E-book gratuito do Senac RJ ensina a prevenir acidentes domésticos durante a quarentena

Com hospitais sobrecarregados e risco de contágio, famílias devem ficar ainda mais atentas para garantir a segurança em casa. Publicação digital orienta sobre cuidados com as crianças, descarte correto de resíduos, práticas de higiene e traz dicas para a realização de pequenos reparos.

A quarentena imposta pela pandemia do Coronavirus, que mantém as famílias dentro de casa por mais tempo, lança luz à importância da prevenção de acidentes domésticos. Com os pais em home office e as crianças com muita energia para gastar, é fundamental garantir uma casa segura para evitar idas desnecessárias aos hospitais que, além de sobrecarregados, aumentam o risco de contaminação por Covid-19. Para auxiliar na segurança doméstica, o Senac RJ lançou o Guia Prático para a Segurança em Casa, e-book gratuito que aborda, ainda, os cuidados para a realização de pequenos reparos e manutenções e dá orientações para a manipulação e descarte correto de resíduos. A publicação está disponível para download no link https://bit.ly/PrevinaAcidentesDomesticos

“Para a elaboração deste e-book, tivemos um olhar sensível para os perigos que se escondem dentro de casa e para a questão da saúde do trabalhador. A publicação foi elaborada por uma equipe multidisciplinar que elencou temas como segurança infantil, atividades domésticas, pequenos reparos e descarte de resíduos, com atenção especial para a segurança dos trabalhadores de limpeza urbana e catadores, que continuam realizando suas atividades”, afirma o especialista em Segurança do Trabalho do Senac RJ, Gabriel Maciel.

Pais e mães sabem que crianças brincando em casa durante longos períodos de tempo são imprevisíveis e podem ser um convite a ocorrências inesperadas. Principalmente quando os pais, além de cuidarem dos filhos, também têm que desempenhar as funções domésticas e trabalhar em home office. Desde pequenas quedas até acidentes mais graves são possíveis de ser evitados com cuidados básicos. Por isso, neste período, além de manter um olho sempre atento nos pequenos, os responsáveis devem procurar eventuais “armadilhas”. É importante fiscalizar cada cômodo da casa com atenção para localizar e corrigir riscos potenciais, como restringir o acesso a janelas e piscinas, instalar protetores nas portas, quinas dos móveis e tomadas, impedir o acesso a remédios e produtos de limpeza.

Com as famílias passando todo o tempo dentro de casa, a quantidade de resíduos para descarte aumenta. Por isso, alguns cuidados são fundamentais para garantir a segurança tanto dos moradores quanto dos trabalhadores da limpeza urbana. A indicação é colocar o lixo para fora apenas nos dias de coleta. No caso do descarte de medicamentos vencidos e estragados, o ideal é aguardar até que as atividades das unidades de saúde estejam normalizadas, para realização do descarte responsável. No caso de haver alguém com diagnóstico confirmado de Covid-19 na residência, é fundamental que o resíduo gerado seja acondicionado em sacos duplos lacrados. Neste caso, mesmo o material reciclável deve ser descartado junto com o lixo comum.

O isolamento social também tornou inevitável que os próprios moradores realizarem reparos em suas residências. Como estão passando mais tempo em casa, é fácil identificar a necessidade de consertos e melhorias, mas não há possibilidade de contratação de um profissional especializado. Por isso, pedreiros amadores e eletricistas de ocasião devem ficar atentos. Ao subir em escadas, por exemplo, é importante verificar se elas estão abertas completamente e se têm antiderrapante. Jamais se deve subir em cadeiras e bancos ou mesmo colocar a escada em cima da mesa para alcançar lugares mais altos.

Confira 10 dicas menos conhecidas para segurança doméstica:

– Bastam 2,5 cm de água para uma criança se afogar. Evite acesso das crianças a vasos sanitários, baldes e banheiras e atente-se, principalmente, para piscinas sem proteção.

– Não reaproveite embalagens de alimentos para acondicionar produtos de limpeza, como vasilhas de sorvete, sucos e refrigerantes.

– Não deixe carregadores nas tomadas sem que estejam ligados aos respectivos aparelhos. Crianças e animais domésticos podem levar o fio energizado à boca e ter queimaduras elétricas graves.

– Cuidado com vários equipamentos eletrônicos em uma única extensão, o que pode sobrecarregar a rede elétrica. Se possível utilize filtro de linha. Atente-se também para fios espalhados, que podem causar quedas.

– Atenção aos brinquedos! Peças pequenas, pouco resistentes a quebra e com arestas podem ser engolidas. Lembre-se que o brinquedo do filho mais velho pode trazer risco para o caçula.

– Para limpar o filtro do ar condicionado, não é necessário usar produtos de limpeza. Basta usar luvas para proteger as mãos e utilizar água corrente. No aparelho, pode ser usado detergente neutro nas partes plásticas. Aguarde os filtros estarem secos para recolocá-los no aparelho.

– Se ainda houver coleta seletiva de lixo na sua região, lave e armazene os descartes por uma semana antes de entregá-los às cooperativas, para minimizar o risco de contágio desses profissionais.

– Em caso de resíduos de pessoas com diagnóstico de Covid-19, não envie para reciclagem. Descarte tudo em sacos duplos lacrados.

– Hábitos de limpeza devem ser reforçados, mas detergente e álcool são suficientes. Produtos que se dizem antibacterianos não são efetivos já que o Covid-19 é causado por um vírus.

– Ao limpar os produtos que chegaram do mercado, lembre-se de higienizar também as bancadas e superfícies com que eles tiveram contato. Não se esqueça de higienizar celulares, corrimãos, portas e puxadores de armários, bancadas, maçanetas, portas e puxadores de geladeira, botões de máquinas de lavar e fogões.

Senac RJ

O Senac RJ atua há 74 anos na profissionalização de mão de obra para o setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo no Estado do Rio de Janeiro. A instituição de ensino investe fortemente em inclusão social por meio de capacitação para o mercado de trabalho e é reconhecida como referência na oferta de cursos profissionalizantes.

Deixe seu comentário. Participe!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: