CineSesc: veja aqui a programação de filmes em setembro em 11 unidades do Sesc RJ

Divinas Divas
Divinas Divas

O CineSesc traz um mundo de sessões gratuitas pelas nossas unidades.

Sempre que bater aquela vontade de ver um filme diferente ou que tenha ficado pouco tempo em cartaz, a dica é correr para a Agenda Sesc e ver o que tem por perto. Nossas mostras trazem uma série de temáticas variadas em sessões gratuitas. As obras são apresentadas nas salas de audiovisual das unidades do Sesc RJ, incentivando a fruição e o bate-papo em torno do cinema brasileiro e internacional, comercial ou independente, em um eixo educativo, artístico e cultural.

E são muitas opções: no mês de setembro, o Sesc São Gonçalo recebe filmes dentro da programação do Cine Tamoio; a mostra “A Família Vai Bem, obrigado” apresenta longa metragens no Sesc Copacabana, Sesc Nova Friburgo e Sesc São Gonçalo; A mostra “Histórias de Três Américas” apresenta filmes no Sesc Tijuca e no Sesc Engenho de Dentro; A mostra “Corpos Elétricos” no Sesc Madureira; a Mostra Sesc de Cinema 2018, no Sesc Niterói, no Sesc Ramos e no Sesc Três Rios e a mostra Hong Sang-Soo, no Sesc São João de Meriti e Sesc Nova Iguaçu.

Numa escola em Havana
Numa escola em Havana

Ciclo de Debates – 4ª Edição Cine Tamoio: Protagonismo no Audiovisual
24 a 27/09 – Sesc São Gonçalo

O Cine Tamoio é um festival de cinema competitivo que já está em sua quarta edição e continua sendo o único evento do tipo na cidade de São Gonçalo. Para a edição de 2019, que acontecerá em parceria com o Sesc São Gonçalo, o Festival realizará uma série de debates com realizadores locais e de reconhecimento no cenário de cinema do Estado do Rio de Janeiro para dialogar sobre a produção cinematográfica regional e sua importância para a produção nacional.

Mostra A Família Vai Bem, Obrigado!

Até 25/09 – Sesc Copacabana

Até 26/09 – Sesc Nova Friburgo

Até 20/09 – Sesc São Gonçalo

O que é uma família? Ou melhor, quais são os elementos que podem ser apontados como formadores de uma família? O que fazer, por exemplo, quando nossos pais biológicos morrem prematuramente e temos que lidar com uma nova família? E quando os adultos, em suas decisões de vida, oferecem uma possibilidade de ampliação da família ao nos anunciar a chegada de um novo irmão? Quais as relações da família com a escola, quando a primeira se mostra mergulhada em crise? E quando você acha que sua mãe morreu, mas ela reaparece impondo uma nova realidade?

Essas são algumas perguntas levantadas nessa mostra e que nos desafiam a pensar sobre o nosso conceito de família. Todos os quatro filmes cativam por seu olhar aguçado em relação aos conflitos humanos no âmbito das famílias. É muito comum que o cinema lance discussões sobre família. Afinal, essa é uma das células que muitos dizem sobre a constituição de uma sociedade: o quanto ela pode ser múltipla, variada ou rígida em sua organização.

Mostra Histórias De Três Américas
05 a 26/09 – Sesc Engenho de Dentro
04 a 28/09 – Sesc Tijuca

Diante da constatação de que a história enquanto disciplina foi construída pelos vencedores e, por conseguinte, pelos donos do poder, faz-se necessária uma constante desconstrução desses paradigmas oficiais. A ideia desta mostra caminha nesta direção: revisitar a história por meio do cinema, com a preocupação de delimitar outras visões acerca dos fatos tidos como inquestionáveis pelos historiadores mais tradicionais.

Mostra Corpos Elétricos
Até 26/09 – Sesc Madureira
As questões de gênero são o tema de uma das mais importantes discussões dos dias de hoje e precisamos abordá-las de maneira afirmativa. Fomentar debates acerca dessas questões nos permite colocar em evidência o preconceito que habita em cada um de nós. Além disso, a prática do debate garante o respeito à diversidade e o direito à livre expressão de cada indivíduo em busca de sua identidade.

Os filmes escolhidos têm em comum a colocação dessa temática como parte integrante de uma realidade social que está sendo vivida por todos. São filmes que focalizam questões de gênero em três países americanos: Brasil, Chile e Estados Unidos. Dois deles podem suscitar oportunos debates nas escolas: o documentário Divinas divas e o filme de ficção Uma mulher fantástica são obras que humanizam os seus personagens, abordando diretamente as dificuldades e os preconceitos cotidianos impostos a esses corpos que fogem do padrão heteronormativo.

Mostra Sesc de Cinema 2018
Até 26/09 – Sesc Niterói
Até 25/09 – Sesc Ramos
Até 21/09 – Sesc Três Rios

Apresentamos curtas e longas-metragens das regiões Sudeste e Centro-Oeste selecionados para a Mostra Sesc de Cinema 2018.

Mostra Hong Sang-Soo
Até 29/09 – Sesc Nova Iguaçu
Até 25/09 – Sesc São João de Meriti

Esta é a primeira mostra especial dentro do CineSesc dedicada a um diretor contemporâneo, vivo e em plena atividade. O ritmo de produção de Hong Sang-soo vem impressionando a crítica especializada, de um lado por sua abundância, e de outro por sua qualidade e pela marca inconfundível de sua autoralidade. Na última década, os filmes desse coreano começaram a chegar ao Brasil. Mais de dez de seus filmes nunca aportaram por aqui, mas felizmente, suas mais recentes obras vêm sendo exibidas e distribuídas em nossos cinemas.

HAHAH
HAHAH

O forte das tramas de Hong Sang-soo é a abordagem do cotidiano de seus personagens. Na maioria das vezes, eles se confundem com o próprio cinema, em um exercício metalinguístico fascinante e permanente em sua obra. Suas produções ora são realizadas na Coreia do Sul, ora em países da Europa, em especial na França. Cinema, vida, celebração, foco em pontos de vista diferentes, imprevisibilidade, incongruências do amor e relações entre verdade e mentira são temas recorrentes em seus filmes, que apesar de possuírem uma superfície aparentemente fácil, guardam reflexões profundas sobre a difícil tarefa de viver neste mundo cada vez mais mediado pela tecnologia e sobre as amplas camadas de sentido que suas obras nos permitem perscrutar.

O CineSesc é uma iniciativa do Sesc RJ que promove a circulação, difusão e o acesso a produções cinematográficas nacionais e internacionais. Nessa perspectiva, o projeto propõe um recorte temático, com filmes que abordam assuntos sociais relevantes.​  

Guerra do Paraguay
Guerra do Paraguay

Deixe seu comentário. Participe!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: