Altay Veloso

Altay Veloso é o homenageado do projeto Palavra Líquida, no Sesc São Gonçalo

SÃO GONÇALO/RJ – O cantor, compositor, dramaturgo e escritor gonçalense Altay Veloso é o homenageado do Palavra Líquida, evento literário do Sesc RJ que discute temas relacionados às letras a partir do diálogo com as demais linguagens artísticas. Em sua sétima edição, que acontece de 14 a 21 de setembro no Sesc São Gonçalo, o evento terá, entre outras atividades, shows musicais, apresentações teatrais e de dança, exposição, contações de história, oficinas e debates sobre a vida e a obra do artista e também sobre a ancestralidade negra, tema recorrente nas suas obras.

Um dos destaques da programação é a exposição “Pontos Cruzados: A intersecção da arte contemporânea e a obra de Altay Veloso”, que abre para visitação no dia 14/9. A mostra vai investigar o trabalho do homenageado a partir das obras de outros 10 artistas visuais. Altay Veloso e sua obra serão a espinha dorsal da exposição, que contará com palavras, imagens, objetos, sons e referências da sua produção para costurar o diálogo entre as obras expostas. A curadoria é de Carla Santana.

O homenageado também conduz atividades da programação. No dia 16, às 17h, Altay Veloso participa, ao lado da filha Bárbara Velloso, de uma mesa sobre suas trajetórias de vida. Na ocasião, o artista também lança o livro “Lábios de Cuba Libre”. No mesmo dia, às 19h, Altay sobe ao palco para o show Alabê de Jerusalém.

Outro destaque da programação é a mesa Lei 10.639/03: Balanços e Perspectivas, no dia 15, às 15h. A lei tornou obrigatória a inclusão da história e cultura afro-brasileira na grade curricular do ensino fundamental e médio. Participam do debate estudiosos de reconhecido saber sobre temas ligados à educação e cultura afro-brasileira: Renato Noguera, coordenador do Grupo de Pesquisa Afroperspectivas, Saberes e Infâncias (Afrosin), da UFRRJ; e Iya Paula de Odé, pesquisadora do Programa de Pós-Graduação Africanias (UFRJ). A mediação é de Pâmela Carvalho, coordenadora do eixo “Arte, Cultura, Memórias e Identidades” na Redes de Desenvolvimento da Maré. A programação completa está disponível em www.sescrio.org.br.

Saiba mais sobre Altay Veloso

Aos 71 anos, mais de 50 deles dedicados às artes e à cultura, Altay é um apaixonado pela cultura negra. Filho de jongueiro e neto de sanfoneiro, estudou acordeão e violão e iniciou a carreira musical aos 17 anos. Começou tocando em bares de São Gonçalo e, depois, do Rio de Janeiro, até entrar para a banda da cantora Wanderleia. São quase 500 músicas gravadas por nomes como Nana Caymmi, Roberto Carlos, Emílio Santiago, Wando, Fagner, Alcione, Elymar Santos e Jorge Aragão, entre outros. Em visita do líder sul-africano Nelson Mandela ao Brasil, cantou com Alcione sua música Sinfonia da Paz, feita para Mandela.

Entre suas criações, talvez a mais importante e icônica seja o “Alabê”, esse personagem/persona que nasce no livro “Ogundana – O Alabê de Jerusalém”, publicado em 2004. A obra foi matéria-prima para a criação da ópera Alabê de Jerusalém, encenada no Theatro Municipal do Rio de Janeiro em 2005, além de longa temporada no Canecão e outros palcos. O Alabê também virou espetáculo cênico, um monólogo encenado pelo próprio Altay Veloso, além de concerto musical. Com canções eternizadas nas vozes de Roberto Carlos, Alcione, Leny Andrade e Jorge Vercillo, Altay é também um escritor e dramaturgo de grande importância. Seu trabalho como compositor de samba-enredo se faz presente nas escolas Viradouro, Porto da Pedra e Mocidade Independente de Padre Miguel.

SERVIÇO

Palavra Líquida 2022

De 14 a 21 de setembro de 2022

Sesc São Gonçalo: Avenida Pres. Kennedy, 755

Entrada franca

Algumas atividades estão sujeitas a inscrições prévias

Programação e mais informações em www.sescrio.org.br

PROGRAMAÇÃO

ABERTURA DO PALAVRA LÍQUIDA: “ALTAY VELOSO, UM ALABÊ”
Conferência com Miriam Alves: “As paralelas do existir – a força das palavras”

Exibição do documentário “Altay Veloso – Alabê de mim mesmo”

Data: 14/09/2022

Horário: 18h

Local: Sesc São Gonçalo (Teatro) | Entrada gratuita | Livre


EXPOSIÇÃO: Pontos Cruzados: A intersecção da arte contemporânea e a obra de Altay Veloso

Data: 14/09/2022 a 27/11/2022 (terça a domingo)

Horário: 9h às 18h

Local: Galeria – Sesc São Gonçalo

Entrada gratuita | Livre


FEIRA COM EMPREENDEDORAS DE SG + ESCRITORES/LIVRARIAS/EDITORAS

Data: 14 a 18/09/2022 (quarta a domingo)

Horário: 10h às 17h

Local: Sesc São Gonçalo

Entrada gratuita | Livre


OFICINA AFRICANTIGAS

com Fábio Simões

Data: 14/09/2022 (sábado)

Horário: 10h

Local: Sesc São Gonçalo (Redondo) | Entrada gratuita | Livre


CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: A MENINA AKILI

com Verônica Bonfim

Sinopse: Contação baseada no livro A Menina Akili e Seu Tambor Falante, lançado em 2016 e que retrata a relação de amizade entre a pequena Akili e seu tambor, Alafiá. Eles vivem na aldeia africana Adimó, localizada no Reino Íretí. Um dia, Akili passa por uma experiência assustadora e, com medo das ameaças ao seu povo e às suas tradições histórias, resolve lutar pela preservação da sua identidade com a ajuda do amigo ancestral.

Data: 14/09/2022 (quarta-feira)

Horário: 15h

Local: Sesc São Gonçalo (Teatro) | Entrada gratuita | Livre | Retirada de ingresso na Unidade


MEDIAÇÃO LITERÁRIA “NEGRAS PALAVRAS”

com Anamô Soares

Data: 17/09 a 21/09 (sábado a quarta-feira)

Horário: 10h às 12h e 14h às 17h

Local: Sesc São Gonçalo| Entrada gratuita | Livre

Sinopse: Quantas vozes tecem nossa ancestralidade? Diferentes livros de autoras e autores negros e negras estarão disponíveis ao público – a cada encontro Anamô Soares lança mão de recursos como contação de histórias, leitura compartilhada e música nesta mediação de leitura que busca dar visibilidade às vozes afro diaspóricas.


OFICINA DE LAMBE-LAMBE

Data: 20 e 21/09 (quarta e sábado)

Horário: 10h e 14h

Local: Sesc São Gonçalo | Entrada gratuita | Livre


MESA – LEI 10.639/03: BALANÇOS E PERSPECTIVAS

com Renato Nogueira, Iya Paula de Odé e Pâmela Carvalho (Mediadora)

Sinopse: Reflexão sobre as políticas de reconhecimento da diversidade étnico-racial, com destaque para a Lei 10.639/03, que torna obrigatório o ensino de História e Cultura afro-brasileira e indígena na Educação Básica.

Data: 15/09 (quinta)

Horário: 15h

Local: Sesc São Gonçalo (Teatro) | Entrada gratuita | Livre


MESA LÁBIOS DE CUBA LIBRE: TRAJETÓRIA DE PAI E FILHA COM ALTAY VELOSO E BÁRBARA VELLOSO

Sinopse: Debate sobre a trajetória de pai e filha, acompanhado de lançamento do livro Lábios de Cuba Libre, de Altay Veloso.

Data: 16/09/2022 (sexta-feira)

Horário: 17h

Local: Biblioteca – Sesc São Gonçalo | Entrada gratuita | Livre


SARAU CORUJÃO DA POESIA

Sinopse: Edição especial do consagrado sarau poético Corujão da Poesia, um dos mais tradicionais do Rio de Janeiro. Criado por João Luiz de Souza, mais conhecido como João do Corujão, o sarau nasceu em São Gonçalo no ano de 2004, posteriormente expandindo-se para Niterói, Rio, além de realizações em outros estados. Para esta edição, João dialoga com o tema do Palavra Líquida ao homenagear Altay Veloso, mas também promete muita poesia vinda de todos os cantos da cidade.

Data: 21/09 (quarta-feira)

Horário: 19h

Local: Sesc São Gonçalo (Redondo) | Entrada gratuita | Livre


CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS KEKERE INFÂNCIAS

Sinopse: Seguindo um fio, Kekere se conecta com o ontem, com o hoje e com o que há de vir. Fiando histórias vindas do oco de um tronco, alçamos saberes ancestrais que retumbam no couro do tambor e na voz de quem conta. Os artistas Raphael Pippa, Anderson Barreto, Flávia Lopes e Carlos Carvalho compartilham sonoridades afro- brasileiras e narrativas de orixás da cultura iorubana, fazendo deste espetáculo uma grande celebração.

Data: 15 e 16/09/2022 (quarta e quinta-feira)

Horário: 10h às 11h e 14h às 15h

Local: Sesc São Gonçalo (Redondo) | Entrada gratuita | Livre


CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS “RECANTO DAS HISTÓRIAS”

com Cia Trilhos

Sinopse: Lugar distante, afastado, onde as histórias estão escondidas e os desejos se mostram, e a sua criança surge. Recanto, onde você preserva as memórias da infância e suas aventuras, revelando o secreto e belíssimo interior. Recontando no seu íntimo toda a sua existência nessa terra. Buscando a sua própria identidade. Vasculhando e escarafunchando o que há de mais valioso na memória afetiva de uma família. É um espetáculo inspirado em quatro contos de amor, que retratam a diversidade nas relações amorosas. Iremos falar da importância de se ter uma família, avós, tios, tias, amigos, cachorro, gato, mãe, pai, companheiro, companheira ou independente da formação. Esse projeto busca, através da oralidade e musicalização, a inclusão e acessibilidade no que tange o trabalho artístico pedagógico.

Data: 20 e 21/09/2022 (terça e quarta-feira)

Horário: 10h

Local: Sesc São Gonçalo (Redondo) | Entrada gratuita | Livre


CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS “PALAVRAS DOS NOSSOS AVÓS”

com Bianca Barbosa

Sinopse: Meus avós contavam histórias. Histórias narradas por seus bisavós, palavras sopradas pelo vento, palavras que vieram de diversos países do continente africano. Palavras que hoje fazem parte do meu, do seu, do nosso imaginário. Essa sessão de histórias são palavras dos nossos avós que agora reconto para vocês.

Data: 21/09/2022 (quarta-feira)

Horário: 14h

Local: Sesc São Gonçalo (Redondo) | Entrada gratuita | Livre


PERCURSOS ESTÉTICOS ÁFRICA-BRASIL

Sinopse: Série de apresentações artísticas de dança, seguida de bate papo sobre as raízes da dança afro e suas ramificações nas expressões corporais brasileiras. Artistas participantes: Monica Aduni, Ianê Germano e o casal de Mestre Sala e Porta Bandeira Rodrigo França e Laryssa Victória. Mediação: Helissa Domingues.

Data: 16/09/2022 (sexta)

Horário: 19h

Local: Teatro – Sesc São Gonçalo | Entrada gratuita | Livre | Retirada de ingresso na Unidade


OFICINA DE DEDOCHE

Sinopse: A artista Mitat Marques traz a oficina de confecção de dedoches recheada de muitas histórias.

Data: 17 e 18/09/2022 (sábado e domingo)

Horário: 10h às 12h e 14h às 17h

Local: Sesc São Gonçalo (Redondo) | Entrada gratuita | Livre


MESA: CARNAVAL – PERSPECTIVA AFRODIASPÓRICA

com Helena Theodoro e Nathalia Grilo (Mediadora)

Data: 17/09/2022 (sábado)

Horário: 17h

Local: Biblioteca – Sesc São Gonçalo | Entrada gratuita | Livre | Retirada de ingresso na Unidade


SHOW: ALABÊ DE JERUSALÉM

Data: 17/09/2022 (sábado)

Horário: 19h

Local: Sesc São Gonçalo (Teatro) | Entrada gratuita | 12 anos | Retirada de ingresso na Unidade


ESPETÁCULO: NUANG – CAMINHOS DA LIBERDADE

Sinopse: Tendo passado pelo 16º FESTECA, Festival Internacional de Teatro do Cazenga, em Luanda, Angola, e circulado pelos teatros do Rio de Janeiro, NUANG traz uma narrativa de autonomia e de fortalecimento das memórias ancestrais. A obra é uma transcriação cênica a partir do livro homônimo de Janine Rodrigues, que participa com uma conversa sobre Literatura e Artes Cênicas, neste dia 13 de agosto, após a apresentação do espetáculo. O trabalho é construído a partir da estética africana e afro-brasileira das máscaras, narratividade, musicalidade e ambiência sonora, contando a história de Nuang, uma menina que nasce no Reino de Uthando, conectada aos valores do seu povo. A jornada de Nuang nos leva a fabular sobre a criação dos primeiros quilombos no Brasil, e o encontro com os povos indígenas. Após espetáculo acontecerá bate papo com a autora do livro homônimo: Janine Rodrigues

Data: 18/09/2022 (domingo)

Horário: 11h

Local: Sesc São Gonçalo (Teatro) | Entrada gratuita | Livre | Retirada de ingresso na Unidade


MESA: AUTORES CONTEMPORÂNEOS DE SÃO GONÇALO

com Ruan, Alberto Rodrigues, Ricardo Goulart e Paula Tanga (Mediadora)

Data: 18/09/2022 (domingo)

Horário: 14h

Local: Biblioteca – Sesc São Gonçalo | Entrada gratuita | Livre | Retirada de ingresso na Unidade


MESA: CORPOREIDADE POÉTICA NEGRA

com Mirian Alves e Heleine Fernandes

Data: 21/09/2022 (quarta-feira)

Horário: 17h

Local: Biblioteca – Sesc São Gonçalo| Entrada gratuita | Livre | Retirada de ingresso na Unidade


FAROL DAS ESTRELAS: CELEBRANDO A MÚSICA E POESIA DE ALTAY VELOSO

Sinopse: Fechando a semana do Palavra Líquida, o maestro Iris Nascimento e sua banda convidam artistas de destaque do território de São Gonçalo para celebrar a obra de Altay Veloso, em repertório composto por composições célebres do homenageado. O espetáculo conta, ainda, com intervenções poéticas da Albatroz Cia de Teatro. Artistas Convidados: Emerson Rodrigues, Ella Fernandes, Tais Feijão, Luiz Ricardo, Fred Tavares, Helena Kimer

Data: 18/09/2022 (domingo)

Horário: 18h

Local: Sesc São Gonçalo (Teatro) | Entrada gratuita | Livre | Retirada de ingresso na Unidade

Receba nossas novidades em primeira mão!

Deixe seu comentário. Participe!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

%d blogueiros gostam disto: