Postado em 01 de fevereiro de 2016, por bernardo

Notícias

Já revisou seu carro para viajar no carnaval

Já revisou seu carro para viajar no carnaval?

Confira algumas dicas para garantir a segurança do seu carro durante o feriado prolongado.

Carnaval é um dos feriados que leva várias pessoas às estradas de todo o país. Com isso é importante ter muito cuidado, pois ocorrem muitos acidentes por falta de manutenção do veículo. Para programar a tão esperada viagem, Pedro Gavinho, piloto profissional de kart e consultor técnico da concessionária Honda Hayasa, dá uns conselhos para que a viagem não fique a ver navios.

O óleo do motor é responsável pela lubrificação dos componentes internos, sendo também útil na refrigeração e desempenho geral do motor. Alguns automóveis substituem o óleo a cada 10.000km ou 1 ano (12 meses) sempre o que ocorrer primeiro (importante: mesmo não atingindo os 10.000km ele tem validade de 12 meses).

Vale também conferir todos os níveis de fluidos e na parte elétrica verificar as luzes como farol, lanterna, luzes de freios incluindo o Brake light, luzes de neblina, etc…; verificar o funcionamento e eficiência dos limpadores de para-brisas. “Normalmente só percebemos que não está bom quando pegamos uma chuva forte, e neste caso estamos correndo risco, pois a visibilidade é fundamental para uma condução segura”, explica Pedro. Em condições de chuva, sempre manter uma boa distância do carro a frente, diminuir a velocidade e evitar ao máximo mudanças bruscas de direção.

Em relação aos pneus, deve-se verificar as condições quanto a profundidade dos frisos, inclusive step. Os pneus são muito importantes para a estabilidade do veículo e segurança de todos. Calibrar os pneus sempre seguindo as orientações do fabricante, pressão inadequada nos pneus pode causar falta de estabilidade e até a perda de controle da direção. Procure calibrar os pneus o mais próximo de sua residência ou trabalho para que os mesmos estejam frios, pois a temperatura influencia diretamente a pressão dos pneus .

O consultor ainda recomenda a utilização sempre dos cintos de segurança, inclusive nos bancos traseiros. Respeite as sinalizações e velocidade máxima da via. “Tenha uma direção defensiva, evitando bandalhas e atalhos. Afinal, você vai viajar para se divertir, não é ?  Então uma ótima viagem repleta de alegrias e segurança”, finaliza Pedro. 

Sobre Hayasa – Honda

Desde 1999 no mercado, quatro lojas, sendo a única concessionária Honda em Niterói, a Hayasa hoje conta com filiais em Petrópolis, Teresópolis e Rio das Ostras. Comprometida com a excelência na comercialização de veículos novos e usados, a Hayasa oferece serviços de alta qualidade técnica, profissionais treinados, aliado aos mais modernos equipamentos disponíveis no mercado, junto ao completo estoque de peças originais Honda. 

Serviço:

Niterói- Estrada Francisco da Cruz Nunes, 600 – Pendotiba – (21) 2616-9600

Petrópolis – Rua Coronel Veiga 1520 – Quintandinha – (24) 2249-9600

Rio das Ostras – Rua do Engenheiro s/nº Mar do Norte – Zen – (22) 3321-8600

Teresópolis – Av. Feliciano Sodré, 829 – Várzea – (21) 2008-0600