Dia Mundial do Café

Dia Mundial do Café: especialista do Senac RJ ensina como extrair o melhor sabor e aroma da bebida

Dia Mundial do Café

Para tomar o melhor cafezinho, não é necessário ir a uma cafeteria nem apelar para as cápsulas. Observando algumas dicas, é possível fazer um café delicioso em casa mesmo. A instrutora do Senac RJ Priscila Soares ensina a técnica e ainda sugere receitas criativas com o grão

Na próxima quarta-feira, 14 de abril, comemora-se o Dia Mundial do Café. Essa bebida tradicional é presença diária nas mesas da maioria dos brasileiros. Mas será que as pessoas realmente sabem qual é a melhor forma de fazer um tradicional cafezinho coado? A instrutora do Senac RJ, Priscila Soares, dá algumas dicas para quem quer aproveitar o melhor sabor e aroma da bebida sem precisar sair de casa nem apelar para as cápsulas. A especialista ainda sugere duas receitas criativas utilizando o grão, entre elas um original caramelo salgado de café para servir com frango grelhado.

A primeira dica de Priscila é, se possível, comprar o café em grão, pois o contato com o ar oxida o café, degradando alguns compostos. “Moer o grão no momento do preparo faz toda a diferença. Além de minimizar o processo de oxidação, o café moído na hora preserva os aromas que estão no interior do grão. Atualmente existem várias opções de moedores domésticos. Também é possível comprar o café em alguma loja que faça a moagem na hora, no entanto, esse produto deverá ser consumido no menor prazo possível”, explica.

Outra dica seria optar por grãos com torras médias e frescas: muitas das moléculas aromáticas do café são provenientes do processo de torra, por isso, quanto mais fresca a torra, mais aromático o café será. Quanto à intensidade da torra, as torras mais escuras conferem notas amargas e de borracha queimada. Já as torras mais claras evidenciam aromas primários, como frutado, doce e floral, da própria fruta”, explica.

A água também faz muita diferença. Ela deve ser sempre filtrada, já que o cloro interfere na extração e no sabor da bebida e sua temperatura deve estar superior a 96°C. Para começar, vale observar a proporção de 10g de café para 100ml de água. Se preferir mais forte, é só ajustar quantidade de café a gosto. “Uma dica é umedecer o filtro de papel ou tecido com água quente. Isso ajuda a retirar algum resíduo e prepara os poros do filtro para a filtração. Atualmente encontramos filtros permanentes de inox que são ótimas opções. Fáceis de higienizar, têm alta durabilidade e não gera resíduo. O planeta agradece”, indica Priscila.

Em seguida, coloque o café moído no filtro e faça uma pré-infusão com um pouco da água. Só para molhar o café e ele se “acostumar” com a água. Em seguida, verta o restante da água em fluxo contínuo e molhando todo o café. Agora é só beber!

Receitas com café

Autora: Priscila Soares

Espresso Tônica Tropical

Ingredientes:

  • 50 ml de café
  • 30 ml de gin
  • 20 ml de licor de laranja
  • 2 fatias de laranja
  • Água tônica ou Água com gás
  • Gelo

Preparo: encha 2/3 do copo de sua preferência (prefiro as taças bojudas) com gelo. Adicione o café resfriado, o licor e o gin, e mexa delicadamente. Complete com água tônica. Decore com as fatias de laranja.

Caramelo salgado de café para servir com frango grelhado

Ingredientes:

  • 200 g de açúcar mascavo
    50 ml de café bem forte
  • Sal
  • Pimenta da Jamaica moída
  • Pimenta do reino preta moída

Preparo: em uma panela misture o açúcar e o café, em seguida leve ao fogo. Acrescente as pimentas e o sal (o quanto gostar). Mexa até adquirir uma textura mais encorpada, como se fosse um molho levemente espesso.

Sirva sobre o frango grelhado. Você vai se surpreender.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Posts Relacionados

Funcionamento durante os feriados de Tiradentes e São Jorge varia de acordo com cada...

Rolar para cima