Como aumentar a produtividade da equipe de TI?

Hoje em dia a competição entre as empresas está cada vez mais acirrada, e isso acontece em todos os ramos de atuação. E claro, só quem vence essa corrida pela preferência dos clientes são as empresas que de fato se destacam no mercado como um todo.

Por esse motivo, muitas empresas estão buscando aumentar a sua produtividade para conseguir atender a um número maior de clientes, lucrar mais e, consequentemente, reduzir os custos de operação.

Indo nesse sentido, esse conteúdo traz 9 dicas de como empresas focadas em Tecnologia da Informação (TI) podem aumentar a sua produtividade interna.

Portanto, se você tem uma empresa de suporte de TI ou que presta qualquer outro tipo de serviço no setor, continue lendo esse artigo. Com a prática das dicas elencadas abaixo a sua empresa subirá de patamar em pouco tempo!

produtividade da equipe de ti

1. Aprimore a gestão de tempo

Para começar a nossa lista, devemos dizer que para ter uma equipe mais produtiva você tem que aprimorar ou promover um aprimoramento na gestão do tempo dos seus comandados.

Afinal, sem organizar o tempo é praticamente impossível ser produtivo de verdade, levando em consideração que o cérebro humano tende a se acomodar, o que leva à procrastinação. Além disso, nós não somos produtivos o tempo todo, o que faz necessário curtos períodos de descanso para literalmente recompor as energias.

Se você não faz ideia de como melhorar o seu tempo e o tempo da sua equipe, siga o método de Pomodoro para gestão do tempo. Veja como ele funciona no passo a passo abaixo:

  1. Trabalhe durante 25 minutos sem parar;
  2. Passado esse período, faça uma pausa de 5 minutos;
  3. Em seguida, retome o trabalho por mais 25 minutos;
  4. Repita esse processo 4 vezes e faça uma pausa de 30 minutos depois da última vez.

Ponha essa dica em prática no dia a dia da sua empresa!

2. Automatize a empresa

Chega a ser estranho citar esse fato, mas por incrível que pareça existem empresas de suporte de TI que não são totalmente automatizadas, apesar de trabalharem com automação.

Portanto, a nossa segunda dica é simples: automatize a sua empresa para aumentar a produtividade da sua equipe.

Nesse processo você deverá investir, principalmente, em equipamentos e softwares adequados à rotina da sua empresa e ao tipo de serviço que você presta. Comece hoje mesmo!

3. Crie um ambiente de trabalho saudável

Muitos líderes e patrões desdenham desse fato, mas um bom ambiente de trabalho é simplesmente essencial para que uma empresa seja produtiva de verdade.

Então, invista na melhoria dos espaços da sua empresa, fornecendo todo o aparato que os seus colaboradores precisam para desempenharem as suas funções.

Dentre essas melhorias estão: manter o ambiente sempre limpo, manter equipamentos em bom funcionamento, melhorar a climatização do local, promover conforto, etc.

Caso a sua equipe trabalhe em home office, ofereça todo o suporte para que eles se sintam seguros e assim façam o seu trabalho a pleno potencial.

4. Defina metas claras e alcançáveis

Nenhuma empresa sobrevive sem a demarcação de metas plausíveis e claras o suficiente. E isso não é diferente para empresas de suporte de TI.

Nesse sentido, a nossa quarta dica é que você faça uma análise do perfil da sua equipe de trabalho e determine metas de produtividade gerais e individuais, mas que sejam sempre possíveis de alcançar. Nada de números e prazos mirabolantes e criados a partir do nada.

Além disso, é mais indicado dividir tarefas claramente. Nada de “todo mundo faz tudo”, porque quando os colegas de trabalho sabem exatamente o que o outro deve fazer, o interesse por se esforçar na sua função aumenta, o que impacta positivamente a produtividade geral.

5. Faça um monitoramento dos resultados alcançados

Associado à determinação de metas, você precisa também criar uma rede de monitoramento para observar se os seus colaboradores estão alcançando os resultados propostos.

Mas vale ressaltar que esse monitoramento não deve ser invasivo, persecutório ou pressionante. O processo deve ser natural e focado em identificar possíveis problemas que devem ser ajustados para que haja o aprimoramento dos processos internos.

Por fim, vale a dica de que esse monitoramento é ainda mais necessário para o acompanhamento de profissionais que trabalham em home office.

6. Invista na qualificação dos seus colaboradores

A área de TI é bastante dinâmica e está em constante evolução, assim como todos os demais setores profissionais que surgiram com a expansão da internet e das tecnologias.

Por esse motivo, qualquer empresa que trabalhe com Tecnologia da Informação precisa propor uma rotina de qualificação e aprimoramento constante aos seus colaboradores.

Se você é empresário no setor, não perca tempo. Faça uma apuração dos assuntos nos quais os seus funcionários apresentam mais dificuldades e invista em cursos, palestras, workshops e outros materiais que possam cobrir essas lacunas.

7. Melhore a comunicação da equipe

Um dos fatores que mais impactam a produtividade numa empresa de TI ou de qualquer outro ramo, é a má comunicação.

Dessa forma, para ter um grupo de colaboradores mais atentos e produtivos, invista na melhoria da comunicação da sua equipe. O foco deve ser aumentar a fluidez dessa comunicação, bem como torná-la mais leve, descontraída e assertiva, sem informações cortadas ao meio.

Isso pode ser feito por meio de cursos e palestras, mas também através de rodas de conversa francas e descontraídas, em que cada um pode expressar onde encontra mais dificuldade na comunicação. Experimente por isso em prática na sua empresa!

8. Motive a equipe

A motivação é um dos principais combustíveis para a produtividade de uma empresa, pois nenhum ser humano produz bem se estiver desanimado.

Assim, para aumentar a produtividade da sua empresa de suporte de TI você precisa criar um ambiente que seja motivacional em sua essência.

Para tanto, ofereça recompensas por metas alcançadas, crie planos de carreira, dê bonificações, melhore o relacionamento interpessoal com os funcionários, etc. Essas e outras ações hão de animar os seus funcionários e fazê-los produzir mais e melhor!

9. Organize a rotina da sua empresa

Por último na nossa lista, mas definitivamente não menos importante, temos a dica de que você deve organizar a rotina da sua empresa se quiser aumentar a produtividade dela.

Essa organização deve ser feita com base em um calendário mensal, quinzenal ou semanal, onde as atividades devem ser elencadas por ordem de prioridade. Em outras palavras, você precisa organizar o que tem que ser feito, quando tem que ser feito e por quem tem que ser feito. 

Com esse nível de organização, a sua empresa renderá muito mais e muito melhor!

Receba nossas novidades em primeira mão!

Deixe seu comentário. Participe!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

%d blogueiros gostam disto: