Segurança pública

Moradores do RJ acreditam em leis mais duras e penas mais longas como solução para segurança, revela pesquisa

Segurança pública

Em levantamento do IFec RJ, fluminenses apontam ainda outras soluções, como geração de empregos, combate à corrupção e mais.

Estudo do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ) revela que 18,4% dos fluminenses consideram que aprovar leis mais duras e penas mais longas a criminosos é a melhor solução para melhorar a segurança pública do estado. Já 12,6% dos entrevistados acreditam que a melhor seria aumentar as verbas para saúde e educação; e 11,6% combater a corrupção.

Quando convidado a escolher uma segunda melhor opção, a aprovação de leis mais duras e penas mais longas a criminosos também foi a mais citada entre os pesquisados (12,4%). A terceira melhor opção apontada foi gerar mais empregos para a população (14,6%).

Na lista, aparecem também soluções que envolvem a polícia. Por exemplo, 23,6% colocaram a melhoria das condições de trabalho dos policiais com novas viaturas, armas potentes e delegacias e postos policiais bem equipados como a primeira, segunda ou terceira melhor alternativa para resolver o problema da criminalidade. Além disso, 17,8% apontaram a integração entre as polícias estadual e federal como opção; enquanto 15,2% acreditam que seja colocar mais policiais na rua; e 14,6% optaram pelo melhor treinamento e qualificação dos policiais.

Outras opções que também são citadas pelos cidadãos são: implementar mais programas de primeiro emprego para jovens (28,2%); combater o tráfico de drogas (22,2%); e dar mais opções de lazer e atividades para as crianças de 7 a 14 anos fora do horário escolar (18,2%). Além disso, 90,6% da população se disse a favor de programas para crianças fora do período escolar.

Além disso, quando perguntados sobre soluções para o problema da violência, 61,8% dos entrevistados optaram pela resposta “a melhor solução para a criminalidade e a violência é prestar mais atenção sobre a condição de vida da população, porque sem moradia, saúde, educação e emprego, o jovem sempre vai ver o crime com uma das únicas opções para melhorar sua vida.”

Por outro lado, 32,8% responderam acreditar que o melhor é “uma política de segurança pública forte com policiais mais inteligentes e mais bem pagos, leis e punições mais severas e muito mais presídios de segurança máxima”.

As duas opções não agradaram a 3,4% dos entrevistados, que acreditam em outras soluções. E outros 2% optaram por não responder.

A pesquisa ouviu 500 cidadãos fluminenses, entre os dias 5 e 8 de agosto.

Sobre a Fecomércio RJ:

A Fecomércio RJ é formada por 59 sindicatos patronais fluminenses e tem como objetivo representar os interesses do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado. A Federação reúne em torno de 342 mil empresas, que correspondem por quase 2/3 da atividade econômica do estado do Rio de Janeiro, isso representa 71% dos estabelecimentos fluminenses, gerando 1,8 milhões de empregos formais, nada menos que 64% das vagas com carteira assinada. Além disso, a Fecomércio RJ administra, no estado do Rio, o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comércio (Senac).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Posts Relacionados

8 de março: Um dia para celebrar as conquistas e renovar o...

Rolar para cima