Dia da Mulher tem debate e cultura no Sesc Niterói e no Sesc São Gonçalo

zeze-mota-sesc

Todas as atividades são gratuitas; exposições de temática feminina ficam em cartaz o mês inteiro

Diz o senso comum que todo dia é dia das mulheres. Apesar disso, o dia 8 de março é dedicado a elas e às suas lutas. Para marcar a data, o Sesc preparou programações especiais nas unidades Niterói e São Gonçalo, todas gratuitas. São exposições que ficam em cartaz todo o mês de março, shows e um debate sobre as questões de gênero em diferentes esferas.

Com a mediação da jornalista Sônia Araripe, da revista Plurale, especializada em terceiro setor, o Sesc Niterói promove o debate “Mulheres em Destaque” com a participação de representantes de instituições centrais no mundo acadêmico. Para participar, é necessária inscrição prévia pelo telefone 2704-2712. Encerrando o debate, a atriz e cantora Zezé Motta, que também vai participar dos debates, apresenta seu show “Divina Saudade”, em que homenageia Dalva de Oliveira.

Já o Sesc São Gonçalo traz a Orquestra Lunar, banda formada por 10 mulheres que cantam e tocam instrumentos de orquestra. Capitaneadas por Áurea Martins, que tem mais de 40 anos de sucessos como cantora da noite desde a Rádio Nacional, as artistas cantam música brasileira e dançante, entre choros, sambas e música pop. A Orquestra Lunar é a única orquestra totalmente feminina em atividade no Brasil.

Confira a programação completa abaixo.

SESC NITERÓI – Rua Padre Anchieta, 56, Centro. Tel.: 2719-9119

8/3 a 29/3 – Exposição Mulher, NEGRA Mulher

Exposição de fotos e vídeos que retratam a condição de mulheres nos mais diversos meios sociais. Direção de produção, curadoria e concepção de Flávio Rocha. Fotografias de Ernane Pinho. 8h às 17h. Grátis. Livre.

8/3, 9h – Debate Mulheres em Destaque

Com mediação da jornalista Sônia Araripe, da revista Plurale, o debate Mulheres em Destaque vai discutir as questões de gênero em várias ramificações (Cultura, Educação, Violência, Trabalho e Sociedade).

Grátis, com inscrições pelo telefone 2704-2712.

– Mulher e Educação

A trajetória da mulher na Educação Brasileira, Profa. CARMEM

RANGEL, Socióloga; Mestre em Educação; Coordenadora de Projetos da Fundação Darcy Ribeiro.

– Mulher e Cultura

Dificuldades enfrentadas pelas mulheres no âmbito cultural, ZEZÉ MOTTA, Atriz e cantora.

– Mulher e Sociedade

Avanços e retrocessos, LILIANE COSTA REIS – Socióloga, Mestre em Administração pela EBAPE da Fundação Getúlio Vargas/RJ, Coordenadora da Expo Desenvolvimento Local.

– Mulher e Trabalho

Empreendedorismo da mulher e o trabalho cooperativo na luta pela geração de renda, DAYSE VALENÇA, Especialista em Cooperativismo popular pela Runö Folkhögskola – Estocolmo – Suécia; Fallow da Ashoka, Coordenadora de projetos na ASPLANDE – Assessoria Planejamento e Desenvolvimento e Facilitadora da Rede Cooperativa de Mulheres Empreendedoras.

– Mulher e Violência

Violência contra a mulher e a luta por direitos, ADRIANA MOTA

Presidente do CEDIM – Conselho Estadual dos Direitos da Mulher do RJ, socióloga, formada pela Universidade Federal Fluminense, com especialização em Estudos e Pesquisa em Direitos Humanos,Gênero e Violência pelo NESEG/IFCS/UFRJ.

– Encerramento com Zezé Motta

A atriz e cantora Zezé Motta show “Divina Saudade”, em que homenageia Elizeth Cardoso.

SESC SÃO GONÇALO- Av. Pres. Kennedy, 755, Estrela do Norte. Tel.: 2712-2342

4 a 30/3 – Exposição O Feminino e o Direito

Exposição sobre a mulher no contexto social de diversas épocas. A representação social do feminino, as lutas, os direitos e, sobretudo, a evolução das relações sociais no que tange à questão de gênero, tendo este como elemento de transformação da sociedade.

Terça a Domingo, 9h às 18h. Grátis. Livre.

8/3m, 18h – Orquestra Lunar

Formada apenas por mulheres, capitaneadas por Áurea Martins, a banda apresenta repertório repleto de sucessos nacionais e internacionais e promete colocar todos para dançar.

Grátis. Livre.

Deixe seu comentário. Participe!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: