Biscoito recheado com geleia de morango - Crédito Vannessa Magalhães

Dia do Biscoito: instrutora do Senac RJ compartilha dicas e receitas para preparar a guloseima

Biscoito recheado com geleia de morango - Crédito Vannessa Magalhães
Biscoito recheado com geleia de morango – Crédito Vannessa Magalhães

Durante as férias escolares, preparar biscoitos pode ser uma boa atividade para envolver as crianças. Instrutora também comenta sobre preparo, armazenagem e apresentação de biscoitos para venda.

Seja biscoito ou bolacha, doce ou salgado, recheado ou funcional, a guloseima que tem tantas variedades, capazes de agradar os paladares mais refinados e os mais simples, conta com um dia inteirinho para chamar de seu. O Dia Nacional do Biscoito é celebrado em 20 de julho e para adoçar a data, a instrutora dos cursos de Confeitaria do Senac RJ Vannessa Magalhães, selecionou uma receita prática, que pode ser feita com o auxílio das crianças e algumas dicas para os empreendedores que querem investir no mercado de comercialização de biscoitos.

Aproveitando o período das férias escolares, o preparo de biscoitos pode ser uma atividade lúdica, capaz de atrair os pequenos e aguçar a curiosidade sobre a gastronomia desde a infância. “O preparo do biscoito atrai as crianças, pois sua massa se assemelha a uma “massinha” de modelar, e há a possibilidade de fazer formatos variados e coloridos. Minha dica é apostar em cortadores diversos e decorar com coberturas coloridas e saborosas, como chocolate, confeitos coloridos e glacê”, explica Vannessa.

Para quem busca investir no preparo de biscoitos para venda, Vannessa sugere a massa básica para biscoitos pela sua versatilidade. “Esta massa pode ser saborizada com essências, como a de baunilha, raspas de frutas, como as de limão, pastas saborizantes, como a de pistache ou mesmo oleaginsas, como amendoim picadinho. Para manter o formato é bom gelar a massa por 30 minutos, cortar os formatos e gelar novamente antes de assar.”

Vannessa explica ainda que os cuidados com a armazenagem devem ser redobrados para garantir a validade, o sabor, a textura e a aparência dos biscoitos. “Para armazenar é importante manter fora da geladeira em potes com tampas, para evitar umidade e manter a crocância dos biscoitos. A validade do biscoito sem recheio é de até 15 dias, bem armazenados. Com recheios à base de ganache e geleia até 7 dias.”

Lembrando que a primeira impressão é a que fica, investir em embalagens personalizadas e formatos diferenciados garantem o sucesso da apresentação dos biscoitos. “Uma opção para as crianças são caixinhas de papel contendo 04 biscoitos e sacos de confeitar com duas opções de glacês coloridos, assim a criança pode fazer a decoração. Embalagens kraft, com rótulo da marca e lacinho de fita chamam muita atenção. Os biscoitos personalizados no formato dos personagens da festa e coloridos com glacê real são grandes apostas para o mercado de festas, além dos pirulitos de biscoito”, finaliza a instrutora do Senac RJ.

Confira abaixo a receita da massa básica de biscoitos e duas opções de coberturas para colocar a mão na massa e celebrar o Dia do Biscoito:

Massa Básica para Biscoitos
Ingredientes: 1 ovo125g de manteiga sem sal gelada125g de açúcar refinado250g de farinha de trigoItens para o preparo: filme plástico, papel manteiga e cortadores.

Preparo: Em um bowl,  misturar a manteiga gelada (cortada em cubos), o açúcar e a farinha de trigo, com as pontinhas dos dedos, formando uma farofinha. Abrir um espaço no centro da mistura e adicionar o ovo. Misturar bem até que se forme uma massa homogênea. Colocar a massa sobre o filme plástico e modelar um retângulo. Deixar a massa gelar por 30 minutos. Em seguida, abrir a massa com um rolo sobre uma bancada enfarinhada ou dispor a massa entre dois papéis manteiga ou filmes plásticos. Cortar com o cortador de sua escolha. Ou modelar formatos manualmente. Espessura da massa 0,3 a 0,5 cm. Dispor sobre uma assadeira untada e enfarinhada e deixar os formatos gelarem por 10 a 15 minutos. Fazer furinhos com um garfo para a massa não inflar. Assar a 180 graus até a massa dourar nas bordinhas. Espere esfriar.
Para os biscoitos casadinhos: em um biscoito dispor uma colher de sopa de recheio, feche com o que tem o furo no centro. Polvilhe açúcar de confeiteiro para decorar. 

Recheios

Biscoito recheado com geleia de morango - Crédito Vannessa Magalhães
Biscoito recheado com geleia de morango – Crédito Vannessa Magalhães

Geleia de Morango
Ingredientes: 250g de morango75g de açúcar refinado1 canela em pau (opcional)Preparo: Higienizar os morangos. Em uma panela dispor os morangos cortados em cubos, o açúcar, a canela e o suco de limão e levar ao fogo até reduzir à textura de geleia. Deixe esfriar para rechear os biscoitos.

Biscoito com cobertura de ganache de chocolate - Crédito Vannessa Magalhães_
Biscoito com cobertura de ganache de chocolate – Crédito Vannessa Magalhães

Ganache de Chocolate
Ingredientes: 200g de chocolate100 de creme de leite UHTPreparo: Derreta o chocolate e acrescente o creme de leite levemente aquecido e misture bem com fouet. Deixe em temperatura ambiente até firmar e utilize na cobertura dos biscoitos.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Posts Relacionados

Funcionamento durante o feriado de Corpus Christi: horário da Rede Supermarket varia de acordo...

Rolar para cima