Atividade marca a maior conquista brasileira na modalidade
RIO DE JANEIRO – A nadadora Ana Marcela Cunha, campeã olímpica e uma das maiores atletas da história das maratonas aquáticas, estará nesta quarta-feira (30/7) no Sesc São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Atleta e embaixadora do Sesc RJ, ela participará de um bate-papo e de uma oficina esportiva dirigida a cerca de 300 alunos da modalidade de cinco unidades do Sesc: São Gonçalo, Niterói, São João de Meriti, Nova Iguaçu e Tijuca.
A atividade começa às 15h, no teatro da unidade, com uma conversa sobre carreira, desafios e motivação. Em seguida, o encontro seguirá para as piscinas, onde a atleta compartilhará técnicas, experiências e dicas sobre treinamento e desempenho. A ação é voltada aos alunos, mas o público poderá acompanhar a dinâmica, a depender da capacidade dos espaços.
4 anos do ouro olímpico
A iniciativa também celebra os quatro anos da conquista histórica do ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio. No dia 3 de agosto de 2021, Ana Marcela brilhou na prova dos 10 km da maratona aquática, liderando-a praticamente de ponta a ponta e completando-a em 1h59min30s08. O desempenho garantiu a primeira medalha dourada da modalidade para o Brasil.
Bravura no Mundial de Esportes Aquáticos
Recentemente, a atleta voltou a chamar a atenção do mundo pela bravura. No Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos, em Singapura, chegou em 8º lugar nos 5 km, completando a prova mesmo após sofrer um corte profundo no braço, demonstrando mais uma vez sua determinação e espírito competitivo.
Trajetória vencedora
Ana Marcela é considerada pelo Sesc RJ inspiração para os jovens, pelo seu exemplo de foco, disciplina, resiliência e determinação. Filha de pai nadador e mãe ginasta, Ana Marcela Jesus Soares da Cunha nasceu em Salvador (BA) em 23 de março de 1992. Começou a nadar com apenas 2 anos de idade, na creche que frequentava. Aos 8 anos já nadava em águas abertas, no mar e em rios. Aos 12, foi convidada a fazer parte da Seleção Brasileira de Piscina e, aos 14, já competia em águas abertas. Em 2008, com apenas 16 anos, estreou nos Jogos Olímpicos. Aos 32 anos de idade se tornou a mulher brasileira com mais medalhas obtidas em campeonatos mundiais de esportes olímpicos.
PRINCIPAIS CONQUISTAS DE ANA MARCELA CUNHA
– Campeã Olímpica em Tóquio 2020
– Campeã Panamericana em Lima 2019
– Heptacampeã Mundial
– 17 medalhas em Mundiais de Esportes Aquáticos, sendo o recorde absoluto entre homens e mulheres;
– 60 medalhas em Etapas de Circuito Mundial;
– Eleita 8 vezes a melhor do mundo pela Federação Internacional;
– Única brasileira integrante do comitê de atletas da World Aquatics. (A World Aquatics é a principal autoridade global para os esportes aquáticos, reconhecida pelo COI)
