Porto da Pedra: Carlinhos de Jesus tira as medidas do figurino de porta-bandeira para o desfile

Porto-da-Pedra-Carlinhos-de-Jesus_0036
Coreógrafo aproveitou para anunciar o nome de seu par na avenida

Faltando pouco mais de um mês para o desfile oficial, a Porto da Pedra viveu um momento importante na tarde de ontem. Nome confirmado no desfile da vermelho e branco de São Gonçalo,o coreógrafo Carlinhos de Jesus recebeu a equipe da escola para tirar as medidas  de seu figurino para o desfile, onde interpretará Ubaldo, o primeiro porta-bandeira da história do carnaval.

O figurino idealizado pelo carnavalesco Leandro Valente será confeccionado pela estilista Paula Oliveira. Formada em Moda e especializada em pret-a-porter, a estilista estréia no carnaval com o pé direito.

– Para mim o desafio maior será carnavalizar o figurino do Carlinhos aliando a masculinidade à elegância e brilho de um figurino de porta-bandeira. A concepção foi feita com o Leandro, .discutida comigo e aprovada pelo Carlinhos, ou seja, conseguimos agradar a todos e, principalmente, deixá-lo à vontade para evoluir na avenida, explicou a estilista que tem seu ateliê em São Gonçalo.

Maria Adamastor será interpretada por Preta Nascimento

Durante o encontro, Carlinhos de Jesus aproveitou para anunciar o nome de seu par no desfile. Vanessa Nascimento, conhecida como Preta, integra a Companhia de Dança Carlinhos de Jesus há 14 anos, oito deles como par do dançarino nos espetáculos apresentados Brasil afora, tais como o “Isto é Brasil”, sucesso da Companhia há anos. Bailarina de formação, Vanessa também integra a comissão de frente da Mangueira, que este ano volta a ter o comando do coreógrafo. Na expectativa para encarnar um  personagem inédito em sua carreira, Carlinhos de Jesus falou sobre a escolha de seu par.

– Quando recebi o convite para interpretar o Ubaldo e soube de toda a sua história e importância para o carnaval, vi que precisaria ter como par alguém que estivesse comigo o máximo de tempo possível para a construção deste personagem. A Vanessa, além de integrar o elenco da Companhia de Dança, é minha parceira há anos e isto facilita muito por conta dos compromissos que tenho. O Leandro me deixou livre para escolher a Maria Adamastor e acho que defenderemos esses personagens com louvou, disse ele.

Segundo Leandro Valente, carnavalesco da Porto da Pedra, a passagem da dupla Ubaldo e Maria Adamastor na Avenida, será um dos pontos altos do desfile da escola.

– O desfile da Porto da Pedra está pautado na emoção e este será, sem dúvida, um dos momentos mais marcantes. Embora Ubaldo e Maria Adamastor nunca tenham bailado juntos, eles são os precursores do que vemos atualmente. Estamos promovendo o encontro das duas referências que mudaram a história do quesito. Foi Ubaldo, porta-bandeira da Portela, que viu a necessidade da inversão dos papéis, pois ainda que fosse a maior honra do desfilante levar o pavilhão da escola, ali estava a competição, já que saía vitorioso aquele que conseguisse rasgar o pavilhão adversário e a mulher, que na época era o mestre-sala, não teria força física para defender o pavilhão, explicou Leandro.

Já ensaiando e estudando movimentos e gestuais para a apresentação ns Sapucaí, Vanessa comenta que terá em mestre Manoel Dionísio, que também estará presente no desfile, uma de suas principais referências.

– Como não se tem registros em videos ou em foto de como se apresentava a Maria Adamastor, a ideia é aproveitar toda a pesquisa histórica do Leandro e também nos reunirmos com o mestre Dionísio para inspirar a coreografia. Com certeza ele será uma de nossas principais referências, disse Vanessa.

A dupla já confirmou presença no ensaio técnico do Tigre, que acontecerá no dia 25 de janeiro, a partir das 19:30 no Sambódromo. O desfile oficial acontece no dia 28 de fevereiro, primeiro dia de apresentações da Serie A do carnaval carioca.

A Porto da Pedra levará para a Passarela do Samba, o enredo ” Majestades do Samba: os defensores o meu pavilhão”, que contará a origem e história do bailado do casal de mestre-sala e porta-bandeira. Os ensaios da vermelho e branco acontecem às quartas e domingos em São Gonçalo.

Créditos: Ricardo Almeida

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Posts Relacionados

Peça infantojuvenil conta as aventuras de uma refugiada por diversas partes do...

Rolar para cima