Postado em 06 de setembro de 2017, por Guia SG

Niterói, Notícias

Dr_Isaac_endocrinologista

Endocrinologista tira dúvidas sobre Transgênero

Com o sucesso da novela da TV Globo, A Força do Querer, e a descoberta da personagem Ivana (Carol Duarte), o termo transgênero ganhou espaço e conhecimento do público que acabou gerando mais exposição e aceitação, assim como também gerou dúvidas. Procuramos o endocrinologista e membro da Sociedade de Endocrinologia e Metabolismo (SBEM), Doutor Isaac Benchimol, para ele tirar algumas dúvidas a respeito do tema. 

Como o corpo reage a uma descoberta dessas?

Doutor Isaac – Nós temos vários tipos de origem do gênero. Sendo eles de forma genética (xx ou xy); fenótipo (aparência): masculino ou feminino; gonádico (testículo ou ovário) e por último o cerebral (hipotálamo/hipófise) que é o que dá origem ao transgênero, pois a pessoa não aceita o gênero que está sendo criado. Ele quer trocar o sexo aparente para o sexo cerebral. Muito diferente dos homossexuais, que não querem trocar de sexo. Isso exige uma grande avaliação psicológica.

Como modificar o corpo com o cuidado necessário?

Doutor Isaac – Para os meninos, utilizamos hormônios femininos, depois colocamos as próteses de mamas e por fim fazemos cirurgicamente uma genitália feminina. Já para as meninas, é o inverso. Utilizamos os hormônios masculinos, fazemos a retirada das mamas. Ressalto aqui, que tudo isso, é feito acompanhados de psicólogos.

Como esse tratamento é feito? Qual a duração?

Doutor Isaac – Existe uma dose inicial para a transformação. O tratamento medicamentoso é para o resto da vida, lembrando que é uma dose de manutenção. 

**Quer tirar mais dúvidas com Doutor Isaac Benchimol? Você pode encontrá-lo no seguinte endereço: Avenida.N.Sra de Copacabana (RJ), 680/301.
Agenda já a sua consulta (21) 2235-3396
E-mail:
isaacbenchimol@globo.com