte, a experiência foi compartilhada com a cidade vizinha e ambas realizaram a caminhada juntas, na mesma data e horário, lançando assim o espírito que definiria o Dia do Desafio, realizado anualmente na última quarta-feira do mês de maio.

MAIS DE 3 MIL CIDADES EM 2015 – No Brasil, o evento está em sua 21ª edição.  Em 2015, serão 3.091 cidades participantes de 21 países. Com mais de 300 municípios inscritos, Brasil, Venezuela e Guatemala estão entre aqueles com o maior número de participações. No estado do Rio, há 65 cidades inscritas, mas esse número pode aumentar porque o evento ainda aceita adesões. No ano passado, mais de 2 milhões de pessoas aderiram à iniciativa no estado. Às prefeituras cabe mobilizar o maior número de instituições – empresas, escolas, autarquias e população em geral etc. – a aderir ao movimento.

PARTICIPAÇÃO – No Dia do Desafio, as unidades do Sesc em todo o Brasil colocam suas estruturas à disposição do evento. Mas independentemente das atividades publicas, qualquer pessoa que fizer atividade física por 15 minutos pode registrar a participação para que sua cidade vença o desafio. Basta gravar vídeo ou fazer foto e postá-los nas redes sociais com a hashtag #DiadoDesafioRio ou então informar pelo telefone 0800 282 1946.

MOVE BRASIL – O Dia do Desafio faz parte da Campanha Move Brasil, uma mobilização aberta para aumentar o número de brasileiros praticantes de atividades físicas até 2016, expandir e facilitar a oferta de esporte em todo o Brasil e mostrar às pessoas o esporte e as atividades físicas como algo prazeroso, que pode melhorar a qualidade de vida e promover o desenvolvimento social. A campanha foi criada em 2012 pelas seguintes instituições: Serviço Social do Comércio (Sesc), Ministério do Esporte, Ministério da Saúde, Associação Cristã de Moços (ACM/YMCA), os Atletas pela Cidadania, a Autoridade Pública Olímpica (APO) e a Associação Internacional de Esporte e Cultura (ISCA).

ALGUMAS ATIVIDADES DO DIA DO DESAFIO EM SÃO SÃO GONÇALO

Sesc São Gonçalo:
Unidade

6h30 às 15h – Ginástica laboral –  Empresas do entorno

8h às 10h – Aulão de Ginástica, pilates e alongamento
9h às 12h / 13h às 17h – Festival de jogos de mesa (totó, tamancobol, gol a gol, futebol de botão, futebol de dedo)

9h às 12h / 13 às 17h – Animação/recreação

9h às 12h / 13 às 17h – Jogos cooperativos e brincadeiras populares

9h às 12h / 13 às 17h – Basquete eletrônico (3 un) e Dance Machine

10h e 16h – Hidroanimação

10h às 11h – Apresentação e oficina de hip hop

10h às 12h / 14h às 16h – Oficinas esportivas na piscina (pólo aquático, biribol, desafios de natação)

10h às 12h / 13h às 17h – Oficina de Tênis-de-mesa

10h às 12h / 14h às 16h – Oficina de badminton

10h às 15h – Intervenção Circense

10h às 12h / 14h às 16h – Basquete 3 x 3

10h às 12h / 14h às 16h – Futebol 3 x 3

10h às 12h / 14h às 16h – Mini-Vôlei
11h às 12h / 13h às 17h – Slack line

11h / 14h – Aulão de Dança (Zumba, Lambaeróbica, etc.)

14h às 17h – Water ball

15h – Oficina de Capoeira

18h às 21h – Circuito esportivo recreativo

19h às 20h – Circuito noturno iluminado (natação)

Cidade de São Gonçalo:

6h às 9h30 – Caminhada e aferição de pressão – Rua da Caminhada (Rua Jaime Figueiredo e Estrada dos Menezes)

6h30 às 9h – Ginástica na Praça, Aulão de Tai Chi Chuan e aferição de pressão – Praças do Barro Vermelho, Ex-Combatentes, Jardim Catarina, Nova Cidade, Rocha, Dr. Luiz Palmier e Vila Olímpica

9h às 17h – Atividades musicais, pré-desportivas, aferição de pressão arterial, aulões de ginástica de academia e de massa, Artes marciais, Caminhada Ecológica, Torneios de handebol e Voleibol – Vila Olímpica

9h às 17h – Atividades pré-desportivas, lúdicas e recreativas,  aferição de pressão arterial, aulões de ginástica de academia – Praça do Rocha

9h às 17h – Atividades dirigidas pelos seus professores de Educação Física – Escolas Particulares, Municipais e Estaduais

13h às 17h – Atividades dirigidas pelos seus professores de Educação Física – Escolinha de futebol/Engenho Pequeno
Além disso, acontecem os Jogos Escolares de São Gonçalo em diversas praças de esporte da cidade.

 

Deixe seu comentário. Participe!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: