cases de empresas que trouxeram inovação para nossa realidade

5 cases de empresas que trouxeram inovação para nossa realidade

cases de empresas que trouxeram inovação para nossa realidade

Todo empreendedor precisa conhecer alguns cases de empresas que trouxeram inovação para nossa realidade. Afinal de contas, essas histórias ajudam a se inspirar e ter novas ideias de como empreender com sucesso. Isso é especialmente importante para um mercado competitivo como o brasileiro, em que metade de todos os negócios criados acabam morrendo em 4 anos por não terem substância o suficiente para se manter no mercado.

Muitas vezes, o que separa uma empresa de sucesso de um negócio fracassado não é a administração, mas sim um insight de valor no momento exato. É enxergar um caminho quando ninguém mais viu. Por isso, ler sobre outras empresas ajuda a inspirar para entender o que pode ser feito e, na hora H, saber quais são as suas opções para determinada situação.

Mas quais são os principais cases de empresas que trouxeram inovação para nossa realidade? Confira a seguir!

5 cases de empresas que trouxeram inovação para nossa realidade

1. Rappi

A Rappi é uma startup colombiana responsável pelo desenvolvimento do aplicativo de delivery de mesmo nome. Apesar de não ter sido a pioneira no desenvolvimento de apps de entrega, a grande inovação que a empresa fez foi ampliar o leque de opções que poderiam ser entregues aos clientes.

Aqui no Brasil, o Rappi foi o primeiro aplicativo a trabalhar com supermercados e farmácias, além de ampliar consistentemente o leque de opções de produtos aos clientes. Os entregadores cadastrados na empresa podem até mesmo tirar dinheiro no caixa eletrônico e levar aos clientes. Isso sem falar no Rappi Games, uma seção com games dentro do aplicativo para o usuário jogar enquanto espera o pedido.

Recentemente, a startup lançou uma novidade: o Mall, em que os consumidores podem encontrar suas lojas favoritas em Rappi, como se estivessem em um shopping center. Lojas como Saraiva, C&A e muitas outras estão no app, com o consumidor tendo uma experiência de shopping center digital. Basta escolher o produto que o entregador leva até a sua casa.

2. Uber

Poucas empresas são tão sinônimo de inovação quanto o Uber. A startup americana revolucionou o transporte no mundo inteiro ao unir pessoas com carros e pessoas que precisam de ir de um ponto a outro, mas sem pagar o preço que os táxis pagaram.

Apesar de ter enfrentado forte resistência em muitos lugares, o Uber se tornou um dos grandes nomes do mercado e sua marca, hoje em dia, é confundida com o seu produto. Afinal, mesmo pessoas que usam o serviço do concorrente “chamam um Uber” e motoristas que trabalham para vários aplicativos trabalham “de Uber”.

Ainda assim, a empresa registra prejuízo após prejuízo por causa dos seus altos investimentos para crescer e conquistar fatias cada vez maiores do mercado antes de se tornar lucrativa.

3. Tesla

A Tesla é uma das empresas sinônimo de inovação no mundo inteiro, especialmente na área energética. Ela realmente pode ser chamada de um dos principais cases de empresas que trouxeram inovação para nossa realidade. Isso porque a empresa tem transformado a questão energética no mundo todo.

Além dos seus carros elétricos (os mais vendidos do segmento na Europa), a Tesla produz também telhas solares que captam energia do Sol e são esteticamente mais bonitas do que as placas fotovoltaicas normais que vemos no mercado.

Aos poucos, a empresa populariza a ideia do uso da energia solar para abastecer casas e energia elétrica para automóveis. Assim, é possível poluir menos o planeta e lutar contra as mudanças climáticas.

4. Facebook

O Facebook é uma das empresas mais inovadoras do Século e, definitivamente, uma daquelas com maior impacto (talvez até na História!). Poucas são as ferramentas que tiveram tanto impacto político e social na História do que o Facebook, capaz de eleger e deseleger políticos, unir e separar pessoas e movimentar bilhões de dólares todos os meses em anúncios e vendas de produtos.

5. Nintendo

Por fim, não dá para montar uma lista com inovações sem citar a Nintendo. Ainda que grande parte dos seus principais processos tenham ocorrido há décadas, a empresa ainda é uma das principais responsáveis por mudanças no hábito de milhões de pessoas.

Um exemplo simples é o fato da Nintendo ter criado o primeiro video-game para se ter em casa do mundo. Antigamente, os video-games estavam restritos a arcades e fliperamas, mas a marca colocou pela primeira vez um no centro da sala dos clientes.

De lá para cá, a empresa inovou com sistemas inovadores, controles ergonômicos, controles por movimento, jogabilidade assimétrica e, agora, com a união entre um portátil e um console de mesa no Nintendo Switch.

Esses são alguns dos principais cases de empresas que trouxeram inovação para nossa realidade. Repare como todas elas têm alguns fatores em comum, como enxergar um cenário que ninguém viu ainda. Além disso, repare como a maior parte delas praticamente criou a indústria em que vive (a chamada Teoria do Oceano Azul). Portanto, tenha sempre em mente qual é o problema que você quer resolver e pense como ele poderia ser reslvido no futuro, se quiser inovar.

E aí, qual desses cases de sucesso mais tocaram você?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Posts Relacionados

Funcionamento durante os feriados de Tiradentes e São Jorge varia de acordo com cada...

Rolar para cima