Cirurgia bucomaxilo: O que é e como funciona?

Cirurgia bucomaxilo: O que é e como funciona?

A cirurgia bucomaxilo é feita por um cirurgião especializado que é da área de odontologia. Ele costuma ser cotado para tratamento do rosto, correção de deformidades faciais que podem ser congênitas ou adquiridas. 

Para se submeter a essa cirurgia, é preciso investigar a causa do problema que, geralmente, os principais são tumores que podem ser benignos ou malignos, cistos, doenças que são provocadas por vírus, bactérias e fungos. 

Sendo até mesmo manifestações de outras enfermidades, que podem ser um prognóstico, caso não sejam descobertas, como por exemplo, a tuberculose, sífilis e até mesmo a AIDS.

Há pessoas que nascem com deformidades faciais, o que ao longo da vida passa a ser um incômodo para ela, buscando corrigir o problema e procurando saber sobre cirurgia bucomaxilo preço e se existe a possibilidade de realizar. 

Já em outros casos, as deformidades faciais podem ocorrer em decorrência de sequelas de doenças, como o câncer ou traumas graves. 

Além de distúrbios de desenvolvimento que levam a alterações ósseas, o que pode aumentar ou diminuir os maxilares. Desse modo, é indicado a cirurgia bucomaxilo.

Quem precisa fazer a cirurgia bucomaxilo?

Como dito anteriormente, para que ocorra o encaminhamento para uma cirurgia bucomaxilo, é preciso ter algumas condições que levam a essa resolução. Os problemas específicos que levam para a operação costumam ser:

  • Dores crônicas na região da cavidade oral;
  • Pressão e estalos na movimentação da boca;
  • Dificuldade de abrir e fechar a boca;
  • Aumento do volume facial;
  • Traumatismo da rosto;
  • Fraturas causados por problemas dentários;
  • Dentes inclusos (sisos);
  • Enxaqueca;
  • Queixo pequeno;
  • Queixo grande ou pra frente;
  • Desarmonização facial;
  • Mandíbula retraída.

Quando fala nessa cirurgia, muitas pessoas possuem um certo receio, por ser algo tão a frente, ou seja, no rosto. Entretanto, é preciso buscar especialistas de qualidade para realização do procedimento. 

Assim como a cirurgia bucomaxilo, a cirurgia para tirar o siso também está inclusa em alguns tratamentos em que o dente incluso prejudica toda a arcada dentária.

Com a tecnologia, a cirurgia bucomaxilo tem sido mais simples de realizar do que a de anos atrás. Assim, ela se tornou ainda mais segura, trazendo confiança e conforto ao paciente. 

Essas situações levam ao tratamento com a cirurgia. Então, ao realizá-la, a qualidade de vida do paciente melhora bastante. 

Uma das coisas para que haja um trauma dentário ocasionando problemas faciais é o tratamento de canal não feito em que ocorre a morte da polpa dentária. 

Por isso, para evitar problemas maiores, muitas pessoas buscam saber sobre o canal dentário valor, realizado antes que o caso se agrave.

Riscos da cirurgia bucomaxilo?

Qualquer procedimento cirúrgico traz riscos ao paciente, por mais seguro que seja, isso é inevitável. 

Porém, é importante informar ao paciente os riscos que a cirurgia possui, informando de forma prévia para que alguns cuidados pré-operatórios sejam feitos. 

Dentro das inúmeras cirurgias bucomaxilofaciais, a mais conhecida e comum é a ortognática e os seus riscos podem ser hemorragia, náuseas e vômitos devido a anestesia geral.

É essencial seguir todas as orientações profissionais após a cirurgia, para que os resultados sejam bons e a recuperação seja ainda mais rápida, sem riscos de complicações. 

Geralmente, as recomendações que o cirurgião dentista passa ao paciente são: 

  • Cuidados com a higiene bucal;
  • Possível bloqueio na mandíbula;
  • Períodos de dores;
  • Edema pós-operatório;
  • Alimentos com consistência leve.

Os cuidados que devem ser feitos para realizar a operação começam desde três meses antes e continuam após a cirurgia. Então, é imprescindível o acompanhamento profissional.  

O pré-operatório e principalmente o pós podem ser difíceis, porém, a consequência que a cirurgia traz para a saúde e a autoestima é enorme, trazendo muitos benefícios.

Para realizar essa ou outras cirurgias, como o implante, é essencial buscar as melhores melhores clínicas de implantes dentários sp ou outros estados para ter profissionais de qualidade e segurança. 

Recuperação bucomaxilo

Todas as cirurgias necessitam de um tempo de recuperação e geralmente as intervenções cirúrgicas bucomaxilo podem demorar de 3 a 30 dias para recuperação completa. 

Com isso, deve-se ter paciência, pois o pós-operatório necessita de cuidados específicos, nos quais os resultados logo irão aparecer.  

Outras cirurgias, como por exemplo, a de periodontite grave necessita de um dentista especialista em periodontia, para assim, precisar de cuidados também no pós-operatório.

Desse modo, agora que já sabe como funciona a cirurgia bucomaxilo, veja com seu dentista se realmente precisa de uma intervenção cirúrgica, faça consultas periódicas e evite problemas bucais. 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Markplan, site voltado 

para a veiculação de conteúdos relevantes sobre estratégias de negócios, pensados para abranger informações e novidades relacionadas aos maiores segmentos empresariais.

Receba nossas novidades em primeira mão!

Deixe seu comentário. Participe!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

%d blogueiros gostam disto: