Cidades Inteligentes: Suas Soluções e Melhorias Para o Ambiente Urbano

Confira neste artigo o que são cidades inteligentes e a suas soluções criativas para os problemas urbanos!

cidades inteligentes

A aplicação da engenharia civil na construção da infraestrutura inteligente é a base para todos os outros elementos-chave nas cidades inteligentes. O princípio contido à maioria desses elementos é que eles geram dados, que podem ser usados ​​para garantir o uso ideal dos recursos da cidade e melhorar o seu desempenho.

Uma definição precisa e unanime acerca das cidades inteligentes permanece ambígua até hoje. Existem múltiplas interpretações disponíveis e muitas alterações sendo feitas a cada dia, por isso há um certo grau de indefinição em relação ao tema.

Ao tentar escolher um conceito preciso de todas as interpretações possíveis, podemos inferir que cidades inteligentes são aquelas que utiliza a tecnologia para promover o bem-estar dos cidadãos. Nas smarts city, a tecnologia permite otimizar os recursos, planejar as atividades de manutenção preventiva e monitorar a segurança, melhorando os serviços básicos aos seus moradores.

Também existem algumas cidades inteligentes no Brasil, que podem nos impactar pela dinâmica que os serviços são oferecidos, reduzindo o impacto das nossas vidas no ambiente urbano através da transformação digital.

Bom, agora que já explicamos o que é um cidade inteligente, vamos explicar o papel da engenharia civil nos componentes-chave da infraestrutura das cidades inteligentes e um exemplo no Brasil. Boa Leitura!

Transporte

Uma cidade inteligente é baseada na conectividade e acessibilidade. Além disso, uma das suas principais características é permitir o armazenamento e transferência de dados entre estradas, veículos, rodovias, pontes, semáforos e até mesmo edifícios, sendo capaz de ajudar a população.

Embora o sistema de transporte inteligente já exista algum tempo, a última geração veio com recursos como previsão de congestionamento, análise e suporte de decisões e informações sobre o viajante, que aprimoraram o sistema atual disponível.

Muitos sensores ainda precisam ser incorporados nas estradas, prédios, pontes, postes e placas para reunir continuamente dados dos veículos que passam. Todos os diferentes tipos de veículos nas estradas precisam ser capazes de interagir uns com os outros e com uma infraestrutura sem interrupções.

Para isso, os planejadores urbanos precisam ir mais além e trabalhar com engenheiros civis para atualizar suas infraestruturas urbanas, afim de incorporar os sensores e os dispositivos IoT (internet das coisas).

Edifícios

Em uma cidade inteligente, os engenheiros civis devem planejar a construção de um edifício, dando a devida consideração à instalação de sistemas inteligentes de gerenciamento predial.

Com o advento da IoT (internet das coisas) e IA (inteligência artificial), os mecanismos de trabalho para sistemas de iluminação, de proteção contra incêndio e de segurança passaram por uma revisão completa.

Assim, hoje, os sensores de movimento podem sentir quando uma área está vazia ou ocupada e desligar ou acender as luzes e baixar a temperatura. As equipes podem ser monitoradas usando RFID (identificação por radiofrequência) passivo ao fazer o check-in. As redes IP permitem que os usuários ajustem as configurações de climatização do edifício em seus smartphones, de modo que a temperatura desejada seja alcançada no momento em que eles chegam.

Outra tecnologia importante é a adoção de sensores de concreto inteligentes. Esses sensores são incorporados ao concreto no momento da sua colocação e são capazes de transmitir informações necessárias como a saúde e a temperatura do concreto que, por sua vez, ajudam a aumentar a sustentabilidade e a vida útil da infraestrutura.

Sistemas Inteligentes de Água e Irrigação

A IoT revolucionou também os sistemas convencionais de água e irrigação. Agora, o sistema usa tecnologia digital para ajudar a economizar água, reduzir custos e aumentar a confiabilidade e a transparência da distribuição de água.

Redes físicas de tubulações são incorporadas com sensores que ajudam a analisar os dados de fluxo e pressão disponíveis para determinar aberrações, como vazamentos, em tempo real para gerenciar o fluxo de água. Informações em tempo real podem ser fornecidas aos clientes para ajudar a conservar a água, reduzindo as contas de água.

No campo da irrigação, o sistema de irrigação automática está definido para substituir os sistemas tradicionais de irrigação. Novamente, a conjunção de IoT e sensores é usada para controlar o mecanismo de chaveamento básico de motores, detectando a umidade presente no solo.

Além disso, o sistema automático de irrigação permite identificar a quantidade de água a ser fornecida que ajudará a manter o nível de umidade do solo e a monitorar o nível do tanque de água que armazena a água que ajudará no sistema de irrigação.

Gestão Inteligente de Esgotos

Um sistema inteligente de gerenciamento de esgoto é necessário para gerenciar o fluxo de resíduos através de períodos de baixo e alto volume. E não é só isso, o sistema também é capaz de gerenciar em épocas de alta precipitação que trazem um influxo pesado de água, abrindo caminho para os esgotos.

Sistemas inteligentes de esgoto permitem que a infraestrutura da cidade armazene transbordamentos em enormes tanques construídos em várias partes do sistema. A adição de sensores inteligentes para detectar e monitorar os níveis de fluxo permite que os sistemas de esgoto inteligentes gerenciem portões e válvulas que direcionam as águas residuais para locais onde haja espaço de armazenamento suficiente.

Os sensores também são usados ​​para monitorar as linhas de esgoto em busca de quaisquer pontos fracos ou danos que possam exigir atenção, proporcionando tempo para permitir o agendamento conveniente de viagens e rotinas de manutenção.

Cidades Inteligentes no Brasil: Smart City Laguna

De todas as cidades inteligentes que temos no nosso país, a Smart City Laguna é uma das melhores, com um projeto visando a sustentabilidade e a qualidade de vida dos moradores. Além disso, a acessibilidade é prioridade nessa cidade, que é considerada uma smart city social.

Localizada em São Gonçalo do Amarante, na região metropolitana do Estado do Ceará, a Smart City Laguna foi projetada com iluminação inteligente, 620 mil metros quadrados de áreas verde e alta infraestrutura para evitar engarrafamentos. É um projeto bastante resiliente, inclusivo e acessível a todos, com soluções que visam garantir qualidade de vida aos seus habitantes.

Leia Também: Partage Shopping recebe 1° Festival Literário em São Gonçalo

A cidade será aberta a todos, se distanciando da ideia de “condomínio fechado”, como se imagina ao falarmos sobre esse tipo de empreendimento. A ideia é a de ter casas em lotes a partir de 150 metros quadrados e preços acessíveis para comportar cerca de 25 mil moradores.

Será possível passear pela cidade por meio de uma abrangente e segura rede de ciclovias, mas, na prática, isso não vai ser necessário. O projeto prevê áreas residenciais próximas das empresas e do comércio, minimizando a necessidade de grandes deslocamentos diários. Os pedestres são mais valorizados do que os veículos nesses tipos de cidades, principalmente considerando o aspecto inclusivo da Smart City Laguna.

Além disso, como se espera, em uma cidade inteligente, tudo funcionará com um aplicativo que pode simplificar a vida dos moradores. Mas o seu uso vai além de simples utilidades automatizadas em soluções tecnológicas dessa smart city. Os habitantes terão não só informações detalhadas sobre os gastos da sua casa, como também sobre o que é consumido na manutenção da cidade inteira.

Os sensores presentes em quase todos os lugares, desde postes de luz a lixeiras públicas, demonstrarão a economia alcançada por meio das rotinas automatizadas nesse painel de controle acessível a todos os moradores. Essa economia será direcionada para aprimorar a estrutura e os serviços oferecidos.

Entre os recursos do aplicativo da Smart City Laguna, há um botão para emergências, que está integrado ao sistema de saúde da cidade.

Outras funções são: controle de gastos residenciais, sistema de compartilhamento de carona, trocas de livros, empréstimo de bicicletas, compartilhamento de comida, sistema de oferta e procura de trabalho, entre outros. Esse app unificará toda a tecnologia empregada na cidade no smartphonedos cidadãos da Smart City Laguna.

A escolha segura de fornecedores de equipamentos e ferramentas

Construtec Equipamentos é uma empresa dirigida por engenheiros e profissionais que entendem como ninguém a realidade do mercado de construção e reparos, por isso, sempre se antecipa às necessidades dos seus clientes oferecendo um estoque enorme de ferramentas, andaimes e outros equipamentos capazes de atender as necessidades de profissionais e empresas que compõe este mercado, cada vez mais dinâmico e interessante. 
Fazemos parte da rede de lojas STIHL e estamos à disposição para lhe apresentar os equipamentos mais apropriados para você.

Ficou com alguma dúvida ou precisa alugar alguma ferramenta elétrica? Ligue ou escreva para a Construtec Equipamentos. Teremos o maior prazer em ajudá-lo!

Deixe seu comentário. Participe!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: