Postado em 14 de abril de 2022, por Guia SG

Gastronomia

Dia mundial do café

Em grãos, em pó ou solúvel, o café pode ir além da bebida e ser apreciado na confecção de doces

No dia 14 de abril se homenageia o Dia Mundial do Café, o grão que é uma paixão especialmente para os brasileiros. E não poderia ser diferente, já que o Brasil é um dos maiores produtores de café do mundo, sendo responsável por um terço da produção global. No entanto, seja em grãos, em pó ou solúvel, o café pode ir além da bebida e ser apreciado também na confecção de doces. É o que mostra Vannessa Magalhães Abrahao, instrutora de cursos de Confeitaria do Senac RJ.  

Segundo a especialista, além de compor receitas, o café também é usado para realçar outros sabores, como o do chocolate, por exemplo. Muitas receitas com chocolate ou com cacau, principalmente bolos, têm a presença do café para realçar a intensidade do sabor. 

 “Assim como o chocolate, o café tem seu terroir, seus aromas e notas, que definem sua utilização em receitas. As notas podem ser frutadas, ácidas, florais, de caramelo, etc. A torra também interfere na sua utilização. A mais escura, por exemplo, é ideal para fazer o extrato de café, pois o sabor é mais intenso. Esse extrato é usado em caldas, massas e cremes”. – explica.  

Uma tendência na confeitaria é a associação com frutas e outros sabores menos usuais, sendo os cafés especiais essenciais na criação e harmonização dessas receitas.   


“As sobremesas com café podem ter o sabor clássico amargo valorizado ou podemos explorar as notas especiais que cada grão traz”. – acrescenta.    

Para adoçar o dia a dia, Vannessa compartilha alguns exemplos de sobremesas com café:  

Brownie com cobertura de brigadeiro de café

Brownie de chocolate com cobertura de brigadeiro de café  

Brownie de chocolate:

4 ovos

320g de açúcar

80g de manteiga

100g de chocolate em barra

120g de farinha de trigo

120g de chocolate em pó

Misture os ovos e o açúcar com o fouet até espumar. Derreta a manteiga com o chocolate em barra picado e, depois, incorpore-os à mistura. Adicione a farinha peneirada com chocolate em pó. Disponha a massa em uma forma retangular pequena, forrada com papel manteiga e asse a 180 graus por aproximadamente 40 minutos.

Brigadeiro de café:

395g de leite condensado

100g de creme de leite

10g de café solúvel

5g de glucose de milho

Leve todos os ingredientes ao fogo e cozinhe até o ponto de bloco (quando desce em bloco pela colher). Para decorar, utilize um saco de confeitar e o bico pétala 124 para fazer movimentos de zigue-zague.

Obs.: Caso queira o sabor mais intenso de café pode adicionar um pouco mais, só cuidado para não acrescentar muito e amargar.

gotas

Trufa de café  

200g de chocolate meio amargo em barra

200g de chocolate meio amargo em gotas para banhar

100g de creme de leite fresco

5g de café solúvel

1 unidade de corante em pó dourado

Para a trufa: corte ou rale o chocolate meio amargo em barra e derreta em banho-maria. Ferva o creme de leite e acrescente o café. Junte ao chocolate e misture tudo até homogeneizar. Reserve até cristalizar e, em seguida, faça pequenas bolinhas.

Para banhar as trufas: derreta ¾ do chocolate em gotas até 45 graus, depois, fora do calor, adicione o restante do chocolate ao que já foi derretido e mexa constantemente até a temperatura de 31/32 graus. Banhe as trufas e finalize com o pó dourado, com o auxílio de um pincel macio.

Receba nossas novidades em primeira mão!