Exposições nas unidades do Sesc em Niterói e em São Gonçalo

O papagaio e as araras 30 x 60 cm acrílica sobre tela 2013 (1280x638)

Exposições nas unidades do Sesc em Niterói e em São Gonçalo retratam importantes traços da identidade brasileira

“Amazônia, paraíso tropical”, em Niterói: arte naif sobre a maior floresta tropical do mundo. E “Nossa pintura”, em São Gonçalo, reúne fotos da arte corporal de índios 

O feriado prolongado do Dia do Trabalhador (1/5) é uma boa oportunidade para se visitar duas exposições de artes visuais nas unidades do Sesc em Niterói e em São Gonçalo. As mostras “Amazônia, paraíso tropical”, sobre o “pulmão do mundo”, e “Nossa pintura”, que mostra a arte corporal de uma tribo indígena, são um programa para toda a família e com entrada gratuita. Além de serem bonitas para os olhos também têm um conteúdo educativo sobre a identidade brasileira. Com estas exposições, o Sesc mais uma vez deixa claro seu papel como um facilitador do acesso à arte e à cultura.

O Sesc Niterói mostra ao público o trabalho da artista plástica Berenice Barreto, a Berenic, que redescobre a diversidade da Amazônia e seus recursos hídricos através de uma lente de aumento em pinturas que mostram a exuberante fauna e flora amazônica, sempre com cores vibrantes – marca registrada da pintora. Na exposição “Amazônia, paraíso tropical”, a artista convida o espectador a conhecer uma Amazônia marcada pela multiplicidade de imagens. Por meio da arte naif, a Amazônia apresentada é um lugar fantástico, gerado pela capacidade criativa da artista, autodidata que não conhece a região pessoalmente, mas foi capaz de captar a essência das cores e a exuberância da floresta. Esse universo de Berenic é mostrado por meio de 26 telas.

Já no Sesc São Gonçalo, a exposição inédita “Nossa Pintura” traz 21 fotos da arte da pintura corporal do povo indígena Mebengôkre-Kayapó. Capturadas pelos fotógrafos e documentaristas Fabio Nascimento e Thiago Oliveira e montada exclusivamente para o Sesc, a exposição tem parceria com o Museu do Índio. Além da exibição das fotografias, diariamente o público também pode assistir ao curta-metragem “Nossa Pintura”, que mostra o processo de criação dos índios.

Serviço

Exposições no Sesc – até 31/5

– Amazônia, paraíso tropical

Terça a sábado, das 8h às 17h

Sesc Niterói: Rua Padre Anchieta, 56, Centro. Tel.: 2719-9119

Livre

Grátis

– Nossa pintura

Terça a domingo, das 9h às 17h

Sesc São Gonçalo: Av. Presidente Kennedy, 755, estrela do Norte. Tel.: 2712-2342

Livre

Grátis

 

Deixe seu comentário. Participe!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: