O inédito “Encontros Literários Temáticos do Sesc” vai reunir nomes como Xico Sá, José Castello e Iara Rennó para debater temas da atualidade

Alexandre Marques

O inédito “Encontros Literários Temáticos do Sesc” vai reunir nomes como Xico Sá, José Castello e Iara Rennó para debater temas da atualidade

O encontro em Niterói será no dia 24/09 (quinta)

Um espaço para discutir assuntos contemporâneos com pensadores, escritores, críticos, psicanalistas, artistas, roteiristas e personalidades influentes da atualidade. O Sesc lança o projeto gratuito “Encontros Literários Temáticos do Sesc” e estimula debates e reflexões sobre uma pluralidade de questões de interesses cotidianos através de palestras, apresentações artísticas, lançamentos de livros e muito mais. O projeto itinerante estreia no próximo dia 22/09 (terça), no Sesc Tijuca, às 18h, com o tema “Extremos – Círculo de leitura de ficções radicais”. No dia 24/09, o mesmo tema será apresentado no Sesc Niterói com a leitura de trechos do clássico “Alice no país das maravilhas”, de Lewis Carrol, obra que em 2015 completa 150 anos. Para aprofundar o assunto, o escritor e jornalista José Castello e a psicanalista Hena Lemgruber propõem reunir um público interessado para ler, comentar e interpretar o livro e sua atemporalidade. No dia 20/10, também no Sesc Tijuca, às 18h, começa outra rodada nas unidades do Sesc com o tema “Poesia e Prosa – o erotismo na produção literária brasileira”, com nomes renomados, como a artista Iara Rennó, o escritor Xico Sá e o jornalista Alexandre Marques Rodrigues.

A primeira roda de discussões – com o tema “Extremos – Leitura de ficções radicais” – vai percorrer diversas unidades do Sesc. No dia 23/09 (quarta), será no Sesc Madureira, às 15h. No dia 24/09, no Sesc Niterói, às 18h. Para encerrar a rodada deste tema, o Sesc Teresópolis recebe José Castello e Hena Lemgruber no dia 25/09, às 15h. O encontro do escritor com a psicanalista se explica porque ambos realizam um projeto semelhante, de leituras de ficções, há oito anos.

Nova temática
A partir de 20 de outubro, uma nova temporada do projeto, que passará por duas unidades do Sesc. O tema “Poesia e prosa – o erotismo na produção literária brasileira” estreia no Sesc Tijuca, às 18h. O debate aborda variadas questões: os autores que trataram do sexo na poesia e na prosa (sempre assinando com pseudônimos), o erotismo presente na literatura desde a antiguidade, os autores contemporâneos que tratam do erotismo em suas obras e o tabu que ainda existe ao se falar sobre sexo. Para conduzir o assunto e esquentar a plateia, a multiartista Iara Rennó conversa com o escritor e psicólogo Alexandre Marques Rodrigues sob a mediação do jornalista Bolívar Torres. No dia 21/09, às 19h, é a vez do Sesc Madureira receber o debate entre Iara Rennó e o escritor, jornalista e grande cronista Xico Sá, também mediado por Bolívar Torres.

Mas o “Encontros Literários Temáticos do Sesc” não para por aí. A terceira temporada continua na programação do Sesc com o tema “Corrupção e poder – epidemia na política brasileira” – ainda sem data confirmada -, que também vai percorrer diversas unidades até o fim do ano. Imperdível não só para os interessados em literatura, jornalismo, arte e psicanálise. Mas para todos que se interessam em aprender e refletir sobre temas contemporâneos em um espaço essencialmente democrático, que promove e estimula o acesso à informação.

Xico Sá por jorge_bispo-3436

Serviço Niterói

“Encontros Literários Temáticos do Sesc”

Sesc Niterói

24/09 (quinta), às 18h

Tema – “Extremos – Círculo de leitura de ficções radicais” – 150 anos de “Alice no país das maravilhas”

Debatedores: José Castello e Hena Lemgruber

Endereço: Rua Padre Anchieta, 56.

Tel.: 2719-9119.

Classificação: 12 anos.

 

Deixe seu comentário. Participe!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: