ONG Mulheres da Parada

ONG Mulheres da Parada cria curso de confeitaria e empreendedorismo em São Gonçalo

O Donas da Parada já conta com 20 alunas e tem como objetivo gerar trabalho e renda para mulheres da região

ONG Mulheres da Parada iniciou, em fevereiro deste ano, aulas do curso profissionalizante Donas da Parada, focado em confeitaria e empreendedorismo e com o objetivo de gerar trabalho e renda para as mulheres da região. A iniciativa tem apoio da Ingredion, líder global em soluções de ingredientes para a indústria e que possui uma planta em São Gonçalo. O projeto também conta com a parceria do Sesc para o módulo de empreendedorismo.

“O Donas da Parada surgiu como uma oportunidade para colocarmos em prática um princípio fundamental da Ingredion: de gerar impacto positivo e contribuir para o desenvolvimento social e econômico das comunidades onde operamos,” explica a Gerente Sênior de Sustentabilidade da Ingredion para América do Sul, Viviane Pereira. “Nós trabalhamos muito próximos à indústria de alimentos, oferecendo soluções inovadoras para grandes companhias do setor. Nada mais natural do que uma parceria para ajudar mulheres em situação de vulnerabilidade social a se profissionalizarem nessa área, criando oportunidades para geração de trabalho e renda.”

O curso, que conta com 21 alunas, dura quatro meses e tem carga horária de 114 horas, divididas em quatro módulos: Confeitaria, Empreendedorismo, Desenvolvimento
Pessoal e Mentoria. As aulas se dividem entre teóricas e práticas, com apoio completo para que as mulheres tenham acesso aos materiais necessários para o aprendizado. Ao final do curso, elas passam por uma prova e recebem um certificado de participação.

“Ter a Ingredion como parceira nos possibilita ampliar o nosso impacto social positivo nos territórios mais vulneráveis de São Gonçalo. Nossa expectativa é que essa cooperação se fortaleça e cresça ainda mais”, comemora Letícia da Hora, Fundadora e Diretora Geral da ONG Mulheres da Parada. A Associação Mulheres das Parada é uma OSC (Organização da Sociedade Civil), criada em março de 2020 com o objetivo de apoiar famílias da Comunidade Parada São Jorge que se encontram em situação de vulnerabilidade e insegurança alimentar.

“Somos uma rede de mulheres potentes de diversas regiões de São Gonçalo. Com o desejo incansável de tornar o mundo menos desigual e mais justo, nós criamos programas de insegurança alimentar, inclusão produtiva, sustentabilidade ambiental e educação,” explica Letícia.

“Tive a oportunidade de acompanhar de perto a implementação deste projeto e as mulheres que estão sendo impactadas por ele. Elas são, em sua maioria, pessoas jovens, cuja renda familiar é de até um salário mínimo. Cursos como o Donas da Parada têm um poder transformador muito potente neste público: com a capacitação, elas não apenas adquirem mais confiança e independência, como, também, conseguem ampliar os recursos disponíveis para suas famílias, criando mais oportunidades para todos,” conta Elise Campanini, Gerente de Planta da Fábrica de Alcântara (RJ) da Ingredion.

“Em 2020, anunciamos uma estratégia global chamada All Life, que prevê esforços até 2030 para a preservação e melhoria das condições de vida de colaboradores, clientes, fornecedores, comunidades e do meio ambiente. O Donas da Parada é mais um passo em direção a esse objetivo e esperamos continuar expandindo e criando novas parcerias como esta”, conclui Pereira.

A última etapa do projeto consiste em um módulo de mentoria, que acontece de junho a dezembro e contará com a participação da liderança feminina da Ingredion. Após isso, a expectativa da empresa é dar início a outro grupo de mulheres. Informações sobre como se inscrever em novas turmas do curso serão divulgadas em uma data próxima ao início das aulas.

Sobre a Ingredion

A Ingredion Incorporated, sediada em Chicago, é a fornecedora líder mundial de mercado de soluções para ingredientes, com clientes em mais de 120 países e vendas anuais de quase US$ 6 bilhões. A empresa converte grãos, frutas, vegetais e outros derivados em ingredientes de valor agregado e soluções de biomateriais para alimentos, bebidas, papel e corrugados, fabricados e outras indústrias. Possui centros de inovação, o INGREDION IDEA LABS®️, em todo o mundo e mais de 11.000 funcionários. A empresa desenvolve soluções de ingredientes para atender às novas necessidades dos consumidores, tornando os biscoitos mais crocantes, os iogurtes mais cremosos, os doces mais saborosos, o papel mais resistente e adicionando fibras às barras nutricionais. Para mais informações, acesse: https://www.ingredion.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Posts Relacionados

Funcionamento durante os feriados de Tiradentes e São Jorge varia de acordo com cada...

Rolar para cima