Altay Veloso-Cred-Divulgação

Altay Veloso abre nesta quarta o projeto Palavra Líquida, no qual é homenageado

SÃO GONÇALO/RJ – O cantor, compositor, dramaturgo e escritor gonçalense Altay Veloso abre nesta quarta-feira (14/9) o projeto Palavra Liquida, evento literário do Sesc RJ que discute temas relacionados às letras a partir do diálogo com as demais linguagens artísticas. Homenageado desta sétima edição, que se estende até o dia 21/9, no Sesc São Gonçalo, Altay participa de três atividades nesta quarta: a conferência “As paralelas do existir – a força das palavras”, com Miriam Alves; a exibição do documentário “Altay Veloso – Alabê de mim mesmo”; e da abertura da exposição “Pontos Cruzados: A intersecção da arte contemporânea e a obra de Altay Veloso”. A entrada é franca.

Altay Veloso-Cred-Divulgação
Altay Veloso-Cred-Divulgação

Saiba mais sobre Altay Veloso

Aos 71 anos, mais de 50 deles dedicados às artes e à cultura, Altay é um apaixonado pela cultura negra. Filho de jongueiro e neto de sanfoneiro, estudou acordeão e violão e iniciou a carreira musical aos 17 anos. Começou tocando em bares de São Gonçalo e, depois, do Rio de Janeiro, até entrar para a banda da cantora Wanderleia. São quase 500 músicas gravadas por nomes como Nana Caymmi, Roberto Carlos, Emílio Santiago, Wando, Fagner, Alcione, Elymar Santos e Jorge Aragão, entre outros. Em visita do líder sul-africano Nelson Mandela ao Brasil, cantou com Alcione sua música Sinfonia da Paz, feita para Mandela. 

Entre suas criações, talvez a mais importante e icônica seja o “Alabê”, esse personagem/persona que nasce no livro “Ogundana – O Alabê de Jerusalém”, publicado em 2004. A obra foi matéria-prima para a criação da ópera Alabê de Jerusalém, encenada no Theatro Municipal do Rio de Janeiro em 2005, além de longa temporada no Canecão e outros palcos. O Alabê também virou espetáculo cênico, um monólogo encenado pelo próprio Altay Veloso, além de concerto musical. Com canções eternizadas nas vozes de Roberto Carlos, Alcione, Leny Andrade e Jorge Vercillo, Altay é também um escritor e dramaturgo de grande importância. Seu trabalho como compositor de samba-enredo se faz presente nas escolas Viradouro, Porto da Pedra e Mocidade Independente de Padre Miguel.

SERVIÇO

Palavra Líquida 2022

De 14 a 21 de setembro de 2022

Sesc São Gonçalo: Avenida Pres. Kennedy, 755

Entrada franca

Algumas atividades estão sujeitas a inscrições prévias

Programação e mais informações em www.sescrio.org.br

Altay Veloso-Cred-Divulgação
Altay Veloso-Cred-Divulgação
Altay Veloso-Cred-Divulgação
Altay Veloso-Cred-Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Posts Relacionados

Principais Categorias

Confira os horários de funcionamento da unidade mais próxima de você Durante...

Rolar para cima