CAPA GASTRONOMIA RJ

História da gastronomia do Rio de Janeiro

Editora Senac Rio lança Gastronomia do Rio de Janeiro: um pouco de história, trajetórias e saberes

A obra de Cezar Marques apresenta as influências históricas formadoras da gastronomia fluminense e revela a trajetória dos bares, botecos e restaurantes mais prestigiados da região.

Passear pelo Rio de Janeiro e descobrir os segredos escondidos em cada sabor, conhecer a história e a trajetória dos bares, botecos e restaurantes mais famosos do estado. Essa é a proposta de Cezar Marques em Gastronomia do Rio de Janeiro: um pouco de história, trajetórias e saberes, que será lançado pela Editora Senac Rio no dia 4 de julho, às 19h, no Restaurante Família Paludo – Av. Quintino Bocaiúva, 247 – São Francisco – Niterói.  

Em 11 capítulos, o autor compartilha aprendizagens e convivências sobre a gastronomia fluminense. Ele inicia com as influências históricas que contribuíram para a formação de uma gastronomia tipicamente brasileira, passa pelo empreendedorismo português e pela chegada de chefs internacionais, revela características culinárias de botecos e favelas do Rio, e finaliza com receitas icônicas que se tornaram parte da história do Rio de Janeiro.   

Sobre o autor  

Cezar Marques é jornalista, publicitário, pós-graduado em Docência Superior, com mestrado em História, Política, Bens Culturais e Projetos Sociais pelo Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC), na Fundação Getulio Vargas. É professor universitário, sócio-diretor da C Comunicação, agência especializada em comunicação integrada, e assessor de comunicação da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) – Regional Leste Fluminense do Rio de Janeiro.   

No setor de bares e restaurantes, atuou como consultor de comunicação em diversos empreendimentos, desenvolvendo atividades de assessoria de imprensa, gestão para prevenção de crises, treinamento de equipes, marketing digital e elaborando projetos de identidade visual. No segmento de eventos, criou, planejou e executou projetos gastronômicos.    

Editora Senac Rio   

A Editora Senac Rio, desde sua fundação, em 2000, publica obras que contribuem para o desenvolvimento de competências no mundo do trabalho. Com base na identificação de desafios e necessidades do mercado, busca sempre a excelência em conteúdos que promovam o aperfeiçoamento de aptidões gerenciais e técnicas de pessoas físicas e jurídicas, a fim de torná-las mais competitivas.   

Ficha técnica 

Título: Gastronomia do Rio de Janeiro: um pouco de história, trajetórias e saberes  

Autor: Cezar Marques  

Editora: Editora Senac Rio   

Páginas: 224  

Preço: R$ 79,90  

ISBN: 978-85-7756-484-2  

PARA IMAGEM AM ALTA RESOLUÇÃO, CLIQUE AQUI.

Serviço: 

Lançamento do livro 

Data: terça-feira, dia 4 de julho 

Horário: às 19h 

Local: Restaurante Família Paludo – Av. Quintino Bocaiúva, 247 – São Francisco – Niterói 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Posts Relacionados

Funcionamento durante o feriado de Corpus Christi: horário da Rede Supermarket varia de acordo...

Rolar para cima