Feira de Profissões do Futuro

Feira de Profissões do Futuro no metaverso: JA Rio de Janeiro abre novas possibilidades para jovens

Evento on-line gratuito oferece jornada virtual pelo futuro do trabalho

A ONG JA Rio de Janeiro promove, entre os dias 21 e 24 de novembro, a primeira edição da Feira de Profissões do Futuro, que será  realizada no metaverso de forma 100% on-line e gratuita. A iniciativa, que contará com apresentações ao vivo e gravadas, visa compartilhar dicas para impulsionar a carreira de jovens estudantes e demais profissionais em busca de recolocação, do primeiro emprego ou de mudança da área de atuação.

A feira também vai contar com informações sobre profissões em alto crescimento, conteúdos sobre o futuro do trabalho e temáticas estratégicas voltadas ao mercado de trabalho atual, como inteligência artificial, marketing digital, games, sustentabilidade, entre outras.

O ambiente estará disponível para navegação e acesso aos a partir das 9h do dia 21 de novembro. Já as palestras ao vivo acontecem todos os dias de evento, em dois horários: 18h e 19h.

Link para mais informações e inscrições:

https://conteudo.jarj.org.br/profissoes-do-futuro

Jornada pelo metaverso

Os participantes poderão entrar em Aranduland, uma cidade virtual no metaverso, e passear pelos prédios, conhecer as empresas, aprender mais sobre o futuro do trabalho e escolher as palestras que querem assistir, ao vivo ou gravadas.

O metaverso é um conceito de espaço virtual, acessível a todas as pessoas, que conecta usuários a várias plataformas, como YouTube e Google Meet, além de games e outras experiências imersivas. Já Aranduland é uma cidade digital, tecnológica e gamificada, focada na sustentabilidade do futuro. Trata-se de um espaço vibrante de experimentação, onde se pode mergulhar em uma experiência imersiva, interativa e enriquecedora de aprendizado e desenvolvimento.

“O propósito do Super Futuro é preparar os jovens das escolas públicas para as demandas da sociedade contemporânea. As soluções pedagógicas criadas aplicam programas e atividades que abordam temas de sustentabilidade e novas tecnologias, além do foco no mercado de trabalho, já que, para atender às novas demandas do século XXI, é importante que desenvolvam novas competências e habilidades, independente da área de atuação profissional. Por isso, nada melhor do que essa experimentação no metaverso para falarmos sobre as profissões do futuro que já são uma realidade nos dias de hoje, como a própria plataforma onde o evento acontecerá”, diz Renata Guimarães, diretora-executiva da JA Rio de Janeiro.

Projeto Super Futuro

A Feira de Profissões do Futuro é a culminância do projeto Super Futuro – projeto realizado pela Supergasbras, em parceria com a ONG JA Rio de Janeiro e com o apoio da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc-RJ). A iniciativa oferece formação em negócios sustentáveis, novas tecnologias e orientação profissional a estudantes da rede pública de ensino.

O objetivo do Super Futuro é levar para a sala de aula assuntos essenciais para compreensão e desenvolvimento de um projeto de vida em prol de uma sociedade sustentável e uma carreira de sucesso. Impactando mais de 1.000 estudantes somente neste primeiro ano, a meta é também contribuir com a formação de estudantes do Ensino Médio de escolas públicas do Rio de Janeiro em temas centrais do projeto: sustentabilidade, mercado de trabalho e novas tecnologias.

Para isso, professores e profissionais voluntários de diversas áreas de atuação da Supergasbras realizaram mentorias on-line sobre assuntos estratégicos, como Quarta Revolução Industrial, Economia Circular, Empreendedorismo Sustentável e carreiras de jogos digitais, unindo novas competências e habilidades necessárias aos jovens, sempre com foco em sustentabilidade e futuro profissional. No programa “Negócios Sustentáveis”, os estudantes elaboram uma solução prática sustentável para o projeto. Já no “Futuro do Trabalho”, contam com oficinas de produção de currículo e entrevistas de emprego.

Segundo o gerente regional de RH da Supergasbras, Artur Martins Jr, a companhia

busca contribuir com o desenvolvimento das comunidades onde atua e nada é mais

importante para isso do que a conscientização das pessoas por meio da educação. “Ao falarmos com jovens estudantes temos a oportunidade de mudar a vida deles e de suas famílias. O empreendedorismo é a chave para criarmos cidadãos com autonomia e independência”, diz.

Sobre a Junior Achievement

A JA é uma das maiores organizações sociais incentivadoras de jovens do mundo. Desde 1919, dissemina educação empreendedora por meio do método “aprender-fazendo”, tendo sido uma das primeiras a levar conhecimento sobre educação financeira, mercado de trabalho e empreendedorismo para adolescentes e jovens da América Latina. A cada ano, a rede JA Worldwide mobiliza cerca de 470 mil voluntários, que capacitam mais de dez milhões de jovens no mundo, com o propósito de estimular o desenvolvimento de habilidades pessoais e profissionais no público de 15 a 24 anos em situação de vulnerabilidade social – principalmente, estudantes de escolas públicas e jovens que não estudam nem trabalham, a fim de criar e potencializar comunidades mais prósperas. Em 2023, foi reconhecida pelo quinto ano consecutivo como a 5ª ONG mais influente do mundo, pela thedotgood. Indicada ao Prêmio Nobel da Paz por dois anos consecutivos, também está entre os 100 melhores lugares de trabalho para inovadores, segundo a Fast Company.

Presente em mais de 100 países, a JA está há quase quatro décadas no Brasil impactando 5,7 milhões de jovens com o apoio de mais de 200 mil voluntários. No Rio de Janeiro desde 1999, a JA atua com a missão de despertar o espírito empreendedor dos jovens por meio de programas e experiências educacionais. O apoio financeiro da iniciativa privada viabiliza a implementação dos projetos, realizados em parceria com as secretarias de Educação e instituições de ensino do Estado e de municípios. Além disso, conta com a participação de pessoas doadoras, educadoras, voluntárias e gestoras, que unem forças para impulsionar o futuro da educação, preparando adolescentes, jovens e pessoas socialmente vulneráveis para a vida, em todas as suas dimensões.

Saiba mais sobre a JA Rio de Janeiro: https://www.jarj.org.br

Serviço:

Feira de Profissões do Futuro

Datas: 21, 22, 23 e 24 de novembro de 2023

Horários das palestras ao vivo: 18h e 19h

Todos os dias, a partir das 9h, aberto para navegação e palestras gravadas.

100% on-line e gratuito

Inscrições e informações: https://conteudo.jarj.org.br/profissoes-do-futuro

Posts Relacionados

Os clientes do Carrefour Manilha, em São Gonçalo, na Região Metropolitana do...

Rolar para cima