Livros Colli Books

Tragédias ambientais: como prevenir desastres naturais?

Livro infantil alerta para importância da preservação dos recursos naturais

No Brasil, ano após ano, as chuvas causam tragédias ambientais e devastam várias cidades. O litoral norte de São Paulo e o município de São Gonçalo (RJ) são exemplos recentes de locais que foram afetados devido a fatores relacionados à chuva, com mortes, famílias desabrigadas e muita destruição. As cenas se repetem: inundações, deslizamentos de terra, estradas interditadas e interrupção de serviços básicos como abastecimento de água, gerando caos e prejudicando os moradores desses locais.

Em muitos casos, esses desastres naturais poderiam ser evitados, se houvesse um trabalho de prevenção. Cabe ao poder público executar as medidas preventivas, mas cabe à população cobrar que elas sejam realizadas. E um dos caminhos para fazer essa conscientização é por meio da literatura. Alguns livros apontam até soluções para resolver problemas ambientais.

A escritora Isa Colli defende essa bandeira há muito tempo, abusando a ludicidade nas suas propostas literárias que ao mesmo tempo encantam e educam as crianças para o cuidado com a natureza. 

“A literatura é muito eficaz para chamar a atenção das pessoas, especialmente da garotada, para temas atuais e delicados, incluindo a preservação e proteção do Planeta”, opina a autora.

No livro ‘A Nuvem Floquinho’, por exemplo, Isa alerta para a escassez de água e fala sobre a necessidade de se utilizar os recursos naturais com responsabilidade, chamando a atenção dos leitores para a necessidade de participação na consolidação efetiva de um processo de desenvolvimento sustentável.

“Por isso é tão importante e necessário conscientizar as crianças. A preservação do meio ambiente está nas mãos delas”, aponta.

Na obra ‘O Rio Grinalda’, Isa Colli fala sobre poluição dos rios, alerta para a degradação ambiental e mostra a importância da reciclagem. Nesta história, os bichos ensinam como agir diante de situações de depredações e falta de cuidado com a natureza. O livro mostra o valor da ecologia, da amizade e do trabalho em grupo.

“O meio ambiente vem sofrendo com ações impactantes do homem que resultam em danos irreversíveis. Ter uma consciência ambiental é fundamental para a sobrevivência e a preservação de nossos recursos naturais. Por isso, me preocupo em escrever para as crianças… para que as próximas gerações cresçam mais conscientes e responsáveis’, ressalta.

Para Isa, a preocupação com o Planeta precisa ser coletiva, mas as atitudes devem ser individuais. “Se cada cidadão fizer a sua parte, ficar atento aos níveis de consumo de produtos, ao desperdício de energia, entre outras ações, os resultados serão enormes”, finaliza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Posts Relacionados

Barulho dos vizinhos – Vivemos em uma época em que a paz...

Rolar para cima