O ENEM E A ANSIEDADE

O ENEM E A ANSIEDADE

O ENEM E A ANSIEDADE

Bem que este título poderia se referir a temida prova de redação do Exame Nacional de Ensino Médio, não é o caso! Mas, se refere a algo tão importante quanto.

As vésperas do Enem e de diversos outros vestibulares, milhões de jovens em todo o Brasil vivem verdadeiros dias de angústia e ansiedade antes das provas, pois depois de meses e até anos de estudos finalmente o seu destino e suas habilidades estarão literalmente à prova. E, este período que antecede a realização dos exames, faz com que esses jovens demonstrem um aumento significativo de ansiedade, podendo em alguns casos transformarem-se em verdadeiro pânico ou desenvolvimento da testofobia (principalmente para aqueles que já tiveram resultados negativos em outros exames) que é o medo excessivo de se fazer provas, exames, testes e concursos.

Nesses casos, a ansiedade é gerada pelo excesso de pensamentos e preocupações, que podem levar a sintomas físicos como: medo, tremores, respiração acelerada, batimentos cardíacos acima da média, tontura, sudorese, entre outros sintomas. Podendo inclusive nos casos de maior gravidade levar o jovem a cometer suicídio.

Nem sempre os sintomas de ansiedade são facilmente detectados pelo próprio candidato ou por seus amigos e familiares, passando quase despercebidos em seus estados iniciais, que na menor das hipóteses ocasionam o famoso “deu branco” na hora da prova, jogando por terra todo esse período de preparação árdua.

Para equilibrar o emocional e psicológico muitos candidatos recorrem ao auxílio de técnicas e terapias visando otimizar o seu desempenho e escapar das armadilhas da ansiedade.

Para os que não puderam durante os meses que antecedem o exame recorrer a tratamentos terapêuticos como a hipnoterapia, psicanálise, meditação mindfulness, e programação neurolinguística, ainda dá tempo de praticar algumas técnicas que poderão ser úteis na hora da prova como:

– Ao acordar pela manhã no dia da prova, visualizar-se sentando e fazendo a prova com tranquilidade e resolvendo todas as questões (essa técnica de visualização é muito eficiente e utilizada por atletas de alta performance) quanto mais real for a visualização mais eficiente será a técnica;

– Antes de entrar no local da prova, relembre um importante e feliz momento de sua vida, alguma grande realização que lhe trouxe muita satisfação, traga todas as sensações e emoções deste momento para o aqui e agora, feche o punho e sinta essa emoção aumentando, usufrua de tudo de bom que ela trás, entre no local da prova com esse espírito;

– Alguns minutos antes de iniciar a prova, fazer uma breve meditação para serenar o turbilhão de pensamentos, fechando os olhos, prestando atenção em seu corpo, em sua respiração e nos sons a sua volta, sem pensar em nada, se algum pensamento surgir deixe que vá embora e volte a atenção plena;

– Durante a prova sempre que ficar nervoso, voltar a meditação anterior, feche o punho e relembre aquela sensação boa que sentiu ao entrar neste local.

Essas simples técnicas servirão para serenar ou eliminar os efeitos físicos e psicológicos causados pela ansiedade, deixando os candidatos mais calmos e em condições de se concentrar na prova e se recordar de tudo aquilo que vem estudando até agora.

                                                                  Prof. José Ricardo Bandeira

                                                                Psicanalista e Hipnoterapeuta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Posts Relacionados

8 de março: Um dia para celebrar as conquistas e renovar o...

Rolar para cima