Sesc RJ Pulsar-Antonio-Queiroz-Marisa Orth-Cred-Helio-Melo

Sesc RJ abre linha de editais de R$ 30 milhões para seleção de projetos artísticos

Sesc RJ Pulsar-Antonio-Queiroz-Marisa Orth-Cred-Helio-Melo

Edital de Cultura Sesc RJ Pulsar 2022/2023, lançado nesta terça-feira (31/5), é o primeiro dessa linha. Inscrições de projetos artísticos poderão ser feitas de 9 de junho a 8 de julho.

RIO DE JANEIRO – O Sesc RJ lançou nesta terça-feira (31/5), em evento na sua sede no bairro do Flamengo, o Edital de Cultura Sesc RJ Pulsar 2022/2023 com o objetivo de selecionar propostas artísticas que integrarão parte da sua programação em 2023. A iniciativa se propõe a fomentar e apoiar a produção artística e cultural, em suas diversas manifestações, comprometendo-se com o estímulo aos processos artísticos em desenvolvimento, com a formação de público e com a inclusão social. Ainda este ano, outros editais serão lançados e, no total, serão destinados até R$ 30 milhões para produções artísticas.

“Em 2021, lançamos a primeira edição do Edital Sesc RJ Pulsar, e o sucesso da iniciativa pode ser observado hoje em dia nos nossos equipamentos culturais, que estão recebendo uma enorme variedade de obras artísticas, de elevada qualidade técnica e com conteúdos de grande relevância social. Este ano, estamos consolidando o Edital como uma ferramenta de democratização da cultura e de fomento a esse setor da economia que foi bastante afetado durante a pandemia, merecendo por isso toda a nossa atenção”, disse Antonio Florencio de Queiroz Junior, presidente do Sesc RJ e do Sistema Fecomércio RJ.

Serão aceitos projetos de todo o Brasil de exposições de artes visuais, de audiovisual expandido, espetáculos teatrais, circenses e de dança, temporadas de teatro, dança e circo, realizações literárias, apresentações musicais, além de licenciamento de curtas-metragens, destinados aos públicos adulto e infantil.

A apresentação das obras ocorrerá em diferentes ambientes como espaços expositivos, salas de teatro, auditórios e espaços abertos dentro das unidades do Sesc no estado do Rio de Janeiro. Os valores destinados a cada produção dependem do porte e da linguagem artística.

Podem se inscrever pessoas jurídicas estabelecidas no Brasil, com ou sem fins lucrativos, de natureza cultural, legalmente constituídas, além de Microempreendedores Individuais (MEI). As inscrições podem ser feitas a partir de 9 de junho até 8 de julho por meio de formulário eletrônico disponível em https://editaldecultura.sescrio.org.brO Edital e seus anexos estão disponíveis no site do Sesc RJ (www.sescrio.org.br)

A seleção se dará em duas etapas, sendo a primeira de caráter eliminatório, quando serão avaliadas a documentação e adequação técnica da proposta. Na segunda etapa, os projetos serão analisados por uma Comissão de Seleção e Avaliação composta por profissionais de notório saber da arte e da cultura e por representantes do Sesc RJ que atuam no planejamento e no desenvolvimento da programação cultural da instituição no estado do Rio de Janeiro.

Reconectar, movimentar e impulsionar

O conceito do edital está amparado em três pilares, representados pelos verbos “reconectar”, “movimentar” e “impulsionar”. A intenção é reconectar o artista com o palco, movimentar a relação dele com o público do Sesc RJ e impulsionar o fazer artístico em todas as suas esferas. O título “Pulsar” remete à ideia de “estar vivo”, numa alusão à resistência da Cultura diante da pandemia da Covid-19. 

Confira o cronograma

Inscrições – De 9 de junho até as 17h de 8 de julho de 2022

Previsão de divulgação do resultado – 28 de outubro de 2022

Receba nossas novidades em primeira mão!

Deixe seu comentário. Participe!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

%d blogueiros gostam disto: