Nutrição no carnaval: como tratar ressaca e evitar diversos tipos de mal estar

Morango

Carnaval com alegria e saúde: Sesc dá dicas de como curtir a folia de maneira saudável

Alimentação e hidratação adequadas e receitas especiais garantem energia e também alívio para quem passou do ponto nas comemorações

A poucos dias da maior festa popular do Brasil, os quatro dias oficiais de Carnaval, a preocupação maior dos foliões é saber a programação dos blocos e os horários dos desfiles das escolas de samba. Mas a euforia muitas vezes dá lugar ao arrependimento quando a animação passa da dose. Para não cair na armadilha da má alimentação e ter de parar a brincadeira por causa de uma infecção intestinal, uma desidratação e até uma ressaca, algumas recomendações simples podem ajudar. De acordo com a nutricionista Soraia Alvino, da Gerência de Saúde do Sesc, é comum que, por causa do calor e dos longos períodos de exposição ao sol com esforço físico, as pessoas percam bastante líquido.

– Por conta disso, a regra básica é manter o corpo hidratado com sucos de frutas, água de coco ou água, pois além de estarmos ingerindo líquidos, estas opções mais saudáveis estarão suprindo a falta de minerais, perdidos com o suor. O ideal, por conta desse valor nutritivo importante, é dar preferência aos sucos no lugar dos refrigerantes – indica Soraia – No caso de ingestão de bebidas alcoólicas, é preciso intercalar com o consumo de água e beber com moderação.

Cuidados com a alimentação

Fazer uma refeição rápida é obrigação durante o baile, o bloco ou para quem está assistindo aos desfiles nas avenidas. Pode ser um lanche ou uma fruta. Como se está gastando energia, o certo é comer carboidratos. As barras de cereais são uma boa pedida, pois, além de práticas, são gostosas e possuem em sua composição carboidratos e fibras.

A nutricionista do Sesc também alerta para a importância na escolha dos ingredientes dos lanches:

– Quem for levar o próprio deve evitar os recheados de molhos, maioneses e frios, pois estragam muito rápido e exigem refrigeração constante. Se opção for comprar algo, passe longe também dos lanches produzidos por locais de procedência duvidosa, é preciso observar a higiene do local e a forma de armazenagem dos alimentos – alerta Soraia Alvino.

Principais recomendações para os dias de carnaval

– Beber muito líquido durante a festa;
– Comer a cada três horas;
– Ingerir pequenas porções em várias refeições diárias;
– Evitar carnes e lanches gordurosos;
– Não ficar sem comer para emagrecer;
– Leve barras de cereais;
– Não coma em lugares sem higiene adequada;
– Se for beber álcool, intercale água entre um gole e outro;
– Mantenha o estômago com algum alimento, mas não exagere.
– Durma bastante e evite emendar um dia no outro;
– Vista roupas confortáveis e, de preferência, produzidas com tecidos naturais como algodão que permitem a transpiração da pele.

Receitas para hidratar, dar energia e tratar excessos durante o carnaval

Suco energético (espinafre, melancia e guaraná em pó)

Benefícios: o espinafre é rico em ferro e a melancia mantém o corpo hidratado. Esse suco tem alto índice glicêmico que, aliado ao pó de guaraná, dá um pique instantâneo.

Ingredientes
· 1 fatia de melancia
· 2 col. (chá) de pó de guaraná
· espinafre
· 1/2 copo de água

Modo de preparo
Higienize bem o espinafre.

Liquidifique bem todos os ingredientes até obter uma mistura homogênea. Sirva em seguida. Rendimento: 2 porção de 200 ml com 100 kcal por porção

Suco refrescante (água de coco, couve, laranja e morango)

Benefícios: Os vegetais folhosos, como a couve, auxiliam no aumento da quantidade de fibras alimentares que, além de promover a saciedade, levam ao melhor funcionamento do intestino. O suco vai refrescar e contribuir para a proteção do organismo, além de possuir alto teor de vitamina C.

Ingredientes
– 2 copos (400 ml) de água de coco
– 2 folhas de couve
– Suco de 3 laranjas (200 ml)
– 2 xícaras (chá) de morangos

Modo de preparo
Coloque metade de água de coco (1 copo) em forminhas de gelo (aproximadamente 12 quadrados de gelo) e leve ao congelador, até que endureça (aproximadamente 1 hora). Enquanto isso, no liquidificador, coloque o suco de laranja, os morangos e as folhas de couve bem higienizadas e o restante da água de coco. Bata bem, até obter uma mistura homogênea. Sirva o suco com as pedras de gelo de água de coco. Rendimento: 4 porções de 200 ml, com 66 kcal por porção

Suco cura ressaca (abacaxi, água de coco e gengibre)

Abacaxi

Benefícios: o abacaxi combate o desconforto gástrico é rico em vitamina C e o gengibre minimiza o mal-estar geral. Já a água de coco, é considerada um hidratante natural, possui sódio e potássio que revigoram o organismo.

Ingredientes:

  • 4 rodelas grandes de abacaxi
  • 1 copo de água de coco
  • raspas de gengibre

Modo de preparo
Descasque o gengibre, higienize bem o abacaxi, pique com a casca e liquidifique bem todos os ingredientes até obter uma mistura homogênea. Coe e sirva em seguida. Rendimento: 2 porções de 200 ml, com 86 kcal por porção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Posts Relacionados

Peça infantojuvenil conta as aventuras de uma refugiada por diversas partes do...

Rolar para cima