Espetáculo infantil mistura Shakespeare com cultura popular brasileira

Crédito: Guga Melgar

Crédito: Guga Melgar

Dirigido por Lucio Mauro Filho e Duda Maia, vencedores do prêmio Zilka Sallaberry 2013, ‘Uma peça como eu gosto’ tem apresentação gratuita no Sesc Niterói

Uma companhia de teatro mambembe percorre o Brasil encenando espetáculos de William Shakespeare com bonecos e música ao vivo. Esta é a história de “Uma peça como eu gosto”, dirigida por Lucio Mauro Filho e Duda Maia, que terá única apresentação nesta sábado (5/4), às 16h, no Teatro Sesc Niterói. Com texto de Marcelo Morato e elenco que traz os atores Viviane Netto, Laura Telles e Leonardo Miranda, a peça apresenta clássicos do dramaturgo, como “Hamlet”, “Romeu e Julieta” e “A tempestade”, de forma mais compreensível para o público infantil. A montagem venceu o prêmio Zilka Sallaberry 2013 de Melhor Direção.

A história lança um olhar diferente sobre as três tramas do escrito inglês: “Hamlet” se passa numa festa junina no interior, os personagens de “Romeu e Julieta” são de famílias de pizzaiolos descendentes de imigrantes italianos e a ação de “A Tempestade” acontece em meio a elementos que remetem à Floresta Amazônica, fazendo referência à ilha que serve de refúgio para a família aristocrática que protagoniza a trama. “Nossa preocupação foi não infantilizar as histórias, e sim criar uma atmosfera lúdica, tratando as questões que, muitas vezes, são trágicas de forma leve, com humor, num tom de brincadeira”, explica a diretora Duda Maia.

O espetáculo utiliza recursos como um cenário que se transforma em vários ambientes, bonecos, música e contação de histórias. Com uma trilha original composta por 12 canções, os três atores cantam e tocam ao vivo diversos instrumentos, como acordeon, triângulo, zabumba, pandeiro, entre outros. Para Marcelo Morato, autor do texto, as personagens vivenciam diretamente as experiências e emoções de cada história contada. “Eles têm conflitos internos que refletem os mesmos problemas encontrados nas peças que a companhia encena”, afirma.

Crédito: Guga Melgar

Crédito: Guga Melgar

 

Ficha técnica

Elenco: Laura Telles, Viviane Netto e Leonardo Miranda

Texto: Marcelo Morato

Direção: Lucio Mauro Filho e Duda Maia

Cenário e objetos de cena: Denis Netto

Bonecos: Clívia Cohen

Figurinos e adereços: Mauro Leite

Iluminação: Renato Machado

Direção musical e músicas originais: Leonardo Miranda e Leandro Muniz

Serviço

Espetáculo infantil “Uma peça como eu gosto”

5/4/2014, 16h

Sesc Niterói: Rua Padre Anchieta, 56, Centro. Tel.: (21) 2719-9119

Grátis (os ingressos devem ser retirados na bilheteria até 1 hora antes do espetáculo)

Classificação etária: Livre

Duração: 60 minutos.

 

Deixe seu comentário. Participe!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: