Niterói recebe 3ª edição do Picadeiro Móvel, no Campo de São Bento

Picadeiro Móvel

Realização do projeto do Sesc RJ envolve a atuação direta de cerca de 90 artistas das mais diversas modalidades.

Palhaços, mágicos, trapezistas, quanta diversão encontramos nos picadeiros de todo o Brasil. A história do circo acompanha gerações de brasileiros e o Sesc RJ convida a população fluminense a participar desse resgate da cultura popular com as apresentações do Picadeiro Móvel, projeto que visa promover uma mostra de trabalhos de artistas circenses de forma gratuita. A partir do dia 10 e 11 de agosto, entre 9h e 17h, o Campo de São Bento vai se transformar por um final de semana no maior picadeiro do estado do Rio de Janeiro.

Tombado pela Prefeitura de Niterói em 1990, o Campo de São Bento foi o local escolhido para a 3ª edição do projeto Picadeiro Móvel. Quem passar pelo parque poderá conferir cerca de 16 performances, incluindo espetáculos, intervenções artísticas, atividades formativas e encontros entre profissionais de todas as formações circenses. A realização do Picadeiro Móvel envolve a atuação direta de cerca de 90 artistas, das mais diversas modalidades como espaços de preservação da memória, pesquisa e difusão da arte do circo, um dos principais objetivos do Sesc RJ

Ao longo de uma semana, escolas da rede pública de Niterói, a estação Araribóia (Barcas), o Teatro Sesc Niteroi e o Campo de São Bento receberão artistas do Rio de Janeiro, São Paulo, Tocantins, Paraná, Brasília, Paraíba, Rio Grande do Sul e Argentina que irão percorrer a cidade de Niterói com suas criações, demonstrando técnicas e habilidades, como acrobacia, malabarismo, equilibrismo, palhaçaria e ilusionismo.

O projeto Picadeiro Móvel é uma iniciativa que busca ainda evidenciar trabalhos de destaque no panorama do circo, que tragam elementos inovadores que estimulem e promovam o desenvolvimento do circo para os artistas locais, além de garantir maior visibilidade da programação no cenário da cidade. O Picadeiro Móvel é a maior realização do Sesc na linguagem do circo do estado do Rio de Janeiro. 

Com a cocuradoria de Richard Riguetti, uma das maiores referências de militância na linguagem circense no território nacional, a programação reúne trabalhos de tradição e de investigações contemporâneas.

Programação

Uma seleção de espetáculos de circo tradicional e contemporâneo está na programação do Picadeiro Móvel. As apresentações terão entrada gratuita e, entre elas, números de mágica, malabarismo, equilíbrio, música ao vivo e palhaçaria. Entre as atividades, das 7:30 às 8:30h, a estação Arariboia recebe nos dias 08 e 09 de agosto, performance circense com o artista Bruno Carneiro, que irá interagir com o público usuário da Barca Rio-Niterói. A performance realizada com uma bola, utiliza as técnicas de manipulação de objetos, contorção e acrobacias. Com uma trilha sonora instigante, a intervenção será realizada entre os passantes, tornando-a viva e fluida.

No dia 09 de agosto, o Teatro do Sesc Niterói recebe, às 19h, Os Mequetrefe, do Grupo Parlapatões (SP). Em Os Mequetrefe quatro palhaços que, não por acaso, se chamam Dias, vivem a jornada de um longo e divertido dia. Do despertar à hora de ir dormir, revelam como a desconstrução da lógica cotidiana pode abrir espaço para outras maneiras de encarar a vida. Vivendo situações bem comuns esses cidadãos nada comuns provocam uma série de confusões tão hilárias quanto poéticas.

No dia seguinte, dia 10 de agosto, às 14h30 será apresentado o curta Vesti la Giubba. Livremente inspirado na ópera Pagliacci, de Ruggero Leoncavallo, o curta fantasia sobre a vida do personagem Canio, anos após os trágicos eventos narrados naquela obra clássica. Mais tarde, às 15h, o público poderá conferir A Mostra Espaço Circo, atividade que reúne os alunos dos cursos de Iniciação ao Circo e Laboratório de Circo da unidade Sesc Niterói, com o objetivo de promover o intercâmbio de artistas, estimular a criação e a criatividade, revelar novos talentos e proporcionar ao público acesso à diversidade de linguagens do circo contemporâneo.

No Campo de São Bento, a partir das 9h do dia 10 de agosto, haverá oficinas circenses, com vivências práticas das técnicas de perna de pau e malabares, a fim de desenvolver o potencial criativo corporal dos participantes, promovendo uma aproximação do público com a arte circense. Às 11h, o público vai participar da performance “Monóculos Fotográficos – Memória familiar em fotografias”, atividade na qual serão feitos monóculos na hora com retratos das pessoas presentes. Elas serão fotografadas e poderão ver o processamento do filme e montagem dos monóculos, podendo retirá-los ao final da atividade.

Às 10h30, inicia-se a apresentação de espetáculos, com a performance de “Homem banda”, seguida de Tempo de Brincar (11h), Gramellôs, o show (12h),

O melhor show do mundo…na minha opinião (13h), Mix Dux (14h), Inka Clown Show (15h) e A fabulosa charanga dos excêntricos (16h). Já no dia 11h, a partir das 10h30 será apresentado Devaneio, seguido de De volta ao picadeiro (11h), Gran Pequeno Circo Chirulico (12h), Trio Flamini (13h), O Trapezista (14h), Misto Quente (15h) e Sanfônica no Circo (16h).

SERVIÇO

3ª EDIÇÃO DO PICADEIRO MÓVEL

09 e 10/08 – Sesc Niterói | Rua Padre Anchieta, 56 – São Domingos, Niterói – RJ, 24210-050 | (21) 2719-9119

10 e 11/08 – Campo de São Bento (Parque Prefeito Ferraz)* | Lopes trovão com Avenida Roberto Silveira, s/n – Icaraí, Niterói – RJ – *A programação será realizada próxima ao Centro Cultural Paschoal Carlos Magno             

Estação Araribóia – CCR Barcas | Praça Araribóia – Centro, Niterói – RJ

Programação Gratuita

Deixe seu comentário. Participe!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: